Os ônibus escolares são importantes para o desenvolvimento educacional em muitos países e um dos principais mercados da indústria fabricantes. No Brasil, há o apoio estatal do Governo Federal com o programa Caminho da Escola desde 2007, com mais de 67 mil ônibus entregues aos municípios e estados. Já nos Estados Unidos, o apoio ao transporte escolar é descentralizado, ficando a cargo de políticas estaduais e distritais.
No entanto, neste país do continente norte-americano, há uma indústria dos tradicionais ônibus escolares amarelos e, atualmente, a frota de ônibus escolar em operação nos EUA é de, aproximadamente, 480 mil unidades. No Brasil, temos o número da frota de ônibus escolar pública, superior a 67 mil. No entanto, não temos o número da frota privada, incluindo vans escolares. Para se ter ideia, há escolas privadas que possuem frota própria de ônibus escolar, como o Colégio Dante Aleghieri, em São Paulo, com 39 ônibus.
Uma das maiores indústrias é a Thomas Built Buses, pertencente a Daimler Truck, mesma holding que controla também a Mercedes-Benz Trucks. Outra importante indústria é a Blue Bird Corporation, uma corporação sem fins lucrativos fundada há mais de 100 anos para promoção da educação e da segurança. Outra marca de ônibus escolar é a IC Bus, da International (ex-Navistar International), que passou a pertencer ao Traton Group, que, por sua vez, controla também as subsidiárias brasileira Volkswagen Caminhões e Ônibus, sueca Scania e alemã MAN Truck & Bus.
Leia mais sobre o mercado de ônibus:
Lançamento da Thomas
Inclusive, a Thomas acaba de renovar a sua linha de ônibus escolares com o lançamento do Saf-T-Liner EFX2, um modelo da categoria Tipo D – de grande porte, equivalente, no Brasil, ao Mercedes-Benz OF 1619. “Este lançamento representa o fim de uma era, mas também o início de uma nova”, afirmou TJ Reed, presidente e CEO da Thomas Built Buses.
Principais diferenças e melhorias do Saf-T-Liner EFX2
- Design atualizado: O EFX2 adota o estilo do C2, com as partes dianteiras e traseiras redesenhadas.
- Maior resistência e proteção: Construído com a tecnologia Saf-T-Net, que combina adesivos avançados e fixadores mecânicos para maior robustez. A pintura automatizada e o revestimento interno da carroceria garantem maior durabilidade e proteção contra corrosão.
- Eficiência na produção: A transição para a planta Saf-T-Liner permite maior flexibilidade, reduzindo o tempo de fabricação e melhorando a logística de distribuição.
- Facilidade de manutenção: Compartilha componentes com o C2, reduzindo complexidade e custos operacionais para frotas escolares.
- Desempenho otimizado: Equipado com motor Cummins de 6,7L, com potência inicial de 200 HP e transmissão Allison 2500PTS. Oferece opção de freios a disco ou tambor para serviço pesado, além de sistema de ar-condicionado opcional de 106K BTU.
Sobre a Thomas Built Buses
Fundada em 1916, a Thomas Built Buses é uma das principais fabricantes de ônibus escolares na América do Norte. A empresa faz parte da Daimler Truck North America LLC, subsidiária da Daimler Truck, um dos maiores fabricantes mundiais de veículos comerciais, e detentora das marcas Freightliner, Western Star e Detroit. A Thomas Built Buses éAss reconhecida por seu compromisso com segurança, inovação e qualidade na produção de ônibus escolares.
Leia também:
Veículo diesel parado: saiba como evitar problemas
VWCO inicia negociações do Programa Caminho da Escola 2025
A Volkswagen Caminhões e Ônibus (VWCO) deu início ao programa Caminho da Escola em 2025 com a venda de 550 ônibus escolares para a Secretaria de Educação e Esportes de Pernambuco. A negociação incluiu 300 modelos Volksbus 8.180 ORE 1 e 250 8.160 OD Onurea PA, destinados a renovar e ampliar a frota estadual.
Os modelos são equipados com ar-condicionado, controle de tração e assistente de partida em rampa. A gerente de Vendas ao Governo da VWCO, Adriana Cecconello, destacou a robustez, a qualidade dos veículos e o suporte eficiente prestado pelos concessionários da marca como fatores que tornam os ônibus Volkswagen altamente requisitados.
Desde sua criação em 2007, o programa Caminho da Escola, administrado pelo FNDE, já beneficiou mais de 27 milhões de estudantes em todo o Brasil, com cerca de 29 mil ônibus somente da marca Volkswagen negociados em 17 anos, além dos outros quase 30 mil das outras marcas.
Com foco em segurança, acessibilidade e transparência, o programa tem sido estratégico para a inclusão educacional e a redução da evasão escolar, especialmente em áreas rurais.
Nova norma sobre acessibilidade

A norma ABNT NBR 14022:2025 estabelece diretrizes para melhorar a acessibilidade no transporte coletivo urbano, com parâmetros técnicos para adaptação de veículos e pontos de embarque. Apesar de sua adoção não ser obrigatória, busca promover inclusão e alinhamento a padrões internacionais. Entre as recomendações, estão piso baixo ou plataformas elevatórias, reserva de 10% dos assentos para pessoas com mobilidade reduzida, espaços para cadeirantes e usuários de cão-guia, além de comunicação acessível (sinalização visual, tátil e sonora).
O presidente da ABNT, Mário Esper, destaca o objetivo de ampliar condições de deslocamento para todos. A adequação às diretrizes pode ser um diferencial para empresas de transporte, frente a políticas públicas de incentivo à acessibilidade. O documento já está disponível para consulta no site da ABNT.
Do Espírito Santo para o Paraguai
A unidade da Marcopolo em São Mateus (ES) exportou o primeiro modelo Volare Fly 10 Limousine para a Empresa Ciudad de Pilar, no Paraguai, por meio da concessionária Volpy. O gerente comercial Vinicius Tregansin destacou a importância dessa exportação, demonstrando o potencial da unidade tanto para o mercado brasileiro quanto para exportações. O veículo de luxo transporta 31 passageiros e inclui diversos recursos modernos, como motor Cummins Euro VI, suspensão pneumática e acessórios avançados, como Wi-Fi e sanitário.
Em 2024, a marca exportou 137 veículos, principalmente para América Latina, África e Oriente Médio, consolidando sua representatividade no setor de ônibus.


