sexta-feira, novembro 22, 2024

Senado da Califórnia aprova proibição de caminhões autônomos sem motorista

O Projeto de Lei 316 da Assembleia da Califórnia, legislação que exige um operador humano treinado em caminhões autônomos com peso superior a 10.000 libras (4,54 toneladas), foi aprovado na Assembleia Estadual da Califórnia e segue para sanção do governador do estado.

O Senado da Califórnia aprovou na segunda-feira (12/09) o AB 316, um projeto de lei que exige que operadores humanos treinados estejam dentro de um veículo pesado autônomo enquanto ele estiver operando nas vias públicas do estado. O projeto de lei é, por procuração, uma proibição de caminhões sem motorista nas estradas do estado.

O projeto foi aprovado na assembleia estadual no início deste ano, mas encontrou resistência das partes interessadas em tecnologia e tecnologia autônoma do estado, muitas das quais estão sediadas na Califórnia, e do governador Gavin Newsom, cujo Departamento de Veículos Motorizados (DMV) e Escritório de O Business & Economic Development (GO-Biz) levantou preocupações com a proibição proposta. Newsom ainda precisa assinar o projeto para que se torne lei.

https://www.youtube.com/watch?v=7LtiFgZ9EJs

O diretor executivo da Associação da Indústria de Veículos Autônomos, Jeff Farrah, chamou o projeto de lei de “proibição preventiva de tecnologia. Segundo ele, coloca a Califórnia ainda mais atrás de outros estados e bloqueará o devastador situação quo de segurança nas estradas da Califórnia, que viu mais de 4.400 pessoas morrerem no ano passado”, acrescentando”. A AB 316 prejudica as autoridades policiais e de segurança da Califórnia enquanto procuram regular e supervisionar o caminhões autônomos que salvam vidas.

Em abril, mais de 55 organizações empresariais e empresas interessadas em caminhões autônomos assinaram uma carta para o registro se opondo ao PL 316.

A aprovação da Assembleia da AB 316 ocorre quando o Departamento de Veículos Automotores da Califórnia (DMV) está considerando uma estrutura regulatória que permitiria que caminhões autônomos com mais de 10.000 libras (4,54 toneladas) pegassem a estrada, possivelmente no próximo ano, sem o consentimento da legislatura.

Desenvolvedores estão na Califórnia

O projeto de lei bipartidário, apresentado pela primeira vez em janeiro, é de autoria dos membros da Assembleia da Califórnia. O projeto de lei também tem forte apoio fora da capital do estado, principalmente entre o sindicato dos caminhoneiros e seus membros.

A Califórnia abriga mais de meia dúzia de desenvolvedores de tecnologias autônomas, mas não é um dos 22 estados que permitem o teste de veículos sem motorista nas estradas.

À medida que as empresas de veículos autônomos procuram avançar leis e regulamentos para abrir caminho para a comercialização de AVs, o público americano está cada vez mais cético em relação à tecnologia, de acordo com um relatório recente da AAA.

A crescente apreensão em relação aos veículos totalmente autônomos

Os resultados da pesquisa anual de veículos automatizados da AAA (clube de motoristas e de defesa da mobilidade segura) mostram que, embora ainda haja um alto nível de interesse na tecnologia de veículos parcialmente automatizados, as atitudes em relação aos veículos totalmente autônomos tornaram-se cada vez mais apreensivas.

A AAA relata que houve um grande aumento de motoristas com medo de veículos totalmente autônomos este ano, subindo para 68% em comparação com 55% em 2022. Este é um salto de 13% em relação à pesquisa do ano passado e o maior aumento desde 2020, disse a empresa.

“Não esperávamos um declínio tão dramático na confiança em relação aos anos anteriores”, disse Greg Brannon, diretor de pesquisa automotiva da AAA. “Embora com o número de acidentes de alto perfil que ocorreram devido ao excesso de confiança nas tecnologias atuais dos veículos, isso não é totalmente surpreendente.”

A necessidade de melhorias e esclarecimento sobre veículos autônomos

Mesmo com os avanços feitos nos últimos anos, essas descobertas sugerem que ainda são necessárias melhorias para construir a confiança do público e o conhecimento sobre a tecnologia emergente de veículos. Também é necessário dissipar a confusão em torno dos veículos automatizados.

A pesquisa da AAA descobriu que quase um em cada dez motoristas acredita que pode comprar um veículo que dirige sozinho enquanto dorme. Atualmente, não existe nenhum veículo disponível para compra pelo público que permita que alguém se desvincule totalmente da tarefa de dirigir.

Essa percepção pode resultar de nomes enganosos ou confusos de sistemas de veículos no mercado. A AAA descobriu que 22% dos americanos esperam que os sistemas de suporte ao motorista, com nomes como Autopilot, ProPILOT ou Pilot Assist, consigam dirigir os caminhões autônomos sem qualquer supervisão, indicando uma lacuna na compreensão do consumidor.

caminhões autônomos
Freightliner Cascadia SAE Level 4 autonomous test truck running in Albuquerque, New Mexico, USA. O nível 4 ainda conta com o posto do motorista, diferentemente, do nível 5, quando não há volante e nem sistema para controle humano do veículo

O que são Sistemas Avançados de Assistência ao Motorista (ADAS)?

Os consumidores não se opõem totalmente à tecnologia de veículos. Na verdade, seis em cada dez motoristas dos EUA “definitivamente” ou “provavelmente” desejam esses sistemas em sua próxima compra de carro.

Exemplos de ADAS incluem aviso de ponto cego, controle de cruzeiro adaptativo e frenagem automática de emergência. Confira a pesquisa da AAA, “Clearing the Confusion”, que fornece nomenclatura e descrições de ADAS de maneira consistente e fácil de entender.

A assistência ativa à direção (ADA) também é considerada ADAS, no entanto, difere em funcionalidade de outros sistemas. O ADA combina frenagem, aceleração e direção por meio do uso combinado de controle de cruzeiro adaptativo e assistência de permanência na faixa.

Essa tecnologia auxilia ativamente o motorista em relação a outros ADAS que só ligam quando necessário. O ADA também é o único ADAS classificado como nível 2 de automação, conforme definido pela Society of Automotive Engineers (SAE).

O que é um veículo totalmente autônomo?

Um veículo capaz de operar sem envolvimento humano. Ao mesmo tempo, um motorista humano não é obrigado a controlar o veículo a qualquer momento, nem obrigado a estar presente no veículo durante o movimento. Esses veículos não estão disponíveis para compra pelos consumidores, sendo classificados como nível 5 de automação conforme definido pela SAE.

“A AAA visa fazer parceria com montadoras para criar maior consistência em toda a indústria. Juntos, podemos auxiliar os consumidores a entender o tipo de tecnologia que seu veículo possui, além de como, quando e onde usar esses sistemas, o que acabará gerando confiança nos veículos do futuro”, disse Brannon.

Metodologia da pesquisa da AAA

A AAA realiza sua Pesquisa anual de Veículos Autônomos (AV) desde 2016. Os dados não são comparáveis ​​aos anos anteriores a 2021 devido à mudança de metodologia.

Realizamos a pesquisa de 13 a 17 de janeiro de 2023, utilizando um painel baseado em probabilidade projetado para representar a população doméstica dos EUA de forma geral. O painel fornece cobertura de amostra de aproximadamente 97% da população doméstica dos EUA. Concluímos a maioria das pesquisas online, mas também realizamos entrevistas por telefone com consumidores sem acesso à Internet..

Realizaram um total de 1.140 entrevistas com adultos americanos com 18 anos ou mais, das quais 949 se qualificaram para o estudo. A margem de erro para o estudo geral é de 4,3% no nível de confiança de 95%. Subgrupos menores têm margens de erro maiores.

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Sobre a AAA

Por fim, entusiastas automotivos iniciaram a AAA em 1902 com o objetivo de traçar um caminho para melhores estradas na América. Também defender a mobilidade segura, transformando-a em uma das maiores organizações de membros da América do Norte. Em suma, a AAA fornece assistência na estrada, viagens, descontos, serviços financeiros e de seguros para melhorar a jornada de vida de mais de 63 milhões de membros na América do Norte, incluindo mais de 56 milhões nos Estados Unidos.

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Marcos Villela Hochreiter
Marcos Villela Hochreiterhttps://www.frotanews.com.br
Atuo como jornalista no setor da mobilidade desde 1989 em diversas redações. Também nas áreas de comunicação da Fiat e da TV Globo, e depois como editor da revista Transporte Mundial por 22 anos, e diretor de redação de núcleo da Motor Press Brasil. Desde 2018, represento o Brasil no grupo do International Truck of the Year (IToY), associação de jornalistas de transporte rodoviário de 34 países. Desde 2021, também atuo como colaborador na Fabet (Fundação Adolpho Bósio de Educação no Transporte, entidade educacional sem fins lucrativos). Em 2023, fundei a plataforma de notícias de transporte e logística Frota News, com objetivo de focar nos temas que desafiam as soluções para gestão de frotas.
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