O lançamento exemplar da Volvo Trucks nos EUA! O novo Class 8 VNL oferece eficiência incomparável em consumo de combustível, segurança avançada e conectividade superior, prometendo economias significativas para operadores.
Por Will Shiers* — Tradução: Marcos Villela
A Volvo levou a indústria de caminhões dos EUA para o século 21 com o lançamento do caminhão mais eficiente em termos de combustível, mais seguro e mais bem conectado da América do Norte. De fato, o novo Class 8 VNL é tão avançado que o fabricante acredita que ele tem o potencial de economizar pelo menos $20.000 (mais de R$ 108.000) por caminhão por ano para os operadores, quando comparado com a concorrência ou com o modelo anterior que ele substitui.
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Então, como isso foi feito? Bem, para começar, foram investidos $400 milhões (quase R$ 2,2 bilhões) no projeto. Isso inclui uma nova instalação de produção na planta de New River Valley em Dublin, Virgínia, que visitamos no mês passado para saber mais sobre o novo caminhão. A Volvo também aprendeu muito com seu caminhão-conceito super aerodinâmico SuperTruck 2. Mas, talvez, os recursos mais significativos deste novo caminhão de longa distância sejam todos emprestados de sua linha de caminhões europeus (nota do tradutor: os mesmos vendidos no Brasil).
Funcionalidade suave
A aerodinâmica claramente desempenha um papel crucial no design do VNL, evidente na nova cabine aerodinâmica em forma de cunha. O capô é mais estreito, e o para-brisa curvado e colado, que lembra um trem de alta velocidade, é inclinado em 52 graus em comparação com o ângulo quase vertical do seu antecessor. Espaços foram preenchidos, áreas turbulentas foram suavizadas e as saias do chassi agora reduzem o espaço entre o caminhão e o trailer. O Sistema de Monitoramento por Câmera (CMS) da Volvo, que foi lançado na Europa no início do ano, agora está disponível como opção no VNL. No entanto, devido às regulamentações dos EUA, caminhões com câmeras e telas ainda requerem espelhos, embora menores do que antes, o que impede que os benefícios aerodinâmicos completos desses sistemas sejam realizados.
O novo VNL possui uma grade significativamente maior do que antes, o que, juntamente com as novas entradas de ar no capô, melhora o resfriamento, reduzindo a carga de trabalho do ventilador e, assim, melhorando a eficiência do combustível. “Um centavo economizado é um dólar ganho”, diz um porta-voz, destacando as numerosas pequenas melhorias aerodinâmicas ao redor da cabine, que coletivamente contribuem para uma melhoria de 7% na economia de combustível.
A velocidade máxima nos Estados Unidos
Vale ressaltar que qualquer melhoria aerodinâmica conta mais nos EUA do que na Europa, simplesmente por causa das altas velocidades permitidas para os caminhões. Em alguns estados, 85 mph (138 km/h) é permitido.
Enquanto as velocidades máximas são consideravelmente maiores do que na Europa, a história é diferente com os pesos, com a lei federal proibindo qualquer coisa acima de 80.000 lbs (36,3 toneladas). Talvez isso explique por que a Volvo não está com pressa de oferecer seu novo motor de 17 litros nos EUA. Em vez disso, o novo VNL está equipado com o motor D13 do FH, disponível tanto em versões regulares quanto Turbo Compound, com potências variando de 405 hp a 500 hp.
Melhorias recentes na eficiência deste motor de 13 litros, juntamente com uma transmissão I-Shift de troca mais rápida, contribuem com um adicional de 3% nos ganhos de eficiência de combustível. Combinado com o design aerodinâmico da cabine, essa melhoria de 10% equivale a economias de combustível declaradas de $5.466 (R$ 29,6 mil), baseadas em 120.000 milhas (191.121 km) por ano, em relação ao modelo anterior. “O novo VNL é o caminhão de produção mais eficiente em termos de combustível, sem exceções”, declara Magnus Koeck, vice-presidente de marketing e gestão de marca da Volvo Trucks North America.
Você está em boas mãos
A influência do FH europeu no novo VNL é mais evidente em seus recursos de segurança ativa e passiva. Enquanto as Regulamentações Gerais de Segurança da Europa exigem numerosos auxílios de segurança, os EUA ainda estão se atualizando. No entanto, em sua busca por zero acidentes, a Volvo introduziu muitos desses auxílios de segurança europeus, tanto obrigatórios quanto não obrigatórios, no VNL. A extensa lista inclui Assistência Ativa ao Motorista Plus com Assistência ao Piloto, Detecção de Pedestres, controle de cruzeiro adaptativo com função stop-and-go, Detecção de Sinais de Trânsito, Iluminação Inteligente e freios eletrônicos de estacionamento e de trailer. Além disso, a Volvo introduziu o E-Call, um recurso inovador de segurança que conecta o motorista aos serviços de emergência onde um serviço telefônico está disponível, fornecendo detalhes precisos de localização automaticamente em caso de capotamento ou acionamento de airbags.
A Volvo agrupou muitos desses auxílios de segurança em vários pacotes diferentes e incentiva os clientes a optarem por eles. Foi calculado que, para cada 1 milhão de milhas percorridas, o caminhão americano médio terá 1,9 acidentes, com o acidente médio custando $148.000 (cerca de R$ 802.000) ou $10,8 milhões (R$ 58,1 milhões) se houver uma fatalidade. Investir em recursos de segurança opcionais que mitigam esses acidentes faz muito sentido financeiro. “Você pode se dar ao luxo de não fazer isso?” pergunta Koeck.
Tivemos a oportunidade de experimentar alguns desses auxílios de segurança em primeira mão, embora através de um fone de realidade virtual, e vimos de perto uma cabine VNL nova e testada com sucesso em um crash test.
Retenção de motoristas
Em média, custa $9.748 (R$ 54.505) recrutar um novo motorista, mas os transportadores dos EUA não precisarão se preocupar com isso se operarem uma frota de VNLs, de acordo com a Volvo. “Os chefes dizem que querem motoristas nos assentos, mas os motoristas dizem que querem assentos confortáveis para seus traseiros”, diz um porta-voz, enfatizando o conforto do VNL.
No entanto, acreditamos que isso pode depender do tamanho da cabine e da especificação de acabamento que o operador escolher.
Há seis modelos disponíveis, desde o VNL 300 Day Cab até o luxuoso VNL 860 com sua suntuosa cabine Full-Height Sleeper de 72 polegadas. Cada modelo oferece quatro pacotes de acabamento interior e exterior, começando com o Core. Esta opção de especificação de frota tem uma aparência utilitária, com para-choques e grade pretos opacos. No interior, possui plástico resistente a arranhões, um assento de motorista básico, um volante de borracha e paredes fáceis de limpar. Os toques finais são cintos de segurança laranja brilhante, que notificam imediatamente todos na estrada que você está ao volante de um VNL de especificação básica.
A edição Edge adiciona detalhes cromados na grade e nas entradas de ar, conferindo um toque mais premium, juntamente com comodidades adicionais na cabine. Cintos de segurança verde fluorescente vêm de série. O Edge Black, como o nome sugere, tem um interior e exterior elegantes em preto (e cintos de segurança). A oferta topo de linha é o Ultimate, que vem com todos os detalhes. Uma grande grade cromada alerta os motoristas que passam sobre a superioridade deste caminhão, e os motoristas usarão seus cintos de segurança azul vivos com orgulho.
Conectividade
Os proprietários do VNL podem economizar $4.435 (R$ 24.748) por caminhão por meio do aumento do tempo de atividade, graças em grande parte à tecnologia já disponível na Europa. Fundamental para essas economias é o Volvo Connect, o portal abrangente de gestão de frotas do fabricante. Esta plataforma centraliza todos os serviços digitais da Volvo Trucks, incluindo insights de dados do veículo, diagnósticos, programação remota, relatórios de economia de combustível, relatórios de segurança e serviços de localização, sob um sistema proprietário.
Uma assinatura complementar de 24 meses do Volvo Connect é padrão em todos os novos VNLs. Além disso, o novo aplicativo My Truck permite que os motoristas permaneçam conectados ao seu caminhão o tempo todo através de seu smartphone ou tablet.
O VNL também é o primeiro caminhão norte-americano com arquitetura elétrica de 24V. Esse recurso ajuda a minimizar falhas de bateria e elétricas e melhora a manutenção, facilitando a localização e reparo de problemas elétricos.
Conclusão
A Volvo Trucks North America afirma que o novo VNL rivaliza com o FH Aero europeu, e tendo experimentado em primeira mão, há um forte argumento a ser feito de que o VNL pode de fato superar o FH. Graças ao seu capô, ele é notavelmente mais seguro e aerodinâmico, e do ponto de vista do espaço de vida do motorista, está muito acima de qualquer coisa na linha europeia da Volvo. É claro por que a Volvo acredita que o VNL é o melhor caminhão no mercado dos EUA e está confiante de que sua participação no mercado de Classe 8 aumentará dos atuais 11%.
Segundo Koeck, se todos os 300.000 caminhões Classe 8 vendidos nos EUA a cada ano correspondessem à eficiência de combustível do novo VNL, isso resultaria em reduções de carbono equivalentes às de 30.000 caminhões Classe 8 elétricos a bateria. Esse é um número impressionante. Agora imagine o quão maior esse impacto poderia ser se as empresas de transporte dos EUA se afastassem da configuração ineficiente e desnecessariamente
*O autor Will Shiers é Júri Membro do IToY e jornalista da revista Commercial Motor, do Reino Unido
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