domingo, abril 6, 2025

Daimler Truck apresenta resultados globais com forte desempenho no Brasil e EUA

Empresa registra EBIT ajustado de R$ 25,1 bilhões e retorno sobre vendas de 8,9%, com forte desempenho na América do Norte e no Brasil. Os valores foram convertidos para reais pela cotação do Euro do dia 14 de março

Daimler Truck
Karin Rådström, CEO da Daimler Truck

A Daimler Truck Holding AG divulgou seus resultados financeiros de 2024, apresentando um desempenho sólido, apesar de desafios macroeconômicos e setoriais. O Grupo registrou um EBIT ajustado de R$ 25,1 bilhões, uma queda de 15% em relação a 2023 (R$ 29,5 bilhões). A receita totalizou R$ 291,1 bilhões, uma redução de 3% frente aos R$ 301 bilhões do ano anterior.

Destaques por região

Os resultados da empresa variaram entre suas divisões. Na América do Norte, a Daimler Trucks North America manteve um desempenho muito forte, assim como a Daimler Buses. A Trucks Asia operou com solidez, apesar de mercados enfraquecidos. Já a Mercedes-Benz Trucks demonstrou força no Brasil, mas enfrentou dificuldades na Europa devido à menor demanda e desafios de custo.

Leia também:

Nova pesquisa: Ônibus é a preferência de 74% dos turistas para viagens nacionais

Traton Group: resultados da VW Caminhões, Scania, MAN e International em 2024

Volkswagen aposta no agronegócio e confirma participação em sete feiras pelo Brasil 

Karin Rådström, CEO da Daimler Truck, destacou: “Estamos orgulhosos das conquistas de 2024 e agradecemos à nossa equipe global. No entanto, sabemos que podemos ir além e estamos comprometidos em explorar ainda mais nosso potencial.”

A empresa vendeu 460.409 veículos comerciais globalmente em 2024, uma queda de 12% em relação a 2023 (526.053 unidades). No entanto, as vendas de veículos elétricos a bateria cresceram 17%, totalizando 4.035 unidades. O fluxo de caixa livre dos Negócios Industriais aumentou 12%, alcançando R$ 16,9 bilhões.

No Brasil, conforme dados de emplacamentos do Denatran e divulgados pela Anfavea (associação dos fabricantes, a Mercedes-Benz do Brasil entregou 31.328 caminhões em 2024, 16% a mais do que em 2023 – 27.018 unidades. Já em ônibus, o resultado foi negativo, -17,5% (9.277 ônibus em 2024 x 11.246 unidades em 2023).

Dividendos e programa de recompra de ações

A Daimler Truck propôs um dividendo de R$ 10,18 por ação, mantendo o valor do ano anterior. A CFO Eva Scherer ressaltou que a decisão reforça o compromisso da empresa com retornos consistentes aos acionistas. “Estamos focados em melhorar a resiliência de nossos negócios na Europa e elevar a empresa a um novo patamar”, afirmou.

A segunda fase do programa de recompra de ações, iniciada em setembro de 2024, está prevista para conclusão até agosto de 2025.

Assista o Canal FrotaCast:

Perspectivas para 2025

Para 2025, a Daimler Truck projeta um cenário operacional estável, com expectativa de vendas entre 460.000 e 480.000 unidades. A receita dos Negócios Industriais deverá ficar entre R$ 280 bilhões e R$ 291 bilhões, e o EBIT ajustado pode crescer entre 5% e 15%. No entanto, a empresa prevê uma redução de 10% a 25% no fluxo de caixa livre.

A Daimler Truck prevê desafios no mercado europeu e possíveis impactos geopolíticos e macroeconômicos. Medidas estratégicas, como a fusão das operações na China e Índia com a Mercedes-Benz Trucks Europe e América Latina, devem aumentar a eficiência e competitividade global.

Inovação e desenvolvimento

Em 2024, a empresa avançou em eletrificação e eficiência de veículos. Modelos como o Freightliner Cascadia de quinta geração e o Mercedes-Benz Actros L aprimorado receberam melhorias aerodinâmicas e tecnológicas. Além disso, a produção do Mercedes-Benz eActros 600 começou em novembro, reforçando o compromisso da Daimler Truck com a mobilidade sustentável.

A Daimler Buses também inovou, apresentando o protótipo do ônibus elétrico intermunicipal eIntouro, previsto para 2026. Nos Estados Unidos, a empresa entregou seu 1.000º ônibus escolar elétrico Jouley.

Reestruturação e eficiência

A Mercedes-Benz Trucks iniciou um programa de eficiência para reduzir custos na Europa em mais de R$ 5,4 bilhões até 2030. Discussões com o Conselho de Trabalhadores foram iniciadas para definir medidas concretas de otimização.

Com essas estratégias, a Daimler Truck reafirma seu compromisso com a inovação, eficiência e sustentabilidade, buscando manter sua posição de destaque no mercado global de veículos comerciais.

 

- Publicidade -
Marcos Villela Hochreiter
Marcos Villela Hochreiterhttps://www.frotanews.com.br
Atuo como jornalista no setor da mobilidade desde 1989 em diversas redações. Também nas áreas de comunicação da Fiat e da TV Globo, e depois como editor da revista Transporte Mundial por 22 anos, e diretor de redação de núcleo da Motor Press Brasil. Desde 2018, represento o Brasil no grupo do International Truck of the Year (IToY), associação de jornalistas de transporte rodoviário de 34 países. Desde 2021, também atuo como colaborador na Fabet (Fundação Adolpho Bósio de Educação no Transporte, entidade educacional sem fins lucrativos). Em 2023, fundei a plataforma de notícias de transporte e logística Frota News, com objetivo de focar nos temas que desafiam as soluções para gestão de frotas.
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Últimas notícias
você pode gostar:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui