O caminhão mais potente da Scania acaba de ganhar uma nova caixa de marcha para a Série G. Aliás, a mesma família de transmissões utilizadas na geração atual dos modelos Scania produzidos também no Brasil. A Scania desenvolveu a caixa Opticruise G38 especialmente para trabalhar junto com o V8 mais potente da marca, a lenda topo de linha de 3.700 Nm, 16 litros e 770 cv.
A Scania introduziu o G38 como a mais recente e final versão das caixas de câmbio da série G, que começou com o G33 em 2019. Assim, a Scania projetou-o sob medida para lidar com o enorme torque que o V8 de 770 hp está produzindo. Apesar de ser capaz de lidar com até 3.800 Nm de torque, ele apresenta exatamente as mesmas dimensões e peso do G33. Então, como ele é feito?
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“É basicamente sobre metalurgia, escolhendo qualidades de aço mais extremas e aplicando tecnologias como polimento de engrenagens e shot peening para aumentar o endurecimento e a durabilidade de certos componentes vitais”, diz Mats Henriksson, engenheiro de desenvolvimento na Scania R&D. “Também adicionamos canais de óleo extras para as peças mais cruciais, mas isso é tudo – o design básico da série G é muito resistente por si só”.
As caixas de câmbio da série G são tipicamente 60-70 kg mais leves do que as caixas de câmbio que estão substituindo. Aliás, principalmente devido às carcaças totalmente de alumínio e dimensões gerais menores. Outra conquista importante é o ruído reduzido, um pré-requisito para atender a regulamentações futuras. Os atuadores pneumáticos fazem as trocas de marchas nessas caixas de câmbio manuais automatizadas. Ao usar freios de eixo, os engenheiros da Scania conseguiram reduzir o número de sincronizações, espaço que é usado para engrenagens mais largas.
“A série G e seus recursos foram uma espécie de revolução na época da introdução. E ainda são, se você me perguntar”, diz Bo Eriksson, gerente de produtos da Scania Trucks. “Ele oferece todos os valores que os clientes podem pedir, ao mesmo tempo em que é flexível e adequado para uma ampla paleta de aplicações e operações do tipo em que muita potência e torque estão envolvidos. Os tratores de transporte pesado, por exemplo, definitivamente se beneficiarão do G38. É a adição definitiva quando se trata de etapas de desempenho bem equilibradas no sistema modular da Scania”.
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Você também pode encomendar as caixas de câmbio da série G como versões HD (Heavy Duty), e a G38 não é exceção. Como uma G38CH, ela virá com uma roda de engrenagem planetária mais larga para adicionar ainda mais robustez. Ela aumenta a capacidade de lidar com alto torque no eixo propulsor também nas condições de estrada mais exigentes (normalmente onde não há “estradas”).
A caixa de câmbio G38 é mais curta do que a caixa de câmbio Scania mais comum para o mesmo tipo de operação atualmente, GRSO926. Uma certa diferença entre elas é que a G38 tem apenas uma limitação de torque embutida: apenas 100 Nm de potência do motor são cortados em um determinado ponto de marcha e rpm, algo que o motorista dificilmente notará. A G38 oferece 14 marchas para frente, incluindo uma super crawler e uma marcha direta, e a oportunidade de especificar até 8 marchas para marcha à ré.
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