Terceira colocada entre as fabricantes full-liner de caminhões no Brasil, a Iveco registrou 5.519 unidades emplacadas entre janeiro e agosto de 2025. O desempenho da marca representa um avanço de 0,9%, mesmo diante de um cenário de retração do mercado, que acumula queda de 6,7% no período. No total, o segmento de caminhões contabilizou 74.268 veículos emplacados, com a Iveco consolidando 7,4% de participação.
A reportagem da Frota News mergulha nos números da Anfavea e da Fenabrave para analisar o desempenho da marca, destacando a posição de seus modelos em cada segmento e a dinâmica peculiar do ranking.
Leia também:
- Executivas da DHL Express são painelistas no Seminário Educação para Logística
- Por que a Volvo testa um caminhão Mack em solo brasileiro? A resposta não é como dizem nas redes sociais
O melhor número de emplacamentos de caminhões da marca ocorre no semipesados, com 2.163 unidades, todos da linha Tector. O segmento representa 33% do mercado total e emplacou 23.611 unidades, ficando a fabricante italiana com uma fatia de 9,3%.
Ainda em números, o segmento de pesados foi o segundo maior para a Iveco, com 1.872 unidades do modelo S-Way, com uma participação de 5,7% dentro de um volume de 33.000 unidades de pesados emplacadas neste ano até agosto. Vale destacar também que a marca cresceu 10,5% em relação aos emplacamentos do mesmo período de 2024.
Com modelos da linha Daily e Tector, a Iveco emplacou 583 unidades no segmento de médios, o que representou participação de 9,55%.
A Fenabrave, que representa o setor da distribuição automotiva, divulga, mensalmente, o ranking dos 10 modelos mais vendidos em cinco segmentos: semileves, leves, médios, semipesados e pesados. Vamos conhecer como a marca italiana aparece nesses cinco segmentos.
Iveco Daily Chassi-Cabine de 3.500 kg de PBT
Outro ponto relevante é a atuação da Iveco no segmento de camionetas de carga com Peso Bruto Total (PBT) de até 3.500 kg, que compõem uma categoria estatística distinta. De acordo com dados da Anfavea, a fabricante registrou o emplacamento de 3.522 unidades do chassi-cabine Daily na área de comerciais leves, o que representa um expressivo crescimento de 53,3% em comparação ao mesmo período de 2024.
Mercado de ônibus
No mercado de ônibus, a Iveco apresenta o maior crescimento em 2025. Entre janeiro e agosto, a fabricante registrou 1.579 unidades emplacadas, um salto de 30,9% em relação ao mesmo período de 2024, quando havia contabilizado 1.206 veículos. Esse desempenho coloca a marca em evidência dentro de um segmento que, historicamente, apresenta forte concorrência e grande concentração entre poucos fabricantes.
Agora, confira os números de emplacamentos da Iveco no Brasil desde 1997:



