A frota de veículos da FedEx no Brasil é composta por cerca de 2.900 equipamentos, entre caminhões, carretas e vans, que atendem clientes em todas as regiões do país. A empresa está em processo de renovação da sua frota em todos os mercados que atuam, mais fortemente, nos países europeus.
No Brasil, ela fez a aquisição de 408 novos veículos entre o final do ano passado e meados deste. Esses veículos possuem maior eficiência energética em relação aos mais antigos, mas ainda dependentes de petróleo.
A média da frota dela está em torno de 7 anos, representando uma redução de 22% em comparação com 2018. Além disso, a FedEx está ampliando o uso de veículos elétricos no Brasil, com um projeto-piloto em Recife (PE) e Brasília (DF), e a expansão para Salvador (BA) em 2023. A empresa tem como meta global obter operações neutras de carbono até 2040.
Noma do Brasil recebe Certificado de Energia Renovável 2023 Eco Ludfor
Na Europa, a FedEx começou o planejamento para a renovação da frota de furgões a diesel para elétricos em 2014 para a filial francesa. No final do ano passado, a FedEx Express encomendou 98 Mercedes-Benz eSprinter para as suas operações no Reino Unido, Espanha, França e Holanda.
TRICICLO PIAGGIO APÉ CARGO É NOVA SOLUÇÃO PARA ENTREGAS URBANAS
Futuras renovações
A FedEx planeja alcançar operações neutras em carbono globalmente até 2040 e planeja eletrificar toda a frota de recolha e entrega de propriedade da FedEx numa abordagem de aquisição por fases.
Isso abre uma grande oportunidades para as marcas que estão com furgões elétricos no Brasil para atender a filial brasileira da FedEx. Sobretudo, para a empresa atingir a meta, ela deverá acelerar o processo de renovação nos próximos anos. Se a opção fosse fazer em 2023, ainda não há muitas opções de furgões elétricos. Entre elas, temos Ford e-Transit, Renault Kangoo elétrico, Peugeot e-Expert, entre outros.
Os veículos elétricos testados pela FedEx no Brasil
Motos elétricas: A FedEx iniciou um projeto-piloto em Recife (PE) e Brasília (DF) para uso de motos elétricas nas operações logísticas no país. Dessa forma, o projeto conta com três motos elétricas que serão avaliadas ao longo de seis meses. As motos são das startups nacionais Voltz e Origem.
Furgões elétricos: A FedEx anunciou a expansão da frota de vans elétricas no Brasil, com oito novos veículos que começarão a circular em Salvador (BA) e Recife (PE) em 2023. Por fim, os veículos são unidades do Peugeot e-Expert, um furgão elétrico equipado com motor de 136 cv e bateria de 75 kWh, que tem autonomia de até 330 km.