A Mercedes-Benz do Brasil inaugurou um novo Centro de Treinamento para caminhões e ônibus em Atibaia, no estado de São Paulo. A unidade na Rodovia Dom Pedro I, próximo à Fernão Dias (BR-381) e entre os aeroportos de Guarulhos e Viracopos. Ele atenderá concessionários, equipes da fábrica e clientes frotistas.
O novo centro substitui o anterior, que existe há 43 anos, e estava localizado em Campinas. As novas instalações seguem o padrão do TRUCKTraining da Daimler Truck na Alemanha, assegurando uma estrutura para atividades teóricas e práticas.
A estrutura do Centro de Treinamento se destaca pelo uso de tecnologias avançadas, como digitalização 3D, óculos de realidade virtual, gameficação, chatbot, robôs e estúdio de gravação. Em breve, será incorporado um simulador de dirigibilidade de caminhões e ônibus, em parceria com o SEST SENAT.
Leia também:
Pegue o próximo desvio; soja a caminho da China
Expodireto Cotrijal 2025: os estandes interessantes para os frotistas do agronegócio
ZEG Biogás vai aumento produção de biometano com nova planta em MG
Segundo Jefferson Ferrarez, vice-presidente de Vendas, Marketing e Peças & Serviços Caminhões da Mercedes-Benz do Brasil, “nosso objetivo é elevar o nível de conhecimento técnico e habilidades comportamentais dos profissionais da rede de concessionários, garantindo a melhor experiência em vendas e pós-vendas”. Além disso, treinamentos para motoristas de frotistas contribuem para a melhor utilização das tecnologias dos veículos, aumentando segurança e eficiência.
O Centro de Treinamento de Atibaia também atua em sinergia com a matriz da Daimler Truck na Alemanha e atende mercados da América Latina e outros continentes. Em 2024, foram 8.900 participantes, sendo 4.320 presenciais e 4.580 via EaD. Para 2025, estima-se 9.500 participantes.
“Nosso portfólio atual conta com mais de 600 cursos, sendo cerca de 230 em formato EaD”, diz Sandro Onofre, gerente sênior de Desenvolvimento da Rede de Concessionários Caminhões e Ônibus & Treinamentos da Mercedes-Benz do Brasil.
“Os cursos são oferecidos a profissionais de Vendas e Pós-Venda da Rede de Concessionários e equipes da própria Empresa, monitores e motoristas de empresas clientes. Além dos treinamentos presenciais teóricos e práticos, o Centro de Treinamento da Mercedes-Benz do Brasil vem se destacando, nos últimos anos, pelos cursos EaD, que ganharam impulso especialmente durante a pandemia da Covid-19. Foi um trabalho que envolveu mais do que a digitalização dos materiais de treinamento, foi um desenvolvimento de uma nova didática de ensino, impulsionando uma transformação completa dos cursos usando essas novas metodologias bem como a estruturação de uma plataforma online completa”.
Conheça mais:
Exemplo da Agropalma formando a nova geração de profissionais
Quem está pensando na formação da futura geração de profissionais do setor do agronegócio? Na redação da Frota News, para a seção Frota Educação, nos chegou informações sobre a Escola Agropalma, uma instituição educacional do setor agrícola que tem objetivo de atender famílias envolvidas com o setor agropecuário no Pará. É um exemplo a ser compartilhado, e outros, podem ser também.
Segundo Chrystianne Corrêa, diretora da Escola Agropalma, os recentes resultados acadêmicos refletem um trabalho pedagógico estruturado e eficiente. “Desde 2020, adotamos um material didático focado no ENEM para garantir um melhor desempenho dos nossos alunos”, explica. Com uma abordagem estratégica, a preparação para os vestibulares e exames nacionais será intensificada em 2025. “Teremos simulados para os estudantes do 2º ano do ensino médio e uma rotina reforçada de estudos para os alunos do 3º ano, incluindo aulas regulares no período da tarde e um intensivo ENEM pela manhã, além de quatro simulados ao longo do ano”, detalha a diretora.
Sobre a Agropalma
A Agropalma é uma empresa brasileira reconhecida em como referência na produção sustentável de soluções com óleo de palma. Sua trajetória começou em 1982, no município de Tailândia (PA), e sua atuação perfaz toda a cadeia produtiva – da fabricação de mudas ao óleo refinado e gorduras especiais às soluções de alto valor agregado, incluindo produtos orgânicos. Atualmente, a companhia conta com seis indústrias de extração de óleo bruto, duas refinarias e um terminal de exportação alfandegado, e emprega cerca de 5 mil colaboradores. A Agropalma também foi pioneira em implementar, há mais de 20 anos, um programa de Agricultura Familiar com palma, que beneficia hoje 272 agricultores parceiros. Guiada pelo compromisso com o planeta e as pessoas, a empresa segue avançando em suas práticas para tornar a palma sustentável uma referência brasileira. Para mais informações, acesse: www.agropalma.com.br.