O termo bairrismo refere-se a um sentimento de orgulho e lealdade que as pessoas têm pelo seu bairro ou região. É como um patriotismo em menor escala, onde os moradores defendem e valorizam as características e tradições locais. Esse sentimento pode ser positivo, promovendo a união e a identidade comunitária, mas também pode levar a rivalidades e preconceitos entre diferentes bairros ou regiões. E no caso de veículos com padrão Volvo? Alguém tem dúvida da qualidade e da tecnologia? É difícil ter argumentos contra a qualidade Volvo.
A saber, as empresas Expresso Azul, Autoviação Redentor, Viação Cidade Sorriso, Transporte Coletivo Glória, Autoviação São José dos Pinhais e SPE Via Mobilidade, no total, adquiriram 95 ônibus fabricados em Curitiba, capital do Paraná. Em uma outra ocasião, o próprio prefeito de Curitiba, Rafael Greca, em entrevista a este jornalista, disse que, se fabricamos excelentes ônibus, porque vamos comprar outro inferior?
Modelo Padron
O B320R é o chassi Padron da Volvo, com capacidade para até 80 pessoas, com 13,20 metros de comprimento. Encarroçados pela Caio e Marcopolo, os chassis deverão ser entregues em sua totalidade até o final do ano. As aquisições dão à renovação da frota de Curitiba, que soma cerca de 1.100 veículos.
“Estamos orgulhosos de promover mais uma grande venda para operadores que atuam em Curitiba, a cidade que a Volvo escolheu para ser sua casa brasileira há quase 50 anos”, afirma Paulo Arabian, diretor comercial da Volvo Buses no Brasil. A capital do Paraná é considerada a origem do BRT, o sistema que utiliza ônibus em corredores exclusivos, com embarques em nível e bilhetagem pré-paga para dar mais agilidade ao transporte coletivo de passageiros. “Acompanhamos de perto as necessidades da Prefeitura, do órgão gestor do sistema e dos operadores. Estamos contentes pela cidade mais uma vez investir em ônibus novos, seguros e de alta qualidade”, destaca o executivo.
Silencioso e econômico
O B320R tem motor traseiro e é um chassi de grande conforto e baixo nível de ruído. Além disso, a versão urbana possui uma caixa de câmbio automática. Que permite trocas de marcha muito suaves e um excelente custo operacional para as empresas. Só para efeito de comparação, em Belo Horizonte (MG), uma cidade maior e com maior arrecadação fiscal mais elevada, os ônibus são mais velhos, menos potentes, maioria sem ar-condicionado, motor dianteiro, câmbio manual e suspensão metálica ultrapassada.
Os novos ônibus de Curitiba são o mais recente lançamento da marca e estão chamando a atenção de transportadores de todo o País, em cidades como Ribeirão Preto, Brasília e Rio de Janeiro. “Os resultados mostram também um excelente consumo de combustível. Assim como nos modelos rodoviários, os chassis urbanos Euro 6 da Volvo têm alta eficiência energética”, observa Arabian.
O B320R tem o motor D8K Euro 6, de 320 cv de potência e 1.200 Nm de torque. Ele contribui para uma operação silenciosa e confortável para os passageiros e melhor dirigibilidade para o motorista. Além disso, o propulsor é bastante similar ao dos caminhões VM, o que confere ao ônibus uma posição ainda melhor no mercado por causa da grande disponibilidade de peças nas concessionárias e profissionais altamente capacitados pela fábrica para manutenção.
“A venda dos chassis foi feita pela Nórdica, concessionária Volvo. Que aliás, atende a capital e parte do interior do Paraná”, explica Humberto Costa, gerente regional de vendas de ônibus da Volvo. Parte dos veículos teve financiamento viabilizado pelo Banco Volvo.
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