sábado, dezembro 6, 2025

Europa busca motoristas de caminhão brasileiros com salário de R$ 482 por dia

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A Europa enfrenta uma das maiores crises de escassez de motoristas profissionais de sua história. Segundo a União Internacional de Transportes Rodoviários (IRU), o continente tem um déficit estimado em 400 mil condutores, impactando diretamente a cadeia logística de países como Lituânia, Polônia, Alemanha, França, Espanha e Suécia. Para suprir essa demanda urgente, grandes transportadoras estão buscando mão de obra qualificada no exterior – e o Brasil se destaca como um dos principais mercados para recrutamento.

De olho nesse cenário, a Agência MTV Intercâmbios Profissionais firmou uma parceria com uma transportadora europeia que pretende contratar 50 motoristas por mês para operar em rotas estratégicas no continente. Há outras agências indicadas que também estão buscando motoristas no Brasil (lista mais adiante).

Destaques da oferta:

  • Salário de 75 €/dia (cerca de R$ 482,00/dia). Vale lembrar que o custo de vida na Europa também é mais elevado.
  • Passagem aérea custeada – um benefício incomum no setor.
  • Auxílio-moradia gratuito por 60 dias durante o período de adaptação.
  • Possibilidade de levar a família após dois anos de contrato.
  • Taxa de agenciamento 100% financiada pela transportadora após o período de experiência.

Esta é uma chance única para motoristas que desejam alavancar suas carreiras internacionalmente”, afirma Marcelo Toledo, diretor da Agência MTV. “A Europa está oferecendo condições que não existem no Brasil, e quem se qualificar pode mudar de vida em poucos meses.

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Por que falta motorista na Europa?

A crise que atinge o setor europeu tem múltiplas causas:

  • Envelhecimento da categoria: cerca de 40% dos motoristas têm mais de 55 anos.
  • Baixa renovação: as novas gerações têm pouco interesse pela profissão.
  • Alta demanda: o crescimento do e-commerce e do transporte de cargas aumentou a pressão sobre o setor.

O que é preciso para se candidatar?

  • CNH E válida.
  • Passaporte.
  • Comprovante de experiência.
  • Certidão de Antecedentes Criminais.

As dificuldades de ser motorista na Europa

Apesar dos salários atrativos e dos benefícios oferecidos, a profissão na Europa apresenta desafios que exigem preparação. Entre os principais obstáculos estão:

  • Rotina extenuante: motoristas podem passar longos períodos longe de casa, em jornadas que variam conforme a legislação de cada país.

  • Regulamentações rígidas: a União Europeia adota normas severas de descanso, tacógrafo digital e limites de horas de condução.

  • Diferenças de infraestrutura: dirigir em países com climas extremos e rodovias diferentes do padrão brasileiro pode ser um desafio inicial.

  • Barreiras culturais e linguísticas: mesmo com suporte, adaptar-se a costumes locais e aprender a língua do país de destino é fundamental.

O desafio da adaptação para brasileiros

Para muitos motoristas brasileiros, a mudança não é apenas profissional, mas também pessoal. A distância da família, a necessidade de aprender um novo idioma e se adequar a padrões de convivência e de trabalho podem gerar impactos emocionais. Além disso, dirigir veículos com tecnologia avançada e lidar com a fiscalização europeia exige treinamento e disciplina.

Outras agências que recrutam motoristas brasileiros para a Europa

1. Driver.net – recrutamento especializado

A mesma plataforma mencionada anteriormente divulga oportunidades via o site “Driver.net”, com foco em motoristas de caminhão tipo cegonha. Eles afirmam já estar recrutando para 17 transportadoras na Europa, oferecendo salários de até R$ 24 mil mensais e coberturas como visto, passagem e auxílio inicial. Eles se apresentam como uma das principais “exportadoras” de motoristas desde 1990, destacando vagas em países como Lituânia, Espanha, Alemanha, França, Holanda, Suíça e Bélgica.

2. Herkules Manpower

A empresa Herkules Manpower tem cerca de 300 vagas abertas para motoristas pesados e mecânicos na França e outros países da Europa. O pacote de oferta inclui:

  • Salários que podem chegar a € 1.600 a € 2.600/mês (com diárias),

  • Ajuda para obtenção do visto de trabalho e documento de residência,

  • Apoio com moradia, transporte e seguro de acidentes,

  • Treinamento completo antes da chegada.

3. EURES – Rede oficial da União Europeia

Embora não seja uma agência privada, o EURES (Serviços Europeus de Emprego) oferece canais oficiais de recrutamento e mobilidade profissional dentro do EEE (Espaço Econômico Europeu). É uma opção confiável para brasileiros que buscam oportunidades com canais governamentais diretos, inclusive em logística e transporte.

4. Plataformas generalistas com vagas na logística e transporte

Empresas como Randstad, Page Personnel e Monster Brasil operam no recrutamento em diversas áreas, incluindo vagas logísticas na Europa e no Brasil. Elas são mais generalistas, mas podem oferecer processos para motoristas através de grandes contratantes locais ou regionais europeus.

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Marcos Villela Hochreiter
Marcos Villela Hochreiterhttps://www.frotanews.com.br
Atuo como jornalista no setor da mobilidade desde 1989 em diversas redações. Também nas áreas de comunicação da Fiat e da TV Globo, e depois como editor da revista Transporte Mundial por 22 anos, e diretor de redação de núcleo da Motor Press Brasil. Desde 2018, represento o Brasil no grupo do International Truck of the Year (IToY), associação de jornalistas de transporte rodoviário de 34 países. Desde 2021, também atuo como colaborador na Fabet (Fundação Adolpho Bósio de Educação no Transporte, entidade educacional sem fins lucrativos). Em 2023, fundei a plataforma de notícias de transporte e logística Frota News, com objetivo de focar nos temas que desafiam as soluções para gestão de frotas.
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