A ZF é um dos maiores fornecedores de sistemas e componentes para veículos comerciais do Brasil e do mundo. E apresenta assim, novas tecnologias para veículos comerciais híbridos e elétricos. A sua transmissão automatizada TraXon é amplamente utilizada nos caminhões DAF XF e CF, Iveco S-Way e Volkswagen Constellation. Agora a fabricante, com plantas em diversas cidades brasileiras, vai apresentar uma nova geração da TraXon e híbrida na IAA Transportation. Além de outras tecnologias para a descarbonização do transporte.
A saber, a ZF, líder mundial no fornecimento de componentes e sistemas para veículos comerciais, está à frente da transformação que busca descarbonizar o setor de transporte rodoviário. Com um portfólio robusto que abrange desde tecnologias híbridas até soluções totalmente elétricas. A empresa aposta na flexibilidade como ponto chave para responder às crescentes demandas por sustentabilidade. A inovação mais recente da ZF será destaque no IAA Transportation 2024, que ocorre de 17 a 22 de setembro, em Hanover, Alemanha.
IAA Transportation 2024: as últimas novidades do maior salão do mundo
Flexibilidade na transformação
A necessidade de flexibilizar a transição para um transporte mais limpo levou a ZF a desenvolver tecnologias que permitam a adaptação tanto para veículos híbridos quanto para elétricos. Certamente, um exemplo disso é a TraXon 2 Hybrid, uma evolução da transmissão TraXon 2. Essa versão híbrida facilita a incorporação da eletrificação em plataformas de veículos comerciais, exigindo menos modificações nas estruturas já existentes.
A ZF prevê que a demanda por veículos eletrificados crescerá nos próximos anos. E, para isso, já está preparada com um portfólio para aproveitar esta oportunidade de novos negócios e garantir o futuro econômico do grupo. O kit de mobilidade elétrica da empresa foi desenvolvido para conquistar as montadoras em uma abordagem modular que integra componentes como inversores, bem como, motores elétricos, transmissões e atuadores, todos desenvolvidos internamente.
Edição 43 da revista Frota News:
Dentro dessa solução modular, a ZF oferece diferentes plataformas de transmissão, como a CeTrax 2 e a AxTrax 2, projetadas para serem aplicadas no mesmo espaço das transmissões convencionais, proporcionando maior flexibilidade e economia de espaço no design dos veículos. Afinal, isso facilita a integração de tecnologias elétricas nas plataformas já existentes das montadoras, otimizando o processo de eletrificação.
Reboques eletrificados e redução de emissões
Os reboques eletrificados também têm papel importante na estratégia da ZF para descarbonizar o transporte rodoviário, principalmente, para aumentar a concorrência neste marcado, já que as opções disponíveis atualmente são consideradas de valores bastante elevados pelos frotistas.
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Aliás, o conceito desenvolvido pela empresa, que utiliza o eixo AxTrax 2 e sistemas de freios eletrônicos (EBS), pode transformar caminhões convencionais em híbridos e estender a autonomia dos veículos elétricos. Essa solução pode reduzir as emissões de CO2 em até 16% com a recuperação de energia, chegando a 40% com a tecnologia híbrida plug-in.
Tomada de força eletrificada
A saber, outra frente de inovação da ZF é o sistema de tomada de força eletrificada (ePTO), o eWorX. Voltado para a alimentação de equipamentos como guindastes e carregadores instalados em veículos comerciais. O eWorX integra motor elétrico, bem como, inversor e unidade de controle eletrônico em um design compacto. A mais recente versão do sistema otimiza o espaço de instalação ao integrar o sistema ao chassi do veículo e utilizar o sistema de resfriamento do caminhão.
Aliás, com essas soluções, a ZF investe para o seu futuro competitivo em um mercado competitivo e em busca de soluções para a descarbonização do transporte rodoviário. Oferecendo assim, tecnologias que atendem tanto às necessidades imediatas de redução de emissões quanto à transição de longo prazo para uma mobilidade totalmente elétrica.
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