A Cummins lançou o eixo tandem MT 38-610, desenvolvido para operações severas fora de estrada, especialmente na mineração. Com capacidade vertical de 38 toneladas por conjunto e Peso Bruto Combinado (PBC) de até 150 toneladas, o modelo amplia as opções para as montadoras de caminhões que atuam em terrenos irregulares e sem infraestrutura viária.
O desenvolvimento do MT 38-610 contou com colaboração da engenharia global da Cummins no segmento off-highway, integrando soluções já aplicadas em veículos canavieiros e madeireiros. “O projeto mescla componentes já consagrados, como a redução nos cubos, a novos conjuntos dimensionados especialmente para essa carga — com destaque para a adoção de cinco planetárias por cubo de roda, o que permite maior distribuição de torque e menor esforço individual por engrenagem, elevando a resistência e a durabilidade sob condições extremas”, explica Thabata R. Prosdoskimis, supervisora de Engenharia do Produto da Cummins Brasil.
Mais de 80% dos testes de validação do eixo MT 38‑610 foram realizados no Brasil, na unidade da Cummins em Osasco (SP), especialmente no Laboratório de Ensaios Mecânicos (LEM), adaptado para atender às exigências do projeto. Ensaios adicionais nos EUA garantiram a homologação internacional do componente.
Projetado para fabricação local, o eixo aproveita a infraestrutura já existente na planta de Osasco, com foco em peças de alto conteúdo nacional — como carcaças, engrenagens, sistemas de freio e itens de fixação — fortalecendo a indústria brasileira.
Clique na imagem para baixar a edição gratuitamente
Para lidar com cargas mais pesadas, o eixo MT 38‑610 traz um novo sistema de fixação, no qual o cubo de rodas é parafusado à carcaça e ao freio — substituindo o tradicional uso de pinos e prensagem. A solução, inspirada em padrões internacionais, garante maior robustez e flexibilidade sem comprometer a confiabilidade.
A Cummins desenvolveu o eixo para operar com três diferentes relações de redução: 5.41, 6.18 e 7.21, ampliando a versatilidade de aplicação conforme a exigência da operação. Para sua montagem, foi necessário realizar instruções específicas aos operadores quanto ao manuseio e encaixe de determinados componentes, assegurando a correta instalação e desempenho do conjunto.