sábado, dezembro 6, 2025

Exemplo de casa: fábricas da Mercedes-Benz abastecidas com caminhões elétricos

- Publicidade -

Para ser exemplo em logística sustentável, a Daimler Truck começa a transição energética da frota que faz o abastecimento de sua produção de caminhões Mercedes-Benz com componentes transportados por longas distâncias. A iniciativa marca o início do projeto “Electrify Inbound Logistics”, que visa substituir o transporte tradicional por soluções de emissão zero na logística de suprimentos de suas principais fábricas na Alemanha – Wörth am Rhein, Gaggenau, Kassel e Mannheim.

Nesta segunda-feira, um comboio simbólico com 14 unidades do eActros 600 foi apresentado nas instalações de Wörth, em um evento que reuniu representantes da Mercedes-Benz Trucks e de 14 parceiros logísticos europeus. Os veículos farão o transporte de peças e componentes a partir de diferentes pontos da Alemanha e de países vizinhos, como Itália, República Tcheca e Luxemburgo.

Leia também:

Marcopolo amplia educação técnica com nova escola no Espírito Santo

Noma do Brasil adota FMEA para elevar qualidade e confiabilidade na indústria 

“Com o início do comboio e o lançamento da logística elétrica para abastecer nossas fábricas, estamos enviando um forte sinal para o futuro do transporte livre de emissões”, afirmou Achim Puchert, CEO da Mercedes-Benz Trucks.

Transporte sem emissões já movimenta 100 caminhões por dia

Nos últimos dois anos, mais de 20% dos transportes regionais diretamente contratados pela Mercedes-Benz Trucks já eram feitos com veículos elétricos a bateria, totalizando mais de 100 caminhões por dia nas rotas regionais. Agora, a companhia amplia seu escopo para o transporte de longa distância com o eActros 600, modelo lançado em 2023 com foco em autonomia estendida e robustez para grandes volumes e trajetos.

Em 2024, os modelos regionais eActros 300 e 400 já haviam percorrido cerca de 2 milhões de quilômetros em operações de entrada. Com a nova frota, a estimativa é de que o eActros 600 percorra até 2,5 milhões de quilômetros por ano em rotas com emissão zero de CO₂.

Infraestrutura de carregamento cresce junto com a eletrificação

Para garantir a viabilidade da eletrificação em escala industrial, a Daimler Truck está expandindo a infraestrutura de carregamento nas fábricas e depósitos logísticos. Atualmente, a unidade de Wörth conta com 15 estações de carregamento, das quais seis são do tipo rápido TruckCharge, com potência de 400 kW.

Outras 11 estações já estão em operação em Gaggenau, Kassel, Mannheim e armazéns externos. Ainda em 2025, a empresa planeja instalar mais oito estações de carregamento rápido em suas unidades alemãs.

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Marcos Villela Hochreiter
Marcos Villela Hochreiterhttps://www.frotanews.com.br
Atuo como jornalista no setor da mobilidade desde 1989 em diversas redações. Também nas áreas de comunicação da Fiat e da TV Globo, e depois como editor da revista Transporte Mundial por 22 anos, e diretor de redação de núcleo da Motor Press Brasil. Desde 2018, represento o Brasil no grupo do International Truck of the Year (IToY), associação de jornalistas de transporte rodoviário de 34 países. Desde 2021, também atuo como colaborador na Fabet (Fundação Adolpho Bósio de Educação no Transporte, entidade educacional sem fins lucrativos). Em 2023, fundei a plataforma de notícias de transporte e logística Frota News, com objetivo de focar nos temas que desafiam as soluções para gestão de frotas.
- Publicidade -
- Publicidade -

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Últimas notícias
você pode gostar:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui