domingo, dezembro 14, 2025

Do Brasil aos EUA: o impacto dos ônibus escolares no setor de transportes

- Publicidade -

Os ônibus escolares são importantes para o desenvolvimento educacional em muitos países e um dos principais mercados da indústria fabricantes. No Brasil, há o apoio estatal do Governo Federal com o programa Caminho da Escola desde 2007, com mais de 67 mil ônibus entregues aos municípios e estados. Já nos Estados Unidos, o apoio ao transporte escolar é descentralizado, ficando a cargo de políticas estaduais e distritais.

No entanto, neste país do continente norte-americano, há uma indústria dos tradicionais ônibus escolares amarelos e, atualmente, a frota de ônibus escolar em operação nos EUA é de, aproximadamente, 480 mil unidades. No Brasil, temos o número da frota de ônibus escolar pública, superior a 67 mil. No entanto, não temos o número da frota privada, incluindo vans escolares. Para se ter ideia, há escolas privadas que possuem frota própria de ônibus escolar, como o Colégio Dante Aleghieri, em São Paulo, com 39 ônibus.

Uma das maiores indústrias é a Thomas Built Buses, pertencente a Daimler Truck, mesma holding que controla também a Mercedes-Benz Trucks. Outra importante indústria é a Blue Bird Corporation, uma corporação sem fins lucrativos fundada há mais de 100 anos para promoção da educação e da segurança. Outra marca de ônibus escolar é a IC Bus, da International (ex-Navistar International), que passou a pertencer ao Traton Group, que, por sua vez, controla também as subsidiárias brasileira Volkswagen Caminhões e Ônibus, sueca Scania e alemã MAN Truck & Bus.

Leia mais sobre o mercado de ônibus:

Lançamento da Thomas

Inclusive, a Thomas acaba de renovar a sua linha de ônibus escolares com o lançamento do Saf-T-Liner EFX2, um modelo da categoria Tipo D – de grande porte, equivalente, no Brasil, ao Mercedes-Benz OF 1619. “Este lançamento representa o fim de uma era, mas também o início de uma nova”, afirmou TJ Reed, presidente e CEO da Thomas Built Buses.

Principais diferenças e melhorias do Saf-T-Liner EFX2
  • Design atualizado: O EFX2 adota o estilo do C2, com as partes dianteiras e traseiras redesenhadas.
  • Maior resistência e proteção: Construído com a tecnologia Saf-T-Net, que combina adesivos avançados e fixadores mecânicos para maior robustez. A pintura automatizada e o revestimento interno da carroceria garantem maior durabilidade e proteção contra corrosão.
  • Eficiência na produção: A transição para a planta Saf-T-Liner permite maior flexibilidade, reduzindo o tempo de fabricação e melhorando a logística de distribuição.
  • Facilidade de manutenção: Compartilha componentes com o C2, reduzindo complexidade e custos operacionais para frotas escolares.
  • Desempenho otimizado: Equipado com motor Cummins de 6,7L, com potência inicial de 200 HP e transmissão Allison 2500PTS. Oferece opção de freios a disco ou tambor para serviço pesado, além de sistema de ar-condicionado opcional de 106K BTU.

Assista o Canal FrotaCast:

Sobre a Thomas Built Buses

Fundada em 1916, a Thomas Built Buses é uma das principais fabricantes de ônibus escolares na América do Norte. A empresa faz parte da Daimler Truck North America LLC, subsidiária da Daimler Truck, um dos maiores fabricantes mundiais de veículos comerciais, e detentora das marcas Freightliner, Western Star e Detroit. A Thomas Built Buses éAss reconhecida por seu compromisso com segurança, inovação e qualidade na produção de ônibus escolares.

Leia também:

Veículo diesel parado: saiba como evitar problemas

Marcopolo surpreende mercado com o motorhome Nomade 4×4

VWCO inicia negociações do Programa Caminho da Escola 2025

A Volkswagen Caminhões e Ônibus (VWCO) deu início ao programa Caminho da Escola em 2025 com a venda de 550 ônibus escolares para a Secretaria de Educação e Esportes de Pernambuco. A negociação incluiu 300 modelos Volksbus 8.180 ORE 1 e 250 8.160 OD Onurea PA, destinados a renovar e ampliar a frota estadual.

Os modelos são equipados com ar-condicionado, controle de tração e assistente de partida em rampa. A gerente de Vendas ao Governo da VWCO, Adriana Cecconello, destacou a robustez, a qualidade dos veículos e o suporte eficiente prestado pelos concessionários da marca como fatores que tornam os ônibus Volkswagen altamente requisitados.

Desde sua criação em 2007, o programa Caminho da Escola, administrado pelo FNDE, já beneficiou mais de 27 milhões de estudantes em todo o Brasil, com cerca de 29 mil ônibus somente da marca Volkswagen negociados em 17 anos, além dos outros quase 30 mil das outras marcas.

Com foco em segurança, acessibilidade e transparência, o programa tem sido estratégico para a inclusão educacional e a redução da evasão escolar, especialmente em áreas rurais.

Nova norma sobre acessibilidade

ônibus escolar
Mário Esper, presidente da ABNT

A norma ABNT NBR 14022:2025 estabelece diretrizes para melhorar a acessibilidade no transporte coletivo urbano, com parâmetros técnicos para adaptação de veículos e pontos de embarque. Apesar de sua adoção não ser obrigatória, busca promover inclusão e alinhamento a padrões internacionais. Entre as recomendações, estão piso baixo ou plataformas elevatórias, reserva de 10% dos assentos para pessoas com mobilidade reduzida, espaços para cadeirantes e usuários de cão-guia, além de comunicação acessível (sinalização visual, tátil e sonora).

O presidente da ABNT, Mário Esper, destaca o objetivo de ampliar condições de deslocamento para todos. A adequação às diretrizes pode ser um diferencial para empresas de transporte, frente a políticas públicas de incentivo à acessibilidade. O documento já está disponível para consulta no site da ABNT.

Do Espírito Santo para o Paraguai

A unidade da Marcopolo em São Mateus (ES) exportou o primeiro modelo Volare Fly 10 Limousine para a Empresa Ciudad de Pilar, no Paraguai, por meio da concessionária Volpy. O gerente comercial Vinicius Tregansin destacou a importância dessa exportação, demonstrando o potencial da unidade tanto para o mercado brasileiro quanto para exportações. O veículo de luxo transporta 31 passageiros e inclui diversos recursos modernos, como motor Cummins Euro VI, suspensão pneumática e acessórios avançados, como Wi-Fi e sanitário.

Em 2024, a marca exportou 137 veículos, principalmente para América Latina, África e Oriente Médio, consolidando sua representatividade no setor de ônibus.

 

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Marcos Villela Hochreiter
Marcos Villela Hochreiterhttps://www.frotanews.com.br
Atuo como jornalista no setor da mobilidade desde 1989 em diversas redações. Também nas áreas de comunicação da Fiat e da TV Globo, e depois como editor da revista Transporte Mundial por 22 anos, e diretor de redação de núcleo da Motor Press Brasil. Desde 2018, represento o Brasil no grupo do International Truck of the Year (IToY), associação de jornalistas de transporte rodoviário de 34 países. Desde 2021, também atuo como colaborador na Fabet (Fundação Adolpho Bósio de Educação no Transporte, entidade educacional sem fins lucrativos). Em 2023, fundei a plataforma de notícias de transporte e logística Frota News, com objetivo de focar nos temas que desafiam as soluções para gestão de frotas.
- Publicidade -
- Publicidade -

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Últimas notícias
você pode gostar:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui