A General Motors voltará a operar com força total na fábrica de Gravataí (RS) a partir do dia 22 de julho, com a retomada da produção do novo Onix e do Onix Plus. O anúncio foi feito por Santiago Chamorro, presidente da GM América do Sul, que confirmou o fim do layoff e a volta das atividades em dois turnos.
“Estamos começando a produção em Gravataí dos novos Onix e Onix Plus. O layoff termina dia 22 e a partir daí vamos trabalhar em dois turnos”, disse Chamorro, durante evento de lançamento dos novos modelos.
Leia também:
Governo zera IPI de carros eficientes. Conheça os modelos
Colli Bike reforça logística com implementos da Noma do Brasil
Apesar da aposta no sucesso comercial do hatch, que liderou o mercado brasileiro entre 2015 e 2020, o executivo afirmou que a montadora não está obcecada por retomar a liderança de vendas. “A gente tem muito orgulho do carinho do consumidor brasileiro (pelo Onix), mas não falo para o meu time que precisamos ser o número um porque isso poderia gerar um comportamento irresponsável por parte deles”, afirmou. “Se voltarmos à liderança vou ficar muito feliz, mas a sustentabilidade do negócio a longo prazo é sempre a prioridade para a corporação.”
Investimentos miram novo SUV e eletrificação
Durante o anúncio, Chamorro também fez menção a investimentos futuros que reforçam a aposta da Chevrolet no mercado brasileiro. Parte dos R$ 7 bilhões anunciados pela montadora em meados de 2024 será direcionada a um novo SUV compacto que deve chegar em 2026. O modelo ainda não foi detalhado oficialmente, mas deve concorrer diretamente com o Volkswagen Tera, Renault Kardian e Fiat Pulse.
“Parte do investimento de R$ 7 bilhões será estendido até o ano que vem para ingressarmos em segmentos onde não estamos atuando agora”, disse o executivo, em declaração que, embora discreta, confirma o movimento estratégico da marca para expandir sua presença no segmento de SUVs.
Outro foco dos investimentos será o desenvolvimento de tecnologias híbridas. Apesar da expectativa de que os novos Onix e Tracker já fossem lançados com motorização eletrificada, isso ainda não se concretizou. Segundo Chamorro, parte dos recursos será destinada à evolução desses sistemas, visando atender à crescente demanda por veículos mais eficientes e sustentáveis.
A retomada da produção em Gravataí e os novos investimentos consolidam a estratégia da GM de reforçar sua posição no mercado sul-americano, com foco em renovação de produtos, ampliação do portfólio e aposta gradual na eletrificação da frota.


