Ao contrário do mercado de automóveis de passeio, onde os modelos elétricos e híbridos vêm ganhando espaço com certa rapidez, o segmento de veículos comerciais eletrificados – como vans, furgões e caminhões – ainda caminha a passos lentos no Brasil. Apesar de apresentar crescimento percentual expressivo, os números absolutos de emplacamentos permanecem baixos, revelando uma série de desafios estruturais que envolvem as distribuidoras de energia.
Segundo dados da Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores), a única marca com desempenho razoável até agora é a Ford, que emplacou 362 unidades da van elétrica E-Transit em 2024. A Mercedes-Benz, desde o lançamento da eSprinter em dezembro de 2024, emplacou 15 unidades até abril desde ano.
Os dados mostram o quanto a adesão ainda é tímida entre transportadores de carga, que enfrentam, entre outros entraves, a escassez de infraestrutura de recarga elétrica nas rotas de transporte.
Leia também
TESTE: eSprinter mostra força e silêncio e inteligência a bordo em ruas e estradas
Por que anunicar na plataforma Frota News?
Leia na edição 50 o comparativo técnico entre Ford E-Transit e Mercedes-Benz eSprinter
Mercado Livre, mobilidade elétrica e transporte público na edição 50 da Frota News
Com isso, uma estratégia adotada pelas montadoras tem sido direcionar os veículos comerciais elétricos para empresas do setor de energia, que possuem maior acesso à rede elétrica e interesse direto na transição energética. Ou pelo menos, deveriam.
É nesse contexto que a Iveco marca presença no SENDI 2025 (Seminário Nacional de Distribuição de Energia Elétrica), o maior evento do setor na América Latina, realizado entre os dias 27 e 30 de maio no Expominas, em Belo Horizonte (MG).
A montadora apresenta no evento o eDaily, seu utilitário 100% elétrico, lançado em junho de 2024. O modelo é exibido em parceria com o Grupo Emtel e implementado com um cesto aéreo para operação em altura.
“A presença da IVECO no SENDI reforça nosso compromisso com a transição energética e com o desenvolvimento de soluções que atendam às demandas de um setor essencial como o de energia”, afirma Marcio Querichelli, presidente da Iveco para a América Latina.
“Adotar veículos elétricos como o eDaily reforça nossa missão de reduzir a emissão de gases poluentes, contribuir para a descarbonização do setor logístico e impulsionar soluções mais sustentáveis para toda a cadeia de energia”, afirma Luciano Miranda, CEO do Grupo Emtel.
Siga o Roteiro Automotivo no Instagram!
Roteiro Automotivo: Explorando a conexão entre mobilidade, gastronomia e entretenimento


