Ontem, apresentamos o que foi apresentado de mais relevante para o transporte urbano de passageiros. Neste artigo, damos continuidade na apresentação das novidades para o transporte rodoviário e fretamento.
Iveco Bus
Na Europa, a suspensão pneumática já é praticamente padrão por razões óbvias: conforto e segurança. No Brasil, em ônibus rodoviário e fretamento para média e longa distâncias também já é padrão, mas em ônibus de curta distância e fretamento, a oferta de modelos com esta tecnologia e aceitação dos frotistas vem ocorrendo há poucos anos. Agora, a Iveco Brasil passa a oferecer mais um modelo com suspensão pneumática, o 17-280.
A solução “Full Air” inclui bolsas de ar (duas na dianteira e quatro na traseira), batentes auxiliares, válvulas niveladoras de altura, amortecedores telescópicos de dupla ação e barras estabilizadoras. Proporcionando um nível elevado de conforto para os passageiros, ao mesmo tempo que reduz trepidações e ruídos a bordo. Além disso, há uma integração das tecnologias dos sistemas eletrônicos de segurança com a suspensão a ar, o que não é possível com as metálicas.
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Além do conforto para os passageiros, o sistema de suspensão pneumática traz benefícios significativos para o motorista e o operador. O condutor do 17-280 desfrutará de maior comodidade e melhor dirigibilidade, resultando em ganhos de produtividade no dia a dia. Para o operador, a manutenção do sistema é facilitada, garantindo mais agilidade na garagem. Como opcional, o modelo oferece o sistema kneeling, que permite o rebaixamento do veículo para facilitar o acesso dos passageiros.
Para o fretamento urbano e rodoviário de curta e média distância, a Iveco lançou dois modelos da linha Daily Minibus. O 50-180 sem Porta Lateral Corrediça (PLC) que oferece maior agilidade e rentabilidade. Com motor F1C de 180 cavalos e câmbio manual de seis velocidades, a versão sem PLC elimina a necessidade de manutenção da porta lateral. Proporcionando um corredor livre e acesso pela porta dianteira, o que facilita o embarque e desembarque dos passageiros.
Além disso, a Iveco apresentou a versão topo de linha Hi-Matic Executive, equipada com a nova transmissão automática ZF-8HP de oito velocidades. Assim, oferece trocas de marchas suaves e rápidas, elevando o padrão de conforto e luxo no segmento de vans de passageiros. Com o motor F1C de 180 cv, a versão Hi-Matic Executive oferece mais força e agilidade. Especialmente em subidas, e está focada em proporcionar melhor performance, segurança, economia operacional e conforto aos motoristas e passageiros. A nova transmissão estará disponível em breve também nas versões de Fretamento e Turismo.
Volvo Buses
Em linha com sua visão Zero Acidentes, a Volvo lançou as mais recentes atualizações do Sistema de Segurança Ativa (SSA) para seus ônibus rodoviários, logo após sua estreia na Europa. O SSA, agora mais avançado, inclui novos dispositivos de segurança, a maioria disponível de série nos modelos rodoviários 6×2 e 8×2. “Mantivemos todos os recursos de segurança já consolidados há anos e incorporamos novos dispositivos”, afirma Paulo Arabian, diretor comercial da Volvo Buses no Brasil.
Entre as principais novidades, destacam-se o Alerta de Ponto Cego Frontal, que rastreia pedestres e objetos à frente do ônibus, e o Assistente de Sinalização de Trânsito, que reconhece e exibe sinais de trânsito no painel. Além disso, o Detector de Fadiga alerta o motorista sobre a perda de foco, enquanto o Alerta de Ponto Cego Lateral monitora ciclistas e motociclistas nas laterais do veículo. Outro aprimoramento é o Monitoramento de Pressão de Pneus, que garante a dirigibilidade e eficiência energética ao notificar o motorista sobre alterações na pressão dos pneus.
O SSA também mantém tecnologias consagradas, como o Alerta de Colisão com Frenagem de Emergência e o Programa Eletrônico de Estabilidade (ESP). Além disso, os novos chassis Volvo 6×2 e 8×2 trazem aprimoramentos como a transmissão Overdrive, que pode reduzir o consumo de combustível em até 5%, e o freio motor Volvo de 510 cv, o mais potente do mercado. “Esses aprimoramentos reforçam nosso compromisso com a segurança e a eficiência no transporte”, conclui Gilcarlo Prosdócimo, gerente de engenharia de vendas da Volvo.
Marcopolo
Na Lat.Bus 2024, a Marcopolo apresentou uma série de novos modelos da linha G8. O Viaggio G8 1050 oferece capacidade para 46 passageiros em poltronas semileito, com tomadas USB e sistema de ar-condicionado potente.
O Paradiso G8 1800 DD foi o destaque em tecnologia, funcionando como um showroom móvel para demonstrar as últimas inovações da Marcopolo, como o uso de Inteligência Artificial no sistema de ar-condicionado e câmeras de visão 360 graus. Com capacidade para 50 passageiros, o veículo possui configurações de poltronas que incluem massageadores, monitores individuais e sistemas de áudio e vídeo avançados. Além disso, o ônibus vem equipado com tecnologias de ponta como sensor de estacionamento, câmeras de ré e sistema de monitoramento interno.
Scania
A Scania revelou na Lat.Bus 2024 que sua nova geração de ônibus P8/Euro 6 contará, a partir de janeiro de 2025, com um painel digital de 12,3 polegadas e, além disso, com uma nova arquitetura eletrônica de série. Essas inovações visam aumentar significativamente a segurança ativa, oferecendo alertas em tempo real aos motoristas. Segundo Marcelo Gallao, diretor de Desenvolvimento de Negócios da Scania Operações Comerciais Brasil, o novo painel proporcionará uma experiência de condução mais confortável e intuitiva, com navegação semelhante à de um tablet.
A nova arquitetura eletrônica permitirá a integração de avançados sensores de assistência à condução, como alerta de colisão lateral, AEB com detecção de pedestres e sensor de pressão dos pneus (TPM). Além disso, serão incluídos alerta de colisão frontal e uma câmera traseira com alerta de riscos ao engatar a marcha à ré, elevando ainda mais o padrão de segurança para motoristas e passageiros.
Mercedes-Benz
A linha de modelos com motor dianteiro da Mercedes-Benz com versões para fretamento e rodoviário de curta distância também foi apresentada com melhorias. O OF 1621, desenvolvido especialmente para o mercado de fretamento contínuo, pode receber carrocerias de até 12,5 metros e configurar até 48 assentos.
Além disso, a Mercedes-Benz apresentou a nova caixa de transmissão automatizada MB 90 para o chassi OF 1726 L. Agora sem pedal de embreagem, oferecendo mais conforto e segurança na condução. Essa inovação também está disponível para os modelos OF 1619 e OF 1721, facilitando as trocas de marchas e melhorando a experiência de condução em viagens urbanas e rodoviárias.
Busscar
A Busscar, fabricante de carroceria com sede em Joinville (SC), apresentou seu mais novo modelo, o Panorâmico DD. A produção do modelo começará no primeiro trimestre de 2025.
O Panorâmico DD faz parte da família NB1 e se destaca por inovações como o itinerário eletrônico centralizado entre os para-brisas, faróis auxiliares superiores de longo alcance e uma central elétrica de fácil acesso externo. O design aerodinâmico com linhas fluídas e frente inclinada reforça o conceito de movimento constante do ônibus. Enquanto as lanternas full LED individualizadas garantem manutenção simplificada e econômica.
O Panorâmico DD NB1 também oferece benefícios exclusivos para motoristas e passageiros. A cabine, que é considerada a mais ampla do mercado, proporciona, portanto, um maior campo de visão e conforto. Além disso, ela conta com seis saídas de ar-condicionado e uma poltrona ergonômica para o auxiliar. Os salões de passageiros foram redesenhados para maior conforto, com poltronas Leito anatômicas e espaçadas, e um apoio extra de cabeça como opcional. O diretor comercial da Busscar, Paulo Corso, destaca que o novo modelo foi projetado para atender às necessidades de todos, oferecendo qualidade, conforto e um excelente custo-benefício, prometendo movimentar o mercado de ônibus rodoviários.
Irizar
De origem espanhola, a Irizar em uma das potências europeias em ônibus rodoviário de luxo. O lançamento dela foi o Irizar i6S Efficient. Este novo modelo rodoviário, que foi tropicalizado para as condições de operação da América Latina, promete reduções de até 13% no consumo de combustível e nas emissões de gases poluentes. Além disso, o modelo oferece uma melhoria de 30% no coeficiente aerodinâmico. Essas inovações são resultado de um meticuloso trabalho de engenharia que, além de incluir modificações na parte frontal e no teto, também abrange a curvatura dos vidros dianteiros. Dessa forma, todas essas mudanças visam minimizar a resistência ao ar.
Além das melhorias aerodinâmicas, o modelo vem equipado com câmeras de visão digital, similar à já oferecida pela Marcopolo no Paradiso G8. Esse sistema substitui os tradicionais retrovisores, proporcionando uma visão grande angular em todas as condições climáticas. Dessa forma, a tecnologia melhora significativamente a visibilidade direta e indireta do motorista, reforçando, assim, a segurança ativa do veículo. Além disso, em termos de segurança, o Irizar i6S Efficient conta com estrutura reforçada, o que aprimora a resposta à torção, flexão e impacto frontal.
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