A Ford criou novo padrão para picapes médias de uso extremo com o lançamento da Ranger Super Duty, um modelo que combina robustez extrema, design funcional e tecnologia de ponta — tudo isso direto da fábrica australiana, sem a necessidade de modificações caras no mercado de implementação.
Projetada para enfrentar os cenários mais exigentes, a Ranger Super Duty é mais do que uma versão parruda da já conhecida ranger. Ela é fruto de uma imersão profunda no universo dos clientes que vivem do trabalho com caminhonetes. “Os gerentes de frota nos disseram que não havia nenhuma picape média ou pesada no mercado que realmente atendesse às suas necessidades”, explica Todd Willing, chefe de Design da Ford Motor Company. “Foi aí que mergulhamos ainda mais fundo e ouvimos mais de 50 empresas e serviços públicos para entender o que realmente faltava.”
O resultado? Um veículo que preenche uma lacuna real no mercado, combinando a robustez do conceito Built Ford Tough com um visual marcante e funcionalidades pensadas para o trabalho.
Leia também:
Avaliação da VW Amarok V6 explica o aumento de vendas por causa do motor
Noma do Brasil amplia portfólio de produtos com a linha Work Series
Visual que impõe respeito
Com postura elevada, pneus General Grabber todo-terreno de 33 polegadas e bitola alargada, a Ranger Super Duty esbanja presença. O capô estampado com a inscrição “SUPER DUTY” e os para-lamas quadrados reforçam a impressão de força bruta. “Todos os elementos têm função prática e estética”, destaca Willing. “Queríamos que, ao olhar para ela, as pessoas entendessem que se trata de uma ferramenta de trabalho.”
Na frente, o para-choque de aço reforçado montado diretamente no chassi oferece maior proteção em ambientes off-road. Já a placa de proteção frontal e os pontos de fixação para faróis auxiliares são um convite para enfrentar os terrenos mais desafiadores.
“O briefing de design foi claro: Ultimate Tough”, acrescenta Max Wolff, chefe de design do Ford International Markets Group. “Cada linha, cada detalhe tem como objetivo transmitir resistência e capacidade.”
Uma picape pronta de fábrica para tudo
Disponível nas configurações de chassis com cabine simples, supercab e cabine dupla, além da tradicional picape cabine dupla, a Ranger Super Duty foi pensada para todas as frentes de trabalho: do campo à cidade, do resgate à floresta.
Para facilitar a personalização sem dor de cabeça, o modelo já vem preparado para receber carrocerias de serviço, desmontáveis e outros equipamentos. Um diferencial é o sistema opcional de Montagem Integrada de Dispositivos, que suporta até 4 kg e dispensa furos ou adaptações que comprometam o veículo. “Isso evita danos ao painel e reduz a vibração dos dispositivos”, diz Wolff.
Outro destaque é o snorkel exclusivo, desenvolvido em parceria com a Safari. A entrada de ar elevada melhora o desempenho do motor ao captar ar mais fresco e limpo — essencial em terrenos com poeira ou água.
Interior funcional, tecnologia na medida
Dentro da cabine, a praticidade também dita o tom. Além do nome “SUPER DUTY” em relevo no porta-luvas, todas as versões vêm com tela de infoentretenimento de 12 polegadas e interruptores auxiliares no console superior.
A experiência do motorista é complementada por uma série de recursos de assistência, incluindo câmera 360°, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, alerta de colisão com frenagem automática, monitoramento de ponto cego com cobertura de reboque e assistência de frenagem reversa com alerta de tráfego cruzado.
Uma inovação exclusiva da Ranger Super Duty é a barra de tecnologia de assistência ao motorista traseira, integrada diretamente ao chassi nas versões cabine-chassi. “A ideia era levar o mesmo nível de tecnologia da Ranger tradicional para uma picape ainda mais potente”, afirma Dave Burn, engenheiro-chefe do programa Ranger Super Duty. “Nosso compromisso com o Built Ford Tough é também um compromisso com inteligência e segurança.”
Durabilidade testada ao extremo
Como uma verdadeira ferramenta de trabalho, a Ranger Super Duty foi desenvolvida para suportar o uso pesado do dia a dia. Os novos retrovisores, mais altos e funcionais, por exemplo, passaram por rigorosos testes, como o famoso “teste de porta fechada”, que simula 10 anos de uso intenso em condições extremas de temperatura.
“Sabemos que esse veículo vai enfrentar muita coisa, então garantimos que ele aguentasse pancadas, trancos e o tempo”, finaliza Burn.
a Ranger Super Duty foi desenvolvida para as condições extremas do mercado australiano, que tem muitas características similares ao da América do Sul. No entanto, ainda a Ford não informou em quais mercados que este novo modelo será comercializado.