A Marcopolo aproveitou a COP30 para apresentar um protótipo inédito de ônibus urbano híbrido elétrico/etanol. O modelo apresentado é um conceito que combina propulsão elétrica com um motor movido a etanol, similar ao do Volare Attack 9 Híbrido apresentado na Lat.Bus 2024.
A proposta garante maior autonomia e elimina a dependência de infraestrutura de recarga — um dos principais gargalos da eletrificação plena no transporte público — já que o abastecimento é feito exclusivamente com etanol.
- Leia também:
- Revista Frota News Edição 52 – Especial transporte de Passageiros
- Toyota Hiace: a nova van como investimento estratégico para empreendedores
A solução é classificada como Carbono Net Zero: o CO₂ emitido é compensado pelo ciclo de cultivo da cana-de-açúcar ou outras matérias-primas utilizadas na produção do biocombustível, como milho, sorgo ou trigo. Segundo a empresa, a tecnologia é escalável para municípios de todos os portes e pode ser implementada quase imediatamente por operadores de transporte.

“Mobilidade sustentável é mais do que tecnologia. Envolve qualidade de vida, eficiência dos sistemas de transporte e inclusão social. É uma jornada coletiva que exige colaboração entre governos, empresas e sociedade”, destaca André Armaganijan, CEO da Marcopolo.
Biometano e gás natural também ganham espaço
No mesmo evento, a Marcopolo exibiu o micro-ônibus Volare Fly 10 GV, movido a biometano e gás natural. A apresentação ocorreu durante o encontro “O Papel do Gás Natural e do Biometano na Transição Energética”, promovido pelo Consórcio Brasil Verde.
Com até 84% de redução das emissões de gases de efeito estufa, o veículo é resultado de quatro anos de desenvolvimento e com o motor FPT N60 CNG. O modelo é equipado com três cilindros capazes de armazenar 360 litros, garantindo autonomia de até 450 km, dependendo da aplicação. Além disso, incorpora tecnologias de segurança e conforto, como controle de tração e estabilidade e bloqueio do veículo com a porta aberta.
Acompanhe notícias selecionadas que importam para o setor de transporte de carga e logística:
Acompanhe nossas redes sociais: LinkedIn, Instagram e Facebook
Inscreva-se no canal do Videocast FrotaCast


