O jejum de sete anos finalmente vai acabar. O Salão Internacional do Automóvel de São Paulo volta com força total e já tem 30 marcas confirmadas, número que pode colocar a 31ª edição como a maior de todos os tempos. O evento será realizado de 22 a 30 de novembro, no renovado Distrito Anhembi, com dois dias reservados à imprensa e convidados antes da abertura oficial.
A informação foi confirmada pelo presidente da Anfavea, Igor Calvet, na coletiva de divulgação do balanço do setor automotivo. Calvet fez questão de derrubar os boatos de que o salão poderia não ocorrer. Pelo contrário: “Com o número de marcas confirmadas, este poderá ser o maior Salão da sua história”, afirmou.
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Marcas confirmadas
O levantamento do site especializado em Autoindústria, trabalho da jornalista Alzira Rodrigues, revela as 30 marcas participantes. Seis delas, todas de alto luxo, estarão reunidas no Dream Lounge, estande das supermáquinas, fruto de parceria com o Motorgrid Brasil, que exibirá 70 modelos de Aston Martin, Ferrari, Lamborghini, McLaren, Porsche e Bugatti.
As demais 24 terão área-padrão de 500 m², sem distinção entre fabricantes nacionais ou importadores, nem limitação de produtos expostos — decisão tomada após pedido de isonomia feito pela Kia. Entre essas, sete são chinesas, incluindo GWM e BYD, que já investem em fábricas no Brasil, e estreantes como Denza, divisão de luxo da BYD cujo primeiro modelo no País deverá ser o sedã esportivo Z9, com versões híbrida plug-in e elétrica.
A lista inclui:
BYD, GWM, Leapmotor, SAIC, Geely, Omoda & Jaecoo, Denza, Lexus, Kia, Toyota, Jeep, Fiat, RAM, Hyundai, Mitsubishi, Renault, Citroën, Peugeot, Caoa, Caoa Chery, Honda, Lecar, Vespa, Suzuki Motos.
Ausências notáveis
Entre as marcas mais vendidas no Brasil, a General Motors já avisou que ficará de fora, concentrando esforços nas comemorações de seus 100 anos no País. A Nissan também não participará. A Volkswagen, vice-líder de mercado, ainda avalia se estará presente.
Atrações para todos os gostos
O Dream Lounge será o ponto alto para os apaixonados por supercarros, mas o Salão 2025 quer ir além da exposição estática. O Drive Experience, pista indoor de 14 mil m², permitirá test drives em modelos a combustão, híbridos, elétricos e 4×4. Já a Racing Game Zone trará simuladores de última geração para transportar o público ao universo das corridas virtuais.
Contexto e expectativa
A última edição do salão ocorreu em 2018. A de 2020 já estava ameaçada por custos elevados antes mesmo da pandemia da Covid-19.
Com 30 marcas confirmadas, seis delas reunidas em um show de supermáquinas e um pacote de atrações imersivas, o Salão do Automóvel 2025 se posiciona como muito mais que um “shopping de carros”: será um festival de mobilidade, tecnologia e paixão automotiva como o Brasil não vê há quase uma década.


