sábado, dezembro 6, 2025

Competição inédita coloca caminhões a diesel, GNL e elétricos à prova

- Publicidade -

A estreia da competição Truck Efficiency Run powered by KRONE movimentou o tradicional International ADAC Truck-Grand-Prix, realizado no lendário circuito de Nürburgring, na Alemanha. Organizada pela ADAC Mittelrhein e pela ETRA Promotion, a competição reuniu motoristas de diferentes países europeus para um desafio inédito: percorrer a exigente pista Nordschleife com o máximo de eficiência, nas categorias Diesel, GNL (gás natural liquefeito) e Elétrico.

O objetivo era claro: demonstrar, sob condições reais de operação, qual motorista conseguia extrair o melhor desempenho energético de seu caminhão. Mais do que comparar tecnologias, a prova evidenciou o papel crucial da habilidade, estratégia e calma dos condutores na busca pela máxima eficiência.

“Essa competição coloca o motorista no centro da discussão sobre eficiência. A Nordschleife foi o palco ideal para demonstrar como a condução impacta diretamente no consumo de combustível e no desempenho sustentável dos veículos”, afirmou Georg Fuchs, diretor-geral da ETRA.

Leia também

Scania S 770:  Casal transforma o caminhão mais potente do Brasil em motorhome de luxo

A experiência, fora da rotina dos participantes, foi desafiadora: exigiu técnica, controle emocional e adaptação rápida a um ambiente de alta pressão e visibilidade. Mesmo assim, os competidores mostraram profissionalismo e se engajaram com entusiasmo. Um exemplo foi Dominik Kabelitz, da Koch International, que conquistou o segundo lugar na categoria elétrica: “Foi um fim de semana fantástico. A organização foi impecável e o evento deixou uma ótima impressão. Com certeza participaria novamente”.

Após as disputas, os participantes também puderam aproveitar o clima vibrante do Truck-Grand-Prix, conhecido por reunir a comunidade do transporte europeu em torno de corridas, exposições e networking.

Noma do Brasil: 58 anos de estrada, inovação e compromisso com o transporte nacional 

Mais do que premiar vencedores, a primeira edição do Truck Efficiency Run marcou o início de uma nova abordagem no setor: reconhecer que a eficiência no transporte pesado depende não só da evolução tecnológica, mas também — e sobretudo — da atuação dos motoristas. A repercussão positiva já indica que o evento deverá ganhar força nas próximas edições.

Confira os vencedores do Truck Efficiency Run 2025

A seguir, os três melhores colocados em cada categoria com base no Performance Index (quanto menor o índice, maior a eficiência atingida em relação ao padrão do fabricante):

Categoria Diesel/HVO
  1. Colin Guppy – SCANIA R460 | Hövelmann Logistik – PI: 0,76
  2. Christina Scheib – FORD F-MAX | Scheib Transporte – PI: 0,92
  3. Johannes Springer – MERCEDES Actros | Ernst Frankenbach GmbH – PI: 0,96
Categoria GNL (Gás Natural Liquefeito)
  1. Lukasz Marszał – IVECO Magirus AS440ST | Reinert Logistik – PI: 0,78
Categoria Elétrico
  1. Hans-Peter Borchardt – MAN eTGX | Duvenbeck Transport GmbH – PI: 2,07
  2. Dominik Kabelitz – MAN eTGX | Koch Internationale Spedition – PI: 2,14
  3. Marcel Maute – MERCEDES Actros | Lorang GmbH – PI: 2,22

Observação: o índice de desempenho é calculado considerando o consumo real em relação aos parâmetros técnicos do fabricante, peso do veículo e eventuais penalidades. Por isso, os resultados não são comparáveis entre tecnologias diferentes.

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Marcos Villela Hochreiter
Marcos Villela Hochreiterhttps://www.frotanews.com.br
Atuo como jornalista no setor da mobilidade desde 1989 em diversas redações. Também nas áreas de comunicação da Fiat e da TV Globo, e depois como editor da revista Transporte Mundial por 22 anos, e diretor de redação de núcleo da Motor Press Brasil. Desde 2018, represento o Brasil no grupo do International Truck of the Year (IToY), associação de jornalistas de transporte rodoviário de 34 países. Desde 2021, também atuo como colaborador na Fabet (Fundação Adolpho Bósio de Educação no Transporte, entidade educacional sem fins lucrativos). Em 2023, fundei a plataforma de notícias de transporte e logística Frota News, com objetivo de focar nos temas que desafiam as soluções para gestão de frotas.
- Publicidade -
- Publicidade -

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Últimas notícias
você pode gostar:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui