Com frota própria e diversificada, tanto em marcas, modelos e tipos de caminhões. O Grupo Tombini, de Santa Catarina, reforça o relacionamento com a Mercedes-Benz e chega a 265 Actros após a aquisição de mais 160 cavalos mecânicos Actros 2553 6×2. Aliás, a empresa já havia comprado cinco unidades deste mesmo modelo neste ano para teste. Tudo indica que ela aprovou o pesado da marca da estrela.
Assine, gratuitamente, a Newsletter Frota News
A saber, a história com a Mercedes-Benz vem desde a geração anterior do Actros e, mais recentemente, com a aquisição de 100 unidades do Actros 2548 6×2 em fevereiro deste ano. O objetivo foi a renovação da frota feita anualmente. Além disso, segundo a empresa, a idade média dos caminhões é de 2,5 anos. Com essas aquisições, o Grupo Tombini com 265 Actros, todos comercializados pela concessionária Cosmar Veículos, de Jundiaí-SP. Vale esclarecer que a matriz da transportadora é em Palmitos (SC). E, das 14 filiais, a de Jundiaí é responsável pela manutenção da frota e abastecimento dos caminhões por causa da localização estratégica.
Visita bem-sucedida
“Há um ano participei de um encontro junto a outros transportadores na fábrica da Mercedes-Benz em São Bernardo do Campo, para falarmos sobre os caminhões do portfólio da marca. Naquela oportunidade, resolvemos testar o Actros 2553 6×2”, relata Clécio Tombini, sócio-diretor do Grupo Tombini. “Avaliamos o desempenho dos veículos por três meses e os resultados foram muito positivos, especialmente no consumo de combustível”.
Zero Acidente: Tombini renova frota com 100 Actros e faz reconhecimento a motoristas
Segundo o cliente, posteriormente, a Tombini adquiriu então cinco unidades do Actros 2553 6×2. Que foram distribuídas em regiões diferentes e em segmentos também distintos, bem como no transporte de cargas frigoríficas, porta-container e sider. “O objetivo era observar se, em todas as operações e locais, o caminhão manteria os resultados que vinha entregando. Para nossa surpresa e satisfação, conseguimos constatar tudo isso”, ressalta Clecio Tombini.
“Essa expressiva venda de 265 caminhões Actros ao longo de 2024 reforça a excelência da nossa parceria com a Tombini”, afirma Jefferson Ferrarez, vice-presidente de Vendas, Marketing e Peças & Serviços Caminhões da Mercedes-Benz do Brasil. “É importante destacar especialmente essa nova aquisição de 165 unidades do Actros 2553, que vem equipado com o moderno motor OM 471 de 530 cavalos, o mais potente da marca no Brasil. Certamente, este motor é muito bem aceito pelo mercado pelo desempenho excelente e ótimo consumo de combustível, além do freio-motor de alta performance, com 580 cv de potência de frenagem e menores índices de ruído e vibração”.
Frota diversificada
“Cerca de 20% da frota de 1,5 mil veículos da Tombini é composta por caminhões da nossa marca”, informa Jaqueline Hilsdorf Neves Marzola, gerente sênior de Vendas Caminhões Regional São Paulo da Mercedes-Benz do Brasil.
A saber, no final do ano passado, o Grupo Tombini comprou 50 caminhões Iveco S-Way, adquirindo pela primeira vez veículos da marca italiana. Além de Mercedes-Benz e Iveco, a frota é composta com Scania e Volvo.
Aliás, a empresa possui 14 filiais pelo Brasil. São mais de 52 anos atuando no transporte rodoviário de cargas secas e refrigeradas, em todas as regiões do País. Entre os segmentos atendidos estão os de alimentos, bem como, higiene, beleza e saneantes, entre outros. Em sua nova sede na cidade de Itupeva, SP, a Tombini conta com uma estrutura completa para a manutenção preventiva e corretiva e para o abastecimento da frota.