Valinhos (SP) — Em um evento imersivo realizado entre os dias 6 e 14 de junho na unidade de Valinhos. A Eaton apresentou sua nova linha de transmissões automatizadas, Advantor e outras tecnologias destinada ao mercado automotivo nos próximos anos. O Eaton Experience 2024, realizado a cada quatro anos, reuniu montadoras, clientes e jornalistas do setor.
Esta última edição, que teve um intervalo maior em relação à edição anterior devido à pandemia. Marca também um momento tecnológico para o grupo Eaton, que passou a ter mais foco na transição energética e na conectividade. Antonio Galvão, presidente do Grupo Mobility e Corporativo da América do Sul, explica que antes chamavam a divisão de Automotiva, mas recentemente o grupo passou a chamá-la de Grupo Mobility.
Desenvolvimento para estradas brasileiras
Desenvolvida localmente com suporte do time global. A série Advantor projetou-se para atender às características das frotas brasileiras de veículos comerciais urbanos, assim como dos estradeiros e vocacionais.
Segundo Sérgio José Kramer, diretor-geral da Unidade de Negócios de Veículos Comerciais e Fora de Estrada do Grupo Mobility América do Sul, a nova geração promete economias de combustível. Ela pode variar de 10% a 20% dependendo da aplicação, quando comparada às transmissões manuais e automáticas, além de proporcionar uma melhor experiência aos motoristas.
Leia também:
A série Advantor será composta por três versões distintas: a Advantor-6, destinada ao mercado de caminhões leves e micro-ônibus; a Advantor-10, voltada para caminhões semipesados; e a Advantor-8, que equipará ônibus médios.
As caixas automatizadas Eaton já são conhecidas de muitos frotistas e fabricantes de caminhões e ônibus. O modelo de seis velocidades são EAO 6106 equipa os caminhões VW Delivery V-Tronic; e a de 10 velocidades MHD EVO que equipa o Iveco Tector Auto-Shift.
Os engenheiros do Centro de Pesquisa & Desenvolvimento do Brasil conduziram o desenvolvimento da linha Advantor com seu know-how profundo. Afinal, conta com mais de 100 engenheiros e diversos laboratórios. Isso, porque foi considerado as características e necessidades do mercado automotivo e do transportador brasileiro.
Isso significa considerar estradas com pavimento desde estradas bom e péssimo pavimento, além das estradas de terra, pedras etc. Dados apurados pelo Frota News junto à CNT (Confederação Nacional do Transporte) apontam que 57% das rodovias federais brasileiras apresentam problemas, conforme as pesquisas mais recentes realizadas pela entidade. E, geralmente, as rodovias estaduais têm condições inferiores em relação às federais, com exceção do Estado de São Paulo.
Economia e segurança
A série Advantor foi desenvolvida a partir da base mecânica já existente e robusta, sendo produzida em Valinhos, interior de São Paulo. Ela conta com diversos recursos que promovem segurança e conforto para o motorista, como assistente de partida em rampa, auto neutro e modo manobra, permitindo que os motoristas se concentrem na estrada e reduzam o cansaço causado pela constante troca de marchas nas aplicações urbanas.
A seleção inteligente de marchas e a comunicação aprimorada com o motor contribuem para uma melhor economia de combustível, reduzindo em até 20% o consumo quando comparado com transmissões automáticas em veículos vocacionais. Além disso, a série Advantor™ apresenta o melhor intervalo de troca de lubrificante da categoria e a sua embreagem pode durar até duas vezes mais, minimizando ainda mais os custos de manutenção.
Conforme a engenharia da Eaton, a nova unidade de controle eletrônico possui mais memória, maior velocidade, Serviços de Diagnóstico Unificado (UDS) disponíveis em todas as versões e está preparada para as demandas futuras de segurança cibernética, segurança funcional e compatibilidade com todas as aplicações em veículos híbridos e elétricos.
Outras tecnologias
Os participantes puderam conhecer diversas soluções desenvolvidas para veículos comerciais híbridos e elétricos. Dessa forma, incluindo breaktor, unidade de distribuição de potência (PDU), inversores, conversores, e uma linha completa de terminais e conectores. Com mais de 2,5 mil terminais disponíveis, além da família de transmissões de 4 velocidades preparadas para todas as aplicações em veículos comerciais.
O evento também expôs todo o portfólio de reposição da multinacional. Certamente, incluindo a linha de componentes originais, Eaton Aftermarket Parts (EAP), ECOBox®, linha de transmissões e embreagens remanufaturadas, graxa e lubrificantes. A saber, já estão chegando às prateleiras automotivas com uma nova identidade visual.
Nos siga no LinkedIn!