quarta-feira, outubro 30, 2024

FedEx: rumo a uma frota de carbono neutro, inclusive no Brasil

A frota de veículos da FedEx no Brasil é composta por cerca de 2.900 equipamentos, entre caminhões, carretas e vans, que atendem clientes em todas as regiões do país. A empresa está em processo de renovação da sua frota em todos os mercados que atuam, mais fortemente, nos países europeus.

No Brasil, ela fez a aquisição de 408 novos veículos entre o final do ano passado e meados deste. Esses veículos possuem maior eficiência energética em relação aos mais antigos, mas ainda dependentes de petróleo.

A média da frota dela está em torno de 7 anos, representando uma redução de 22% em comparação com 2018. Além disso, a FedEx está ampliando o uso de veículos elétricos no Brasil, com um projeto-piloto em Recife (PE) e Brasília (DF), e a expansão para Salvador (BA) em 2023. A empresa tem como meta global obter operações neutras de carbono até 2040.

Leia também:

Noma do Brasil recebe Certificado de Energia Renovável 2023 Eco Ludfor

Na Europa, a FedEx começou o planejamento para a renovação da frota de furgões a diesel para elétricos em 2014 para a filial francesa. No final do ano passado, a FedEx Express encomendou 98 Mercedes-Benz eSprinter para as suas operações no Reino Unido, Espanha, França e Holanda.

Leia também:

TRICICLO PIAGGIO APÉ CARGO É NOVA SOLUÇÃO PARA ENTREGAS URBANAS

Futuras renovações

A FedEx planeja alcançar operações neutras em carbono globalmente até 2040 e planeja eletrificar toda a frota de recolha e entrega de propriedade da FedEx numa abordagem de aquisição por fases.

Isso abre uma grande oportunidades para as marcas que estão com furgões elétricos no Brasil para atender a filial brasileira da FedEx. Sobretudo, para a empresa atingir a meta, ela deverá acelerar o processo de renovação nos próximos anos. Se a opção fosse fazer em 2023, ainda não há muitas opções de furgões elétricos.  Entre elas, temos Ford e-Transit, Renault Kangoo elétrico, Peugeot e-Expert, entre outros.

Os veículos elétricos testados pela FedEx no Brasil

Motos elétricas: A FedEx iniciou um projeto-piloto em Recife (PE) e Brasília (DF) para uso de motos elétricas nas operações logísticas no país. Dessa forma, o projeto conta com três motos elétricas que serão avaliadas ao longo de seis meses. As motos são das startups nacionais Voltz e Origem.

Furgões elétricos: A FedEx anunciou a expansão da frota de vans elétricas no Brasil, com oito novos veículos que começarão a circular em Salvador (BA) e Recife (PE) em 2023. Por fim, os veículos são unidades do Peugeot e-Expert, um furgão elétrico equipado com motor de 136 cv e bateria de 75 kWh, que tem autonomia de até 330 km.

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Marcos Villela Hochreiter
Marcos Villela Hochreiterhttps://www.frotanews.com.br
Atuo como jornalista no setor da mobilidade desde 1989 em diversas redações. Também nas áreas de comunicação da Fiat e da TV Globo, e depois como editor da revista Transporte Mundial por 22 anos, e diretor de redação de núcleo da Motor Press Brasil. Desde 2018, represento o Brasil no grupo do International Truck of the Year (IToY), associação de jornalistas de transporte rodoviário de 34 países. Desde 2021, também atuo como colaborador na Fabet (Fundação Adolpho Bósio de Educação no Transporte, entidade educacional sem fins lucrativos). Em 2023, fundei a plataforma de notícias de transporte e logística Frota News, com objetivo de focar nos temas que desafiam as soluções para gestão de frotas.
- Publicidade -

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Últimas notícias
você pode gostar:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui