A mobilidade urbana de Goiânia passa a contar com os inéditos ônibus articulados Marcopolo Attivi Express.com chassi BYD. Com 23 metros de comprimento, os quatro veículos vão operar no corredor BRT Leste-Oeste (antigo Eixo Anhanguera), um dos mais movimentados da cidade. A chegada dos novos veículos é resultado da parceria entre Marcopolo, Consórcio BRT Goiânia e Topline Bus, representante da marca na região Centro-Oeste.
O Attivi Express tem capacidade para até 158 passageiros, os ônibus oferecem tecnologias embarcadas de última geração, com ar-condicionado, Wi-Fi, poltronas estofadas City com portas USB, painel multiplex, itinerários eletrônicos e sistema de câmeras com reconhecimento facial para segurança. Outro destaque é o sistema de portas com acionamento eletrônico e função antiesmagamento.
O design também privilegia inclusão e acessibilidade: iluminação full LED, rampas de acesso, espaço reservado para pessoas com mobilidade reduzida e ambiente totalmente climatizado. “Estamos muito orgulhosos de participar dessa transformação em Goiânia. A entrega dos ônibus elétricos articulados é um exemplo concreto de como a Marcopolo está contribuindo para um transporte coletivo mais sustentável, eficiente e centrado nas pessoas”, afirmou Ricardo Portolan, diretor de Operações Comerciais Mercado Interno e Marketing da fabricante.
Outras notícias do setor de ônibus

Transporte de pacientes — A Volare, líder nacional na fabricação de micro-ônibus, ampliou sua atuação no setor público ao entregar 59 unidades do modelo Attack 9 ao Fundo Estadual de Saúde da Bahia, com conclusão prevista para agosto. Os veículos, adquiridos via a concessionária Peça Fácil Veículos, serão utilizados no transporte de pacientes das Policlínicas Regionais de Saúde, que atendem mais de 13,9 milhões de pessoas em 408 municípios baianos. Equipados com elevador, ar-condicionado e poltronas Executiva, os micro-ônibus oferecem conforto e acessibilidade, reforçando o compromisso da Volare com soluções personalizadas para a saúde pública e inclusão social.
Produção de carrocerias — A produção de ônibus pelas encarroçadoras brasileiras manteve desempenho positivo no acumulado de janeiro a julho. Foram produzidos 13.685 veículos, um aumento de 6,32% sobre o mesmo período do ano anterior. Os modelos urbanos lideraram com 5.622 unidades, seguidos pelos rodoviários (4.421), enquanto os micro-ônibus registraram queda de 24,7%, com 2.922 unidades. A produção também incluiu 564 miniônibus e 156 intermunicipais. Com a inclusão da Volare no balanço da Fabus, que fabricou 1.832 ônibus, o total produzido no período chegou a 15.517 unidades, destacando Caio Induscar e Marcopolo como principais fabricantes.


