quinta-feira, novembro 21, 2024

KPMG: Especialista alerta sobre 3 erros em tecnologia na gestão de frotas pesadas 

De acordo com um estudo recente divulgado pela Distrito, em parceria com a KPMG, o Brasil conta atualmente com cerca de 300 empresas de tecnologias especialistas em logística. Dentre estas, aproximadamente 46% concentram suas atividades no segmento de transporte de cargas, sendo que, mais da metade delas, surgiram nos últimos 5 anos. Esses números revelam um panorama promissor para o setor, impulsionado, em grande parte, pelo crescente interesse das transportadoras, especialmente aquelas que operam com grandes frotas pesadas, em adotar soluções tecnológicas para otimizar e automatizar seus serviços. 

“Nessa era de eficiência logística, o investimento das transportadoras em gestão de frota pesada, especialmente no abastecimento, não é apenas uma estratégia, mas sim um compromisso operacional. Ao otimizar esse setor, não apenas se economizam recursos, mas também se valoriza o tempo do caminhoneiro, transformando rotinas cansativas em jornadas mais fluidas e lucrativas”, afirma Kássio Seefeld, CEO da TruckPag. 

Leia também:

Green Fuel: a tecnologia brasileira com hidrogênio para veículos comerciais

Pensando nisso, Kássio cita 3 dicas de como usar a tecnologia a favor da sua frota. Confira! 

 1 – Implementar cartões corporativos

Os cartões eliminam a necessidade de motoristas carregarem grandes quantias em espécie, reduzindo, assim, o risco de serem alvos de roubos durante as viagens. Com saques proporcionais ao uso, os motoristas só retiram dinheiro quando necessário, mantendo o saldo do cartão em um espaço seguro. 

 2 – Centralizar informações de abastecimento 

Empresas que não controlam de maneira eficaz o abastecimento da frota estão sujeitas a fraudes, taxas altas, gastos elevados com diesel, burocracia e pouca eficiência operacional. 

 Portanto, a aplicação de um sistema tecnológico pode facilitar a centralização de todas essas informações, incluindo relatórios completos sobre consumo total e médio de diesel de cada caminhão, gastos financeiros, comparativo de preços dos postos, quilômetros percorridos, entre outros. 

 3 – Otimizar a relação do RH com o Financeiro  

As áreas de Recursos Humanos (RH) e Financeiro de uma empresa caminham juntas, principalmente ao falar de tecnologia. A implementação dela nas gestões de frotas não apenas otimiza as operações logísticas, mas também traz benefícios significativos para o setor de RH, que junto com o time de finanças consegue proporcionar adiantamentos de valores pré-determinados aos funcionários. 

Sigas o Frota News no LinkedIn!

 

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Marcos Villela Hochreiter
Marcos Villela Hochreiterhttps://www.frotanews.com.br
Atuo como jornalista no setor da mobilidade desde 1989 em diversas redações. Também nas áreas de comunicação da Fiat e da TV Globo, e depois como editor da revista Transporte Mundial por 22 anos, e diretor de redação de núcleo da Motor Press Brasil. Desde 2018, represento o Brasil no grupo do International Truck of the Year (IToY), associação de jornalistas de transporte rodoviário de 34 países. Desde 2021, também atuo como colaborador na Fabet (Fundação Adolpho Bósio de Educação no Transporte, entidade educacional sem fins lucrativos). Em 2023, fundei a plataforma de notícias de transporte e logística Frota News, com objetivo de focar nos temas que desafiam as soluções para gestão de frotas.
- Publicidade -

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Últimas notícias
você pode gostar:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui