O Prêmio CONAREC é uma iniciativa que reconhece a excelência na gestão da experiência do cliente (CX) no Brasil. Ganhar este prêmio significa que a empresa se destacou em oferecer um atendimento de alta qualidade, especialmente no desenvolvimento de soluções digitais e na centralidade do cliente. A Iveco acaba de ganhar este prêmio na categoria Transportes.
A plataforma Frota News acompanha a evolução do atendimento ao cliente de todas as fabricantes de caminhões. Trata-se de um segmento com poucos competidores, no entanto, extremamente competitivo. Os clientes frotistas são muito exigentes, diferentemente dos clientes pessoas físicas da indústria de automóveis, que trocam de marca muito facilmente, quase sempre levando o design do carro como mais importante do que o total custo de operação e o atendimento. Isso torna a conquista desta premiação muito mais importante.
O que é o CONAREC
O CONAREC é o Congresso Nacional das Relações Empresa-Cliente. Ele teve sua primeira edição em 2003 e, desde então, tem sido um evento pioneiro e inovador no cenário de relacionamento entre empresas e clientes no Brasil. O objetivo principal do CONAREC é promover discussões sobre a cultura do cliente, compartilhar experiências e apresentar as últimas tendências. O evento foi criado pela empresa especialista em inteligência de mercado e conta com mais de 100 patrocinadores, mostrando a sua importância para a área comercial das empresas.
O prêmio avalia empresas em diversas categorias, incluindo contratantes, BPOs (Business Process Outsourcing), e fornecedores de soluções tecnológicas, e destaca aquelas que se sobressaem pela inovação e eficiência na gestão de relacionamento com os clientes. As empresas reconhecidas no CONAREC demonstram um compromisso consistente com a melhoria contínua de seus serviços e na capacidade de atender às demandas de seus consumidores.
A cerimônia de premiação ocorreu no dia 9 de setembro, em São Paulo (SP), durante o evento que reuniu os principais nomes da experiência do cliente no Brasil. Este prêmio reflete as práticas inovadoras e o foco da montadora em transformar o atendimento ao cliente em um diferencial competitivo.
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Transformação profunda
De acordo com Bernardo Brandão, diretor geral de Peças e Serviços da Iveco para a América Latina, a conquista do prêmio é resultado de uma estratégia clara de inovação no atendimento e no suporte oferecido aos clientes. Ele explica que, nos últimos quatro anos, a Iveco passou por uma profunda transformação, tanto no portfólio de produtos e serviços quanto na forma de se relacionar com os frotistas. Entre as inovações citadas por Brandão, destaca-se a implementação de um control room para monitoramento remoto dos veículos e o uso de inteligência artificial para garantir um atendimento personalizado e proativo.
Um dos grandes diferenciais da Iveco é a central de monitoramento 24 horas, localizada em sua fábrica em Sete Lagoas (MG), que, por meio de telemetria avançada e inteligência artificial, permite à montadora atuar de forma imediata em situações críticas, assegurando intervenções rápidas e otimizando a experiência do cliente.
Nos últimos anos, a Iveco tem se destacado no pós-venda, recebendo prêmios importantes que reconhecem a excelência no atendimento ao cliente. Em 2024, a montadora foi premiada pela quarta vez consecutiva com o ‘Prêmio Consumidor Moderno de Excelência em Serviços ao Cliente’, reforçando sua posição como líder no mercado brasileiro.
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