quinta-feira, janeiro 29, 2026

FPT inicia produção de motores a gás para Iveco disputar mercado com Scania

O mercado de caminhões movidos a gás ainda é um nicho, mas está em crescimento. Até o momento, é praticamente exclusivo da Scania, que já vendeu quase 2 mil unidades desde o lançamento na Fenatran de 2019 e produz seus motores a gás em São Bernardo do Campo (SP) desde 2022. No entanto, na última Fenatran, em 2024, a Iveco reforçou seu interesse em disputar esse mercado com a Scania, apresentando os modelos S-Way e Tector movidos a gás. Para isso, a empresa precisava de motores, o que agora será possível com o anúncio da FPT. 

A marca de powertrain do Iveco Group iniciou a produção dos motores N60 NG, N67 NG e Cursor 13 NG. Esses propulsores atendem ao padrão PROCONVE P8/Euro VI, adotado no Brasil, e não serão utilizados apenas em caminhões e ônibus. 

Os motores serão produzidos na fábrica de Córdoba, na Argentina, onde a Iveco já monta o Tector NG e ônibus a gás. Além de veículos comerciais para o segmento on-road, os novos motores também vão equipar máquinas agrícolas e geradores de energia. 

Noma do Brasil reafirma seu compromisso ambiental com novas conquistas em energia renovável e gestão sustentável

Gás natural fóssil e renovável

O gás natural renovável, ou biometano, é um combustível mais limpo, que reduz significativamente as emissões de poluentes e contribui para a mitigação das mudanças climáticas ao diminuir a emissão de CO₂. No entanto, esses motores também podem funcionar com o GNV (Gás Natural Veicular) de origem fóssil, que reduz em cerca de 15% as emissões de CO₂ se comparado ao diesel fóssil. 

FPT
Carlos Tavares

“Na América Latina, a solução começa com tecnologias adequadas ao potencial de biocombustíveis da região. Por isso, a FPT Industrial lidera diversos projetos dentro de sua estratégia multienergética, com investimentos em gás natural e biometano. É um grande orgulho apresentar o início da produção local de motores a gás natural, uma das ações mais relevantes da marca nos últimos anos”, afirma Carlos Tavares, presidente da FPT Industrial para a América Latina. 

A fábrica de Córdoba passará a produzir os modelos N60 NG, N67 NG e Cursor 13 NG, complementando as versões a diesel que já fazem parte do portfólio da FPT Industrial. Esses motores, com tecnologia de ciclo Otto, foram projetados especialmente para operar com gás natural, tanto fóssil quanto renovável. A comercialização está prevista para setembro de 2025, por meio da rede de distribuidores da FPT na América Latina. 

edição 51
Clique na imagem para baixar a edição gratuitamente

Especificações Técnicas:

  • N60 NG – Potência [hp]: 170–210 | Torque [Nm]: 540–750 
  • N67 NG – Potência [hp]: 220–286 | Torque [Nm]: 800–1250 
  • Cursor 13 NG – Potência [hp]: 415–460 | Torque [Nm]: 1900–2000 
- Publicidade -
- Publicidade -
Marcos Villela Hochreiter
Marcos Villela Hochreiterhttps://www.frotanews.com.br
Atuo como jornalista no setor da mobilidade desde 1989 em diversas redações. Também nas áreas de comunicação da Fiat e da TV Globo, e depois como editor da revista Transporte Mundial por 22 anos, e diretor de redação de núcleo da Motor Press Brasil. Desde 2018, represento o Brasil no grupo do International Truck of the Year (IToY), associação de jornalistas de transporte rodoviário de 34 países. Desde 2021, também atuo como colaborador na Fabet (Fundação Adolpho Bósio de Educação no Transporte, entidade educacional sem fins lucrativos). Em 2023, fundei a plataforma de notícias de transporte e logística Frota News, com objetivo de focar nos temas que desafiam as soluções para gestão de frotas.
- Publicidade -

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Últimas notícias
você pode gostar:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui