quinta-feira, dezembro 26, 2024

Conheça os planos da XBRI para a maior fábrica de pneus comerciais do Brasil 

Quem visitou a Fenatran 2024, muito provavelmente, deve ter observado a atuação de destaque da XBRI, até aqui, como importadora e distribuidora de pneus. Ela agora anuncia um investimento de R$ 1,5 bilhão para a construção da primeira fábrica de pneus da marca no Brasil, em Ponto Grossa (PR), cidade que também já é sede da DAF Caminhões, do PACCAR Group. E será a maior fábrica brasileira de pneus, com dimensões maiores do que a da maioria das montadoras de veículos.

O Brasil tem uma demanda de pneus comerciais gigantesca, considerando a frota acumulada em circulação e a produção de caminhões, implementos rodoviários, ônibus, furgões, vans de passageiros, picapes, veículos industriais, máquinas agrícolas, máquinas de construção, entre outros segmentos.

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Sem considerar a quantidade de veículos que saem das fábricas diariamente, a frota de veículos comerciais acumulada em circulação estimada pelo Ministério dos Transportes, é de cerca de 3,5 milhões de caminhões (cavalos mecânicos e rígidos), 1 milhão de semirreboques e reboques, 400 mil ônibus e 5 milhões de comerciais leves.

Vale lembrar que dependendo do tipo de veículo e composição, a quantidade de pneus pode variar entre 4 (um comercial leve) até 34 pneus em um conjunto bitrem de 9 eixos, além de composições maiores, como hexatrem etc.  

As fábricas de pneus comerciais no Brasil

Por outro lado, segundo a Anip (Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos), o Brasil possui as seguintes fábricas de pneus comerciais:  

Bridgestone/Firestone tem a sua principal fábrica em Santo André, na Grande São Paulo, para pneus comerciais, e outras fábricas para banda de rodagem Bandag e para veículos leves.  

Continental fabrica todos os pneus em Camaçari, na Bahia. 

Dunlop é uma das mais recentes fabricantes de pneus para veículos comerciais pesados, com fábrica em Fazenda Rio Grande (PR).  

Goodyear tem a sua principal fábrica para pneus comerciais em Americana e outra Santa Bárbara d’Oeste, ambas no interior de São Paulo.  

Maggion atua mais forte no segmento de duas rodas e agrícolas, mas consta também como fabricante de pneus para caminhões, e está localizada em Guarulhos (SP). 

Michelin produz pneus para veículos comerciais em duas unidades no Brasil: Itatiaia (RJ) e Camaçari (BA). 

Prometeon (que comprou a marca Pirelli Industrial) produz apenas pneus para veículos comerciais em duas unidades: Santo André (SP) e Gravataí (RS). 

XBRI
Mapa de todas as fábricas de pneus, incluindo todos os tipos, segundo a Anip

Além disso, há um mercado gigantesco de importação de pneus, inclusive, irregulares. A indústria brasileira possui uma alta capacidade para produção de pneus, como podemos ver pelos números da Anip, mas nunca suficiente para quando o mercado está aquecido, abrindo espaço para importações de oportunidade. A chegada de um novo fabricante é uma notícia boa para os frotistas brasileiros. 

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Os planos da Sunset Tires, dona da marca XBRI 

Como tem ocorrido em todos os anúncios de altos investimentos, ele é feito em reunião com vice-presidente da República e ministro de Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin. A reunião foi no último dia 12 de dezembro e estiveram presentes o CEO da Sunset Tires, Nabil Chamseddine, o diretor de Operações da companhia, Jose Yizen Lu, e o diretor de Relações Institucionais de sua subsidiara XBRI Pneus, Samer Nasser. 

XBRI
Executivos da Sunset Tires anunciam nova fábrica da marca XBRI Pneus ao vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin

A planta será em Ponta Grossa, no Paraná, representará um investimento inicial de R$ 1,5 bilhão e terá mais de 500 mil metros quadrados de área fabril, em um terreno de 330 hectares (3,3 milhões de m2) já adquirido pela empresa. 

Será a maior fábrica de produção de pneus do Brasil. Poderão ser produzidos, anualmente, até 12 milhões de pneus para carros de passeio e 2,5 milhões unidades para transporte rodoviário, máquinas agrícolas e veículos de mineração.  Só para se ter uma ideia, o complexo industrial da Iveco em Sete Lagoas (MG) tem 2,4 milhões m2). A fábrica da DAF Caminhões em Ponta Grossa tem 270 mil m2 de área construída em um terreno de 2,3 milhões de m2. 

Capital brasileiro

Subsidiária da Sunset Tires, a XBRI Pneus é uma empresa com capital 100% de brasileiros e aposta em pesquisa e inovação para o desenvolvimento de uma indústria de pneus genuinamente nacional. “Com a nova fábrica, iremos nacionalizar tecnologias hoje dominadas somente por companhias estrangeiras, criando uma verdadeira ‘Escola da Borracha’ no Brasil”, explica Nabil Chamseddine. 

Além disso, o projeto da fábrica terá o que existe de mais moderno no segmento e grande foco na sustentabilidade, por meio da reciclagem de produtos e reuso da água utilizada no processo produtivo. Além do objetivo principal de atender o mercado brasileiro de reposição, em franca ascensão, e a indústria automotiva nacional, a planta funcionará como plataforma de exportação para os Estados Unidos e Europa. 

Com o mercado em expansão, o Brasil conta com grande potencial de crescimento, tendo, em média, uma frota de 250 carros para cada mil pessoas, metade do que se observa na Europa e um quarto da proporção em comparação com o mercado norte-americano. O novo parque fabril gerará milhares de empregos diretos e indiretos e refletirá o compromisso de longo prazo da XBRI Pneus com o crescimento e o desenvolvimento econômico do País. 

Trajetória de crescimento 

 “A empresa foi fundada há 36 anos e se posicionou estrategicamente por meio do desenvolvimento de produtos pensados para as condições de clima e rodagem brasileiras, mas com produção 100% no exterior”, explica Nabil Chamseddine. “Hoje, os custos de produção, logística e tributários para importação a partir de nossas fábricas na Ásia já se assemelham aos da produção aqui no Brasil. Assim, entendemos que chegou a hora de fazer esse investimento”. 

 Com presença de marca no Brasil e grande potencial de crescimento, hoje os produtos da XBRI Pneus são homologados para reposição por grandes montadoras, como Volkswagen, e por algumas das maiores frotas do Brasil, a exemplo de Raízen, Shell, JSL, Localiza e Unidas. Também são comercializados nas principais redes de varejo, como Magazine Luiza, Assaí, Havan e Rede Mateus. 

 Para se ter uma ideia, em 2023, a XBRI Pneus comercializou mais de 3,5 milhões de unidades no Brasil. Em valor de revenda de seus clientes, estima-se um faturamento de R$ 4,5 bilhões. A expectativa da empresa é de um crescimento de 20% em 2024. 

 “Ao apostar no crescimento da marca no Brasil, a XBRI Pneus reafirma seu compromisso com o desenvolvimento econômico do País e com a oferta de produtos de qualidade a preços competitivos. Nossa marca está pronta para enfrentar os desafios e continuar crescendo, beneficiando consumidores e impulsionando a economia”, salienta Nabil. 

Também em 2024, a XBRI Pneus renovou pelo quarto ano sua colaboração com o Instituto Ayrton Senna, organização sem fins lucrativos focada no desenvolvimento do ensino. Um percentual das vendas da empresa é destinado a esse propósito, com o intuito de dar a crianças e jovens oportunidades de desenvolver seus potenciais por meio da educação de qualidade. 

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Marcos Villela Hochreiter
Marcos Villela Hochreiterhttps://www.frotanews.com.br
Atuo como jornalista no setor da mobilidade desde 1989 em diversas redações. Também nas áreas de comunicação da Fiat e da TV Globo, e depois como editor da revista Transporte Mundial por 22 anos, e diretor de redação de núcleo da Motor Press Brasil. Desde 2018, represento o Brasil no grupo do International Truck of the Year (IToY), associação de jornalistas de transporte rodoviário de 34 países. Desde 2021, também atuo como colaborador na Fabet (Fundação Adolpho Bósio de Educação no Transporte, entidade educacional sem fins lucrativos). Em 2023, fundei a plataforma de notícias de transporte e logística Frota News, com objetivo de focar nos temas que desafiam as soluções para gestão de frotas.
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