Em 1993, a Volkswagen Caminhões e Ônibus lançou a linha Volksbus em substituição à gama “Ônibus VW”. Essa mudança marcou o início de uma nova geração de veículos comerciais da Volkswagen que chega em 2023 consolidada na vice-liderança do mercado de chassis de ônibus, com uma participação média de 25%.
Primeira década
- O lançamento do primeiro Volksbus, o 16.180 CO em 1993.
- A primeira venda realizada para a Real Auto Ônibus, do Rio de Janeiro.
- Em 1996 é iniciado a produção no Consórcio Modular de Resende (RJ), e também foi um 16.180 CO o primeiro a sair da linha de montagem.
- Introdução do chassi Volksbus 17.210 (1996). A Volkswagen lançou o chassi Volksbus 17.210, um modelo de ônibus que se tornou um dos mais populares e vendidos da linha Volksbus. Esse chassi foi projetado para atender às demandas do transporte urbano.
- O lançamento do segundo modelo, o VW 18.310 OT com a realização da primeira grande venda de ônibus rodoviários para a Viação Pluma.
- Os chassis de 8 toneladas de PBT são os favoritos no segmento de micro-ônibus, por oferecer uma relação peso/potência bastante favorável ao operador de transporte de passageiros. Foi para este segmento, em 2001, que a marca fez sua estreia com o Volksbus 8.150 OD, rapidamente, adotado, principalmente, por empresas de fretamento e, também, no transporte escolar. O modelo já passou por dezenas de atualizações e, na última, está na gama como 8.160 R Euro 6.
- Em 2001, a VW lança o primeiro ônibus com motor traseiro, o Volksbus 17.240 OT. Ele tinha um motor MWM 6.10 TCA de 238 cv e capacidade para até 44 passageiros. Ele foi encerrado em 2004, sendo substituído pelo Volksbus 17.260 OT.
Segunda década
- Em 2003, a VW lançou o chassi 26.330 OTA, com motor traseiro.
- Primeiro lote vendido para o Caminho da Escola, programa do Governo Federal, em 2009, com 2.200 unidades do modelo 15.190 VE-03R.
- A conquista, ainda nos anos 1990, do mercado internacional com a linha Volksbus, começando pelos países Argentina e México.
- 6. Início da produção na Argentina (2011): A Volkswagen expandiu suas operações para além do Brasil e iniciou a produção de ônibus Volksbus na Argentina, ampliando sua presença no mercado latino-americano.
- Atualmente, o menor chassi de ônibus é o micro-ônibus 8.160 R (Escolar Rural), mas sabia que a VW já teve ônibus menores? Entre 2004 e 2012, a montadora tinha o Volksbus 5.150 OD.
- Foi também em 2004, que a montadora passou a oferecer um chassi mais potente para ônibus semipesados, o modelo 17.260 EOT, com motor traseiro. Ele foi adquirido pelas empresas para diferentes aplicações, desde urbano, BRT e rodoviário. A linha atual Euro 6 continua contando com uma opção nesta potência, com o 17.260 S.
- A família de ônibus padrão ganhou mais uma opção em 2006, quando a marca lançou o Volksbus 15.190 EOD. Este modelo vem sendo atualizado constantemente, e na linha atual Euro 6, o representante para o segmento de 15 toneladas de PBT é o 15.210 R/S.
- Foi também em 2006 que a montadora lançou uma opção intermediária entre o 15.190 e o 17.260. Ela lançou o 17.230 EOD (com motor dianteiro), presente na marca, atualizado para Euro 6 como 17.230 S.
- Em 2011, na 8ª Edição da FetransRio, o Volksbus Articulado foi a maior novidade da marca para aquele evento. O modelo para corredores BRT (Bus Rapid Transit) poderia receber carroceria de até 18,2 metros. O articulado ficou pronto para lançamento, mas até hoje, a VWCO aguarda a atualização da Norma 15.570 da ABNT sobre ônibus articulado com motor dianteiro.
Leia também: AS VANTAGENS E COMO FUNCIONA A SUSPENSÃO A AR NOS NOVOS ÔNIBUS VOLKSWAGEN
Terceira Década
- Melhor ano de vendas da VWCO. Foi em 2013, quando foram emplacadas 9.025 unidades.
- Os trólebus dos tempos atuais são os ônibus elétricos conectados a uma rede de energia elétrica aérea. Para a fabricação dos 10 novos trólebus, o motor e a caixa de câmbio são removidos e os chassis Volksbus 17.280 piso baixo são fornecidos com eixos e relação de diferencial adaptados à operação. Com os chassis, um módulo eletrônico que faz a interface com o novo sistema de tração elétrica e chicotes elétricos são entregues aos fornecedores envolvidos na operação, a Induscar, fabricante das carrocerias Caio, e a Eletra, responsável pela tração elétrica das unidades.
- Em 2016, a VWCO lançou o Volksbus 8.160 OD piso-baixo e suspensão pneumática, mais adequado para o transporte de passageiros em transporte urbano.
- Em 2017, com presença consolidada no México, a VWCO lança modelo desenvolvido exclusivamente para o mercado mexicano, o Volksbus 14.190 SCD. O projeto envolveu fornecedores locais e parceria com encarroçadores mexicanos. A configuração do modelo é específica para atender a demandas e padrões do transporte de passageiros naquele país. O motorista reposicionado, também conhecido localmente como trompudo.
- Em 2019, a montadora apresenta o ônibus urbano de 15 metros com três eixos, com dois dianteiros direcionais e capacidade para 115 passageiros. Trata-se do Volksbus 22.280 ODS, apelidado pela marca como “superônibus”.
- Com presença consolidada no México, a VWCO lança modelo exclusivo para o mercado mexicano, o Volksbus 14.190 SCD.
- Em 2023, a VWCO amplia a oferta de suspensão pneumática para toda a linha Volksbus de 9 a 18 toneladas de PBT.
- Início dos testes em 2023 com o protótipo que utiliza uma arquitetura modular 100% elétrica, inédita e desenvolvida pela engenharia da marca em Resende (RJ). O e-Volksbus ainda não tem data para lançamento. O protótipo possui carroceria Caio e configuração Padron, nos padrões da SPTrans (o piso pode ser alto ou baixo). O veículo elétrico possui 350 km de autonomia, graças a uma bateria com 12 packs. O preço estimado é de R$ 2 milhões para a data atual.
- Em 2018, a VWCO já havia apresentado o projeto do Volksbus e-Flex no Salão de Hannover, na Alemanha. Tratava-se de um modelo híbrido, com o VW 1.4 TSI de 150 cv funcionando como gerador de energia para as baterias e ainda não há previsão para lançamento.
- Os modelos que ficaram mais tempos em produção da linha Volksbus foram os lançados após a entrada em vigor da fase Proconve P7 em 2012. Eles estão sendo substituídos agora, também, por caso do Proconve. A fase P8 entrou em vigor em janeiro deste ano.
- No segundo semestre de 2020, o Volksbus 18.330 OT 6×2, veículo de conceito e inédito para a marca, que inova ao trazer pela primeira vez no modelo rodoviário um terceiro eixo. Conquanto, a linha Euro 6, ainda não consta a versão 6×2, que poderá ser introduzida futuramente.
- A expansão internacional da VWCO ganha mais um parceiro. Antes de tudo, a MAN Automotive South Africa (do mesmo grupo TRATON), em 2022 passou a montar os Volksbus 17.230 e o 17.260 V-Tronic, enviados para lá em SKD (sigla para Semi Knock-Down ou componentes parcialmente montados). Anteriormente, os componentes são pré-montados em Resende (RJ). Contudo, há uma curiosidade: o nome especial da linha na África do Sul é Volksbus Yabantu. Assim, a palavra “Yabantu” no idioma local zulu significa “das pessoas e para pessoas”.
- A Volkswagen lançou a nova linha Volksbus Euro 6 em maio de 2023, com oito modelos: 8.180 R, 9.180 S, 11.180 R/S, 15.210 R/S, 17.230 S, 17.260 S, 18.310 SL e 18.310 SH. Entretanto, um novo modelo vai chegar em breve. Aliás, o “superônibus” 22.280 ODS como Euro 6 está na fase final de desenvolvimento e em um dos próximos meses deste ano. Ademais, na ocasião do lançamento do novo portfólio, a VWCO ampliou as tecnologias de segurança para todos os modelos, entre elas, assistente de partida em rampa, controle de estabilidade e controle de tração.
- Por fim, o marco de mais de 175 mil chassis produzidos nesses 30 anos.
[…] CONHEÇA 30 FATOS QUE MARCAM OS 30 ANOS DA VOLKSBUS CONHEÇA 30 FATOS QUE MARCAM OS 30 ANOS DA VOLKSBUS […]