quinta-feira, janeiro 29, 2026

eActros: DHL testa mais um caminhão elétrico para a descarbonização da sua frota

A frota global da DHL ultrapassa os 113 mil veículos e, cada vez mais, em transição energética. Só no Brasil, a DHL Express conta com mais de 140 veículos de carga (de bike, vans até caminhões leves) elétricos. O objetivo da empresa é ter 80 mil veículos zero emissão até 2030 e, para isso, ela testa quase todas as soluções apresentadas. O mais recente teste está sendo com o Mercedes-Benz eActros 600.

Na Europa, a DHL acaba de iniciar uma operação em parceria com a empresa sueca WLX WeLink Express, utilizando o Mercedes-Benz eActros 600, caminhão elétrico de média distância, solução que pode chegar ao Brasil. Por aqui, transportadores já testam o eActros 400, Volvo FM Electric, Scania 30G, entre outros modelos.

O eActros 600 possui autonomia de 500 quilômetros em operações com reboques de até 36 toneladas e PBTC de 44 toneladas. A operação de 1.000 quilômetros, entre Malmö, Jönköping e Emmaboda, funciona cinco dias por semana em dois turnos, para testar a viabilidade econômica e operacional da eletrificação em rotas mais longas, aproveitando pausas regulamentares para recarga.

Com capacidade instalada de 621 kWh em baterias de fosfato de ferro e lítio, o eActros 600 foi projetado para atingir até 1,2 milhão de quilômetros em dez anos de operação, mantendo mais de 80% da saúde da bateria ao final desse período.

A experiência mostra o papel da DHL na avaliação de modelos para a transição energética do setor logístico. A tentativa agora é mostrar que a eletrificação não se deve limitar a veículos leves urbanos, mas já alcança o transporte rodoviário de longa distância.

Revista Frota News Edição 52: Especial Transporte de Passageiros destaca a força do fretamento e a evolução da mobilidade 

Acompanhe notícias selecionadas que importam para o setor de transporte de carga e logística:
➡️ Acompanhe nossas redes sociais: LinkedInInstagram e Facebook
➡️ Inscreva-se no canal do Videocast FrotaCast

 

- Publicidade -
- Publicidade -
Marcos Villela Hochreiter
Marcos Villela Hochreiterhttps://www.frotanews.com.br
Atuo como jornalista no setor da mobilidade desde 1989 em diversas redações. Também nas áreas de comunicação da Fiat e da TV Globo, e depois como editor da revista Transporte Mundial por 22 anos, e diretor de redação de núcleo da Motor Press Brasil. Desde 2018, represento o Brasil no grupo do International Truck of the Year (IToY), associação de jornalistas de transporte rodoviário de 34 países. Desde 2021, também atuo como colaborador na Fabet (Fundação Adolpho Bósio de Educação no Transporte, entidade educacional sem fins lucrativos). Em 2023, fundei a plataforma de notícias de transporte e logística Frota News, com objetivo de focar nos temas que desafiam as soluções para gestão de frotas.
- Publicidade -

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Últimas notícias
você pode gostar:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui