sexta-feira, dezembro 5, 2025

Iveco desafia a crise: veja como a marca cresceu onde o mercado caiu

- Publicidade -

Terceira colocada entre as fabricantes full-liner de caminhões no Brasil, a Iveco registrou 5.519 unidades emplacadas entre janeiro e agosto de 2025. O desempenho da marca representa um avanço de 0,9%, mesmo diante de um cenário de retração do mercado, que acumula queda de 6,7% no período. No total, o segmento de caminhões contabilizou 74.268 veículos emplacados, com a Iveco consolidando 7,4% de participação. 

A reportagem da Frota News mergulha nos números da Anfavea e da Fenabrave para analisar o desempenho da marca, destacando a posição de seus modelos em cada segmento e a dinâmica peculiar do ranking. 

Leia também:

O melhor número de emplacamentos de caminhões da marca ocorre no semipesados, com 2.163 unidades, todos da linha Tector. O segmento representa 33% do mercado total e emplacou 23.611 unidades, ficando a fabricante italiana com uma fatia de 9,3%. 

Ainda em números, o segmento de pesados foi o segundo maior para a Iveco, com 1.872 unidades do modelo S-Way, com uma participação de 5,7% dentro de um volume de 33.000 unidades de pesados emplacadas neste ano até agosto. Vale destacar também que a marca cresceu 10,5% em relação aos emplacamentos do mesmo período de 2024.  

Com modelos da linha Daily e Tector, a Iveco emplacou 583 unidades no segmento de médios, o que representou participação de 9,55%. 

A Fenabrave, que representa o setor da distribuição automotiva, divulga, mensalmente, o ranking dos 10 modelos mais vendidos em cinco segmentos: semileves, leves, médios, semipesados e pesados. Vamos conhecer como a marca italiana aparece nesses cinco segmentos.  

Iveco Daily Chassi-Cabine de 3.500 kg de PBT

Outro ponto relevante é a atuação da Iveco no segmento de camionetas de carga com Peso Bruto Total (PBT) de até 3.500 kg, que compõem uma categoria estatística distinta. De acordo com dados da Anfavea, a fabricante registrou o emplacamento de 3.522 unidades do chassi-cabine Daily na área de comerciais leves, o que representa um expressivo crescimento de 53,3% em comparação ao mesmo período de 2024. 

Mercado de ônibus

No mercado de ônibus, a Iveco apresenta o maior crescimento em 2025. Entre janeiro e agosto, a fabricante registrou 1.579 unidades emplacadas, um salto de 30,9% em relação ao mesmo período de 2024, quando havia contabilizado 1.206 veículos. Esse desempenho coloca a marca em evidência dentro de um segmento que, historicamente, apresenta forte concorrência e grande concentração entre poucos fabricantes.

Agora, confira os números de emplacamentos da Iveco no Brasil desde 1997:
Iveco
Fonte: Anuário da Indústria Automotiva Brasileira – Anfavea
 
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Marcos Villela Hochreiter
Marcos Villela Hochreiterhttps://www.frotanews.com.br
Atuo como jornalista no setor da mobilidade desde 1989 em diversas redações. Também nas áreas de comunicação da Fiat e da TV Globo, e depois como editor da revista Transporte Mundial por 22 anos, e diretor de redação de núcleo da Motor Press Brasil. Desde 2018, represento o Brasil no grupo do International Truck of the Year (IToY), associação de jornalistas de transporte rodoviário de 34 países. Desde 2021, também atuo como colaborador na Fabet (Fundação Adolpho Bósio de Educação no Transporte, entidade educacional sem fins lucrativos). Em 2023, fundei a plataforma de notícias de transporte e logística Frota News, com objetivo de focar nos temas que desafiam as soluções para gestão de frotas.
- Publicidade -
- Publicidade -

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Últimas notícias
você pode gostar:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui