Quem visitou a Fenatran 2024, muito provavelmente, deve ter observado a atuação de destaque da XBRI, até aqui, como importadora e distribuidora de pneus. Ela agora anuncia um investimento de R$ 1,5 bilhão para a construção da primeira fábrica de pneus da marca no Brasil, em Ponto Grossa (PR), cidade que também já é sede da DAF Caminhões, do PACCAR Group. E será a maior fábrica brasileira de pneus, com dimensões maiores do que a da maioria das montadoras de veículos.
O Brasil tem uma demanda de pneus comerciais gigantesca, considerando a frota acumulada em circulação e a produção de caminhões, implementos rodoviários, ônibus, furgões, vans de passageiros, picapes, veículos industriais, máquinas agrícolas, máquinas de construção, entre outros segmentos.
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Sem considerar a quantidade de veículos que saem das fábricas diariamente, a frota de veículos comerciais acumulada em circulação estimada pelo Ministério dos Transportes, é de cerca de 3,5 milhões de caminhões (cavalos mecânicos e rígidos), 1 milhão de semirreboques e reboques, 400 mil ônibus e 5 milhões de comerciais leves.
Vale lembrar que dependendo do tipo de veículo e composição, a quantidade de pneus pode variar entre 4 (um comercial leve) até 34 pneus em um conjunto bitrem de 9 eixos, além de composições maiores, como hexatrem etc.
As fábricas de pneus comerciais no Brasil
Por outro lado, segundo a Anip (Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos), o Brasil possui as seguintes fábricas de pneus comerciais:
Bridgestone/Firestone tem a sua principal fábrica em Santo André, na Grande São Paulo, para pneus comerciais, e outras fábricas para banda de rodagem Bandag e para veículos leves.
Continental fabrica todos os pneus em Camaçari, na Bahia.
Dunlop é uma das mais recentes fabricantes de pneus para veículos comerciais pesados, com fábrica em Fazenda Rio Grande (PR).
Goodyear tem a sua principal fábrica para pneus comerciais em Americana e outra Santa Bárbara d’Oeste, ambas no interior de São Paulo.
Maggion atua mais forte no segmento de duas rodas e agrícolas, mas consta também como fabricante de pneus para caminhões, e está localizada em Guarulhos (SP).
Michelin produz pneus para veículos comerciais em duas unidades no Brasil: Itatiaia (RJ) e Camaçari (BA).
Prometeon (que comprou a marca Pirelli Industrial) produz apenas pneus para veículos comerciais em duas unidades: Santo André (SP) e Gravataí (RS).
Além disso, há um mercado gigantesco de importação de pneus, inclusive, irregulares. A indústria brasileira possui uma alta capacidade para produção de pneus, como podemos ver pelos números da Anip, mas nunca suficiente para quando o mercado está aquecido, abrindo espaço para importações de oportunidade. A chegada de um novo fabricante é uma notícia boa para os frotistas brasileiros.
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Os planos da Sunset Tires, dona da marca XBRI
Como tem ocorrido em todos os anúncios de altos investimentos, ele é feito em reunião com vice-presidente da República e ministro de Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin. A reunião foi no último dia 12 de dezembro e estiveram presentes o CEO da Sunset Tires, Nabil Chamseddine, o diretor de Operações da companhia, Jose Yizen Lu, e o diretor de Relações Institucionais de sua subsidiara XBRI Pneus, Samer Nasser.
A planta será em Ponta Grossa, no Paraná, representará um investimento inicial de R$ 1,5 bilhão e terá mais de 500 mil metros quadrados de área fabril, em um terreno de 330 hectares (3,3 milhões de m2) já adquirido pela empresa.
Será a maior fábrica de produção de pneus do Brasil. Poderão ser produzidos, anualmente, até 12 milhões de pneus para carros de passeio e 2,5 milhões unidades para transporte rodoviário, máquinas agrícolas e veículos de mineração. Só para se ter uma ideia, o complexo industrial da Iveco em Sete Lagoas (MG) tem 2,4 milhões m2). A fábrica da DAF Caminhões em Ponta Grossa tem 270 mil m2 de área construída em um terreno de 2,3 milhões de m2.
Capital brasileiro
Subsidiária da Sunset Tires, a XBRI Pneus é uma empresa com capital 100% de brasileiros e aposta em pesquisa e inovação para o desenvolvimento de uma indústria de pneus genuinamente nacional. “Com a nova fábrica, iremos nacionalizar tecnologias hoje dominadas somente por companhias estrangeiras, criando uma verdadeira ‘Escola da Borracha’ no Brasil”, explica Nabil Chamseddine.
Além disso, o projeto da fábrica terá o que existe de mais moderno no segmento e grande foco na sustentabilidade, por meio da reciclagem de produtos e reuso da água utilizada no processo produtivo. Além do objetivo principal de atender o mercado brasileiro de reposição, em franca ascensão, e a indústria automotiva nacional, a planta funcionará como plataforma de exportação para os Estados Unidos e Europa.
Com o mercado em expansão, o Brasil conta com grande potencial de crescimento, tendo, em média, uma frota de 250 carros para cada mil pessoas, metade do que se observa na Europa e um quarto da proporção em comparação com o mercado norte-americano. O novo parque fabril gerará milhares de empregos diretos e indiretos e refletirá o compromisso de longo prazo da XBRI Pneus com o crescimento e o desenvolvimento econômico do País.
Trajetória de crescimento
“A empresa foi fundada há 36 anos e se posicionou estrategicamente por meio do desenvolvimento de produtos pensados para as condições de clima e rodagem brasileiras, mas com produção 100% no exterior”, explica Nabil Chamseddine. “Hoje, os custos de produção, logística e tributários para importação a partir de nossas fábricas na Ásia já se assemelham aos da produção aqui no Brasil. Assim, entendemos que chegou a hora de fazer esse investimento”.
Com presença de marca no Brasil e grande potencial de crescimento, hoje os produtos da XBRI Pneus são homologados para reposição por grandes montadoras, como Volkswagen, e por algumas das maiores frotas do Brasil, a exemplo de Raízen, Shell, JSL, Localiza e Unidas. Também são comercializados nas principais redes de varejo, como Magazine Luiza, Assaí, Havan e Rede Mateus.
Para se ter uma ideia, em 2023, a XBRI Pneus comercializou mais de 3,5 milhões de unidades no Brasil. Em valor de revenda de seus clientes, estima-se um faturamento de R$ 4,5 bilhões. A expectativa da empresa é de um crescimento de 20% em 2024.
“Ao apostar no crescimento da marca no Brasil, a XBRI Pneus reafirma seu compromisso com o desenvolvimento econômico do País e com a oferta de produtos de qualidade a preços competitivos. Nossa marca está pronta para enfrentar os desafios e continuar crescendo, beneficiando consumidores e impulsionando a economia”, salienta Nabil.
Também em 2024, a XBRI Pneus renovou pelo quarto ano sua colaboração com o Instituto Ayrton Senna, organização sem fins lucrativos focada no desenvolvimento do ensino. Um percentual das vendas da empresa é destinado a esse propósito, com o intuito de dar a crianças e jovens oportunidades de desenvolver seus potenciais por meio da educação de qualidade.