Em uma das viagens a trabalho à Suécia, visitando a Scania em Södertälje, região metropolitana da capital Estocolmo, tive a oportunidade de conhecer uma transportadora laboratório da fabricante de caminhões. Aliás, a ideia nasceu para ser um local para experimentação de veículos pesados e processos para auxiliar o desenvolvimento de soluções de transporte. Hoje, a LOTS Group, empresa de soluções logísticas do Grupo Scania, tem uma presença forte no Brasil e em outros países da América Latina. Então, conheça o novo CEO do grupo, Edson Guimarães, e planos da empresa para a nossa região.
Com vasta experiência em otimização e gestão da cadeia de suprimentos em grandes empresas globais, Edson chega à liderança da LOTS com a missão de potencializar a inovação e assim, posicionar a empresa como uma referência em soluções logísticas de alto nível.
Assine gratuitamente a newsletter Frota News:
Trajetória e experiência
A saber, Edson Guimarães traz em seu currículo uma passagem notável pela McKinsey & Company, na qual atuou por uma década como Associate Partner, liderando transformações de grande escala em setores diversos. Sua formação acadêmica, que inclui um mestrado em Gestão de Cadeia de Suprimentos pelo MIT e uma pós-graduação em Gestão da Produção pela Universidade Federal de São Carlos, assim, complementa sua experiência profissional, destacando-o como um líder estratégico preparado para conduzir a LOTS Group a novos patamares.
“Estou extremamente honrado em assumir o cargo de CEO da LOTS Group LATAM. Nossa prioridade será continuar a inovar e buscar soluções que não só atendam às necessidades de nossos clientes, mas que também contribuam para um futuro mais sustentável e seguro,” declarou Edson. Ele sucede Rafael Cincea, CFO da LOTS há seis anos, que atuou como CEO interino durante os últimos seis meses, período em que a empresa manteve seu ritmo de crescimento e inovação.
Virtu GNL realiza Road Show para mostrar o Scania movido a gás liquefeito
Sustentabilidade e inovação como pilares
Sob a nova liderança, a LOTS reafirmou seu compromisso com a sustentabilidade e a inovação. A empresa planeja substituir toda a sua frota por veículos movidos exclusivamente a gás até 2027, em linha com as metas de redução de carbono do Grupo Scania. “Estamos transformando o setor através de investimentos estratégicos em tecnologia de ponta. Apostamos fortemente em automação e veículos sustentáveis para nos destacarmos no mercado,” acrescentou Edson.
A LOTS Group está na vanguarda das tendências globais, implementando inteligência artificial e blockchain para revolucionar a cadeia logística. Essas tecnologias visam aumentar a eficiência dos processos e promover uma logística mais verde e sustentável. A empresa está se posicionando como uma provocadora no mercado, estabelecendo novos padrões com suas abordagens inovadoras.
Compromisso com a segurança
A segurança também permanece como uma prioridade central para a LOTS. Entre 2021 e 2023, a empresa conseguiu reduzir em 50% o número de distrações nas frotas, como o uso de celulares, um dos principais fatores de acidentes no trânsito no Brasil. Além disso, em 2022, foram registrados 5.400 casos de excesso de velocidade, índice que foi reduzido em mais de 92% no primeiro semestre de 2024.
Crescimento e expansão
Desde sua chegada ao Brasil em 2018, a LOTS Group experimentou um crescimento expressivo de 170%. Aliás, expandindo sua equipe de cinco para mil colaboradores e investindo mais de R$ 200 milhões na América Latina.
“Na nossa divisão de transporte, continuaremos a priorizar a segurança, manter altos padrões de qualidade e promover uma logística mais sustentável. Garantir que esses pilares estejam cada vez mais sólidos é fundamental para navegar pelas complexidades do setor de transporte no Brasil e na América Latina,” destacou Edson.
Futuro promissor
Os próximos passos da LOTS Group visam posicionar a empresa como um orquestrador na cadeia de suprimentos. Certamente, criando um ecossistema resiliente, sustentável e colaborativo, com soluções próprias e parcerias estratégicas. “Pretendemos gerar um impacto significativo para nossos clientes e para a sociedade. Promovendo práticas como a economia circular, a logística reversa e o uso de combustíveis ambientalmente amigáveis. Contribuindo assim para um futuro mais verde, com cadeias de suprimentos mais colaborativas e integradas,” concluiu Edson.
Nos siga no LinkedIn!