Acaba de ser lançado o Fundo de Melhoria de Crédito para Ônibus Elétricos do Brasil. Ele é resultado de uma parceria entre o Ministério das Cidades, Bloomberg Philanthropies, BTG Pactual, Mitigation Action Facility e WRI Brasil, e tem como meta mobilizar cerca de 80 milhões de euros (equivalente a R$ 492 milhões) para financiar a compra de ônibus elétricos e a instalação de infraestrutura de recarga em todo o país.
Com a participação de investidores privados, o mecanismo deve alavancar aproximadamente 450 milhões de euros (R$ 2,68 bilhões) em investimentos até 2030, viabilizando a chegada de mais de 1.700 novos ônibus elétricos.
O fundo foi desenvolvido com apoio do Instituto de Política de Transporte e Desenvolvimento (ITDP Brasil), da Catalytic Finance Foundation e da C40 Cities, e busca enfrentar um dos maiores entraves à descarbonização: o acesso das cidades a crédito acessível e de longo prazo para financiar infraestrutura.
- Leia também:
- Revista Frota News Edição 52 – Especial transporte de Passageiros
- Toyota Hiace: a nova van como investimento estratégico para empreendedores
Volare na Master Locações e Turismo
A operadora de transportes Master Locações e Turismo, de Mossoró (RN), acaba de reforçar sua frota com cinco novos micro-ônibus Volare, sendo três unidades do modelo Fly 9 e duas do Fly 10. Os veículos foram entregues pela concessionária Volare Compacto e contam com configuração Executivo, voltada para operações de fretamento e turismo em diversas rotas pelo Brasil.
Eletra
São Paulo atingiu a marca de 1009 ônibus elétricos em sua frota municipal. O veículo de número 1000 é justamente um dos modelos da Eletra Industrial. Trata-se de um modelo de 15 metros de comprimento com plataforma Scania que vai operar pela empresa Transppass.


