quinta-feira, novembro 21, 2024

GERDAU, VAMOS E VW SE UNEM PARA RENOVAÇÃO DE FROTA E RECICLAGEM DE CAMINHÕES VELHOS

Araçariguama, SP – Em um marco inédito, um evento realizado na unidade de produção de aço da Gerdau em Araçariguama (SP) testemunhou a formação de uma aliança estratégica entre as empresas Gerdau, Vamos e Volkswagen Caminhões e Ônibus. O anúncio traz consigo promessas de renovação da frota nacional, trazendo importantes figuras governamentais, líderes empresariais e representantes da mídia.

O “programa pioneiro de uma ideia de anos” engloba todas as etapas essenciais da renovação da frota: aquisição, desmobilização e reciclagem de caminhões antigos. Estes serão substituídos por caminhões zero quilômetro (sistema Euro-6/P8) da Volkswagen, no caso desta parceria.

reciclagem
Visita do presidente interino da República, Geraldo Alckmin, com os líderes das empresas que fazem esta aliança para a renovação de frota

Objetivo ambicioso

É ideia é que outras montadoras de caminhões formem suas alianças também, pois a necessidade é que mais de 2 milhões de unidades de veículos de cargas sejam renovados e reciclados nas próximas décadas.

A meta do programa abrange benefícios variados, como aumento da qualidade de vida dos motoristas autônomos, aprimoramento da logística nacional e contribuições substanciais para a economia e o meio ambiente.

A Vamos, destacada no setor de locação e venda de veículos industriais, efetuou a aquisição de 140 caminhões com mais de 20 anos de serviço, alguns com notáveis 53 anos de atividade. Com isso, a Vamos ganhou créditos fiscais do Programa de Renovação de Frotas para aquisição de 140 caminhões zero quilômetro.

A reciclagem

A reciclagem dos caminhões antigos é liderada pela Gerdau, uma pioneira em equipamentos de reciclagem de aço. Mega trituradores, conhecidos como Shredders, nas unidades de Araçariguama e São Caetano do Sul, assumem a tarefa de processar os caminhões obsoletos. A Gerdau garante, assim, um suprimento sustentável de sucata de aço, alinhando-se ao conceito de economia circular.

Os componentes que não são aço, a Gerdau encaminha para outras empresas especializadas em diferentes materiais, como óleos, pneus, vidros, plásticos etc.

As palavras dos líderes

Gustavo Couto, CEO da Vamos, expressou o alinhamento dessa ação com a visão da empresa de contribuir para a renovação da frota brasileira. Ele destacou os efeitos benéficos da aliança em aspectos sociais, ambientais e econômicos. Incluiu aprimoramento da qualidade do ar, redução de acidentes e tráfego. Além disso, a promoção do emprego e incremento da competitividade do setor de transporte e logística.

Rubens Pereira, vice-presidente da Unidade de Negócios Brasil da Gerdau, sublinhou a relevância dessa colaboração. Evidenciou o compromisso da empresa em reciclar 250 mil veículos anualmente. Pereira também ressaltou o papel crucial da Gerdau na economia circular e na mitigação das emissões de carbono.

reciclagem
Roberto Cortez com Geraldo Alckmin em visita ao processo de reciclagem da Gerdau

Roberto Cortes, presidente e CEO da Volkswagen Caminhões e Ônibus, celebrou a venda dos 140 novos caminhões à Vamos. Cortes exaltou o orgulho da empresa em participar dessa iniciativa vanguardista no Brasil, um projeto que entrelaça sustentabilidade, inovação e tecnologia. Ele também elogiou o programa do governo federal. Isso porque oferece condições especiais de financiamento para os compradores dos novos caminhões, contribuindo para a concretização desse projeto audacioso e transformador.

Para o aumento da segurança viária também é necessário o investimento no treinamento e capacitação dos motoristas profissionais. Para isso, a Fabet oferece cursos para diversas áreas da gestão das transportadoras e áreas de logística dos embarcadores. Saiba mais:

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Marcos Villela Hochreiter
Marcos Villela Hochreiterhttps://www.frotanews.com.br
Atuo como jornalista no setor da mobilidade desde 1989 em diversas redações. Também nas áreas de comunicação da Fiat e da TV Globo, e depois como editor da revista Transporte Mundial por 22 anos, e diretor de redação de núcleo da Motor Press Brasil. Desde 2018, represento o Brasil no grupo do International Truck of the Year (IToY), associação de jornalistas de transporte rodoviário de 34 países. Desde 2021, também atuo como colaborador na Fabet (Fundação Adolpho Bósio de Educação no Transporte, entidade educacional sem fins lucrativos). Em 2023, fundei a plataforma de notícias de transporte e logística Frota News, com objetivo de focar nos temas que desafiam as soluções para gestão de frotas.
- Publicidade -

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Últimas notícias
você pode gostar:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui