quarta-feira, janeiro 28, 2026

Financiamentos de veículos pesados crescem em setembro e somam 25 mil unidades, aponta B3

O mercado de caminhões e ônibus financiados registrou alta de 5,2% em setembro de 2025, com 25 mil unidades negociadas, frente às 24 mil de agosto. O dado, divulgado pela B3 (bolsa de valores oficial do Brasil), reflete a leve recuperação nas operações de crédito voltadas ao segmento de veículos comerciais pesados, mesmo após um primeiro semestre marcado por instabilidade econômica e desaceleração da produção.

De acordo com o levantamento, os veículos usados continuam sendo maioria entre os financiados, com 15 mil unidades em setembro — um avanço de 7% sobre o mês anterior. Já os modelos novos somaram 11 mil unidades, representando um crescimento mais moderado, de 2,7%.

Leia também:

Apesar do desempenho mensal positivo, o setor ainda opera abaixo dos níveis de 2024. Em setembro do ano passado, foram financiadas 28 mil unidades, o que representa uma queda de 7,9% no comparativo anual, confirmando a queda de 7,7% nos emplacamentos de caminhões entre janeiro e setembro deste ano. No entanto, vale lembrar que os veículos pesados financiados em setembro vão aparecer nos emplacamentos entre outubro e dezembro devido ao tempo de implementação.

financiamento
Dados do segmento de veículos pesados: caminhões e ônibus

A retração é puxada principalmente pelos modelos novos, que registraram queda de 21,9% frente ao mesmo mês de 2024, enquanto os usados tiveram leve alta de 6%.

“O resultado histórico indica um crescimento consistente do setor. Este é o terceiro aumento consecutivo no acumulado de janeiro a setembro, o que reforça que a demanda por financiamento de veículo permanece forte este ano, mesmo diante das adversidades macroeconômicas”, destaca Daniel Takatohi, superintendente de Produtos de Financiamentos na B3.

A B3 ressalta que os dados têm como base o Sistema Nacional de Gravames (SNG), a maior base de dados privada do país voltada à gestão de restrições financeiras sobre veículos automotores dados como garantia em operações de crédito.

financiamento
Dados incluindo todos os segmentos

Tendência de recuperação gradual

Mesmo com a queda no comparativo anual, os resultados indicam que o mercado de veículos pesados dá sinais de retomada, impulsionado por uma maior demanda por caminhões usados e por um ambiente de crédito mais estável. O avanço consecutivo nos últimos meses sugere que o segundo semestre de 2025 poderá consolidar uma trajetória de recuperação moderada, acompanhando o ritmo de crescimento observado no mercado geral de financiamentos de veículos no país.

Acompanhe notícias selecionadas que importam para o setor de transporte de carga e logística:
➡️ Acompanhe nossas redes sociais: LinkedInInstagram e Facebook
➡️ Inscreva-se no canal do Videocast FrotaCast
- Publicidade -
- Publicidade -
Filipi Goschrman
Filipi Goschrmanhttps://www.frotanews.com.br
Filipi Goschrman é um profissional com ampla experiência em inteligência de mercado, tendência, comportamento e negócios. Há 10 anos, se dedica a analisar e entender o mercado e os consumidores. Responsável pelo planejamento comercial do Frota News, atua também como diretor executivo do Guia de Turismo de São Paulo, uma plataforma de serviços e soluções para o turismo na cidade de São Paulo.
- Publicidade -

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Últimas notícias
você pode gostar:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui