A FedEx (Federal Express Corporation), entre as três maiores transportadoras do mundo, está acelerando sua estratégia de descarbonização no Brasil ao incorporar 27 veículos elétricos à operação. Com a chegada das novas unidades, a frota local de emissão zero da companhia passa a contar com 52 veículos, entre vans e motocicletas, voltados especialmente para entregas de última milha e regiões de tráfego intenso.
As novas vans, modelo Mercedes-Benz eSprinter Furgão Street 320, serão distribuídas para as estações da FedEx em Sumaré (SP), Curitiba (PR), Rio de Janeiro (RJ), Betim (MG) e São Paulo (SP), fortalecendo a presença da empresa em importantes centros logísticos e urbanos do país.
Segundo Camila Lima, vice-presidente de Operações da FedEx no Brasil, a iniciativa reflete uma diretriz clara de inovação responsável: “Estamos focados em adotar soluções tecnicamente viáveis e economicamente sustentáveis.”
Do lado da fabricante, a parceria reforça o papel da Mercedes-Benz na eletrificação do transporte urbano. Para Fabio F. Silva, head de Vendas de Vans da Mercedes-Benz Cars & Vans Brasil, o movimento é emblemático: “A eletrificação da frota da FedEx, agora com a inclusão da eSprinter, é um exemplo concreto do nosso compromisso com a transformação do transporte urbano e rodoviário.”

Leia também:
Teste: eSprinter mostra força e silêncio e inteligência a bordo em ruas e estradas
Lançada no Brasil no fim de 2024, a Mercedes-Benz eSprinter já está rodando por aqui, e tive a oportunidade de colocar à prova a primeira van elétrica da marca alemã nas ruas da cidade de São Paulo. A saber, o teste revelou uma van ágil, com um nível de silêncio e tecnologia embarcada que a coloca num novo patamar dentro do segmento de veículos comerciais leves.
Com quase meia tonelada de equipamentos no compartimento de carga e rotas que misturam avenidas movimentadas, rampas e trechos de trânsito pesado, a eSprinter demonstrou equilíbrio, força e, principalmente, eficiência energética. Continuem lendo…



