Marca 100% brasileira apresenta o protótipo Lecar 459 Híbrido Flex durante a etapa brasileira do Mundial de Endurance e reforça compromisso com mobilidade sustentável e engenharia nacional
Em meio à adrenalina das 6 Horas de São Paulo, etapa brasileira do FIA WEC (World Endurance Championship), a Lecar marca sua entrada no universo automotivo com o lançamento do protótipo 459 Híbrido Flex. O evento, que acontece de 11 a 13 de julho no autódromo de Interlagos, em São Paulo, serve de vitrine para a montadora 100% nacional, que aposta na combinação de inovação tecnológica e sustentabilidade como pilares de seu projeto industrial.
O SUV Lecar 459 é um EREV (Extended Range Electric Vehicle), desenvolvido integralmente no Brasil. Ele oferece até 100 quilômetros de autonomia 100% elétrica, acionando um motor 1.0 turbo flex apenas quando necessário para gerar energia, o que estende a autonomia total para até 1.000 quilômetros. A proposta da marca é clara: priorizar o etanol como energia limpa e renovável, valorizando a matriz energética brasileira.
O Lecar 459 e a vocação brasileira para veículos híbridos a biocombustível
Por que anunicar na plataforma Frota News?
Mercado Livre, mobilidade elétrica e transporte público na edição 50 da Frota News
Tecnologia e engenharia nacional em destaque
O sistema motriz combina um motor elétrico HEPU POWER de 165 cv e 26,3 kgfm de torque, alimentado por uma bateria LiFePO4 de 18,4 kWh com 96 células de alta densidade. Já o motor a combustão, um HORSE HR10DDT (fruto da parceria Renault/Geely), oferece 122 cv e 220 Nm de torque e atua exclusivamente como extensor de autonomia.
Entre os destaques do conjunto mecânico e estrutural, o SUV apresenta transmissão integrada ao motor, direção eletroassistida, suspensão independente nas quatro rodas e freios a disco ventilado na dianteira e sólido na traseira, ambos com ABS e EBD.
O pacote tecnológico também impressiona: o Lecar 459 oferece sistema de assistência ao motorista (ADAS) nível 2, seis airbags, controle de velocidade adaptativo, alerta de ponto cego, frenagem automática de emergência e assistente de direção semiautônoma via plataforma Open Pilot.
Design e funcionalidade
Com linhas esportivas de cupê, o Lecar 459 possui quatro portas, cinco lugares, rodas de liga leve aro 18” com pneus Pirelli Seal Inside e para-choques em DCPD, material conhecido por sua resistência. O porta-malas comporta 530 litros e o tanque de combustível, 30 litros — reforçando o equilíbrio entre desempenho, autonomia e usabilidade.
Estreia com DNA competitivo
A Lecar não apenas apresenta seu veículo como também patrocina oficialmente a etapa brasileira do WEC e o camarote “Brazilian Soul”, espaço temático que celebra o avanço da indústria automotiva nacional. “Nada melhor do que mostrar nosso projeto nesse ambiente automotivo e competitivo como a nossa empresa que está nascendo”, afirma o CEO Flávio Figueiredo Assis.
Aposta em uma cadeia produtiva nacional
Fundada com a missão de liderar a transição energética na mobilidade brasileira, a Lecar aposta em engenharia própria, fornecedores locais e uma visão industrial voltada à sustentabilidade. À frente da empresa está Flávio Assis, também fundador da Lebank e do Le Card, com sólida trajetória em mobilidade, tecnologia e soluções financeiras.
Com o Lecar 459, a empresa inicia sua jornada como uma promessa da indústria nacional, alinhando inovação, independência tecnológica e compromisso ambiental — e acelerando rumo a um novo capítulo da mobilidade no Brasil.


