Desde que a Ford Caminhões encerrou suas atividades no Brasil, em 2019, muitos leitores passaram a se perguntar: a tradicional marca de caminhões do oval azul deixou de existir por completo ou apenas saiu do mercado brasileiro? A dúvida é compreensível, já que o encerramento da produção local foi um marco no setor automotivo nacional, afetando uma legião de transportadores e revendedores.
Mas a resposta é clara: a Ford Caminhões segue viva — e mais tecnológica do que nunca — em mais de 50 países.
A presença global da Ford Trucks
A atuação internacional da marca está sob responsabilidade da Ford Trucks, divisão operada pela Ford Otosan — uma joint venture formada entre a Ford Motor Company e o grupo turco Koç Holding. A Ford Otosan é hoje um dos maiores centros de engenharia e produção de veículos comerciais da Europa, responsável pelo desenvolvimento, fabricação e exportação de caminhões Ford, inclusive pela Ford Transit fora dos Estados Unidos.
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A Ford Trucks está presente em mais de 50 países, com forte atuação na Europa, Oriente Médio, Norte da África e partes da Ásia e América do Sul, como Argentina, Chile, Peru e Uruguai. As razões para a Ford Otosan não exportar para o Brasil são questões tributárias e regulatórias.
Segundo o plano estratégico da empresa, a meta é atingir 80 países até 2030. A sede da operação está na Turquia, de onde saem os modelos mais avançados da marca.
F-MAX: símbolo da nova fase global
O modelo mais emblemático dessa nova era é o Ford F-MAX, que ganhou notoriedade internacional ao ser eleito o “International Truck of the Year” em 2019, o maior prêmio do setor de caminhões na Europa. Com design moderno, cabine espaçosa e alto nível de tecnologia embarcada, o F-MAX representa o avanço da marca em direção à inovação e eficiência operacional.
Em 2024, a Ford Otosan atingiu um marco importante: mais de 20 mil unidades exportadas apenas para o continente europeu, consolidando o crescimento da marca mesmo em mercados altamente competitivos.
Inovação e tecnologia na nova geração de caminhões
A nova linha de caminhões Ford conta com tecnologias como:
- Sistemas de assistência ao motorista (ADAS)
- Conectividade embarcada para frotas
- Motorização mais eficiente e ecológica
- Cabines com conforto premium
- Protótipos elétricos e com direção autônoma em fase de testes
A Ford Otosan também investe em centros de P&D focados em energia limpa, com projetos que visam lançar caminhões 100% elétricos e até modelos a hidrogênio nos próximos anos.
E no Brasil? Existe chance de retorno?
Embora a produção local de caminhões tenha sido encerrada definitivamente com o fechamento da fábrica em São Bernardo do Campo, há movimentações discretas nos bastidores sobre uma possível reentrada da marca no Brasil, desta vez via importação.
Em edições recentes da Fenatran, executivos da Ford Otosan revelaram que a empresa avalia oportunidades de negócio no mercado latino-americano, inclusive com a reintrodução de modelos como o F-MAX por meio de distribuidores autorizados, sem necessidade de uma planta fabril no país.
Motor GEN2
O novo motor Ecotorq GEN2 de 12,7 litros atende aos exigentes padrões de emissões Euro 6 e está preparado para ser integrado em 70% dos modelos da Ford Trucks. Com um design focado em reduzir o custo total de propriedade (TCO) e melhorar o consumo de combustível em até 11,3%, este motor se torna uma referência na categoria.

Testado por mais de 25.000 horas e 1,5 milhão de quilômetros, o Ecotorq GEN2 foi desenvolvido em colaboração com clientes reais, submetido a condições extremas de estrada e clima. Além disso, sua compatibilidade com combustíveis HVO o torna uma opção mais ecológica para o transporte pesado.
Inovações-chave do F-MAX com Ecotorq GEN2:
- Design aerodinâmico otimizado
- Suspensão pneumática dianteira para maior conforto
- Novos padrões de pneus e câmeras retrovisoras integradas
- Transmissão overdrive que reduz a rotação do motor em altas velocidades
- Elementos como obturadores ativos de grade e pinças de freio otimizadas para melhorar a eficiência energética
Especificações Técnicas do Ecotorq GEN2
- Tipo de motor: Diesel, 6 cilindros em linha, 24 válvulas, comando de válvulas no cabeçote (OHC)
- Cilindrada: 12.740 cm³
- Diâmetro x curso: 130 mm x 160 mm
- Taxa de compressão: 17,6:1
- Potência: Variando conforme a aplicação:
- 420 cv (308,9 kW) a 1.800 rpm
- 450 cv (331 kW)
- 500 cv (367 kW)
- Torque máximo: De 2.150 Nm a 2.500 Nm entre 1.000 e 1.300 rpm
- Sistema de injeção: Common rail de alta pressão, controlado eletronicamente
- Padrão de emissões: Euro 6
- Peso do motor: Aproximadamente 1.175 kg
- Dimensões (A x L x C): 1.391 mm x 1.037 mm x 1.150 mm


