A estreia da competição Truck Efficiency Run powered by KRONE movimentou o tradicional International ADAC Truck-Grand-Prix, realizado no lendário circuito de Nürburgring, na Alemanha. Organizada pela ADAC Mittelrhein e pela ETRA Promotion, a competição reuniu motoristas de diferentes países europeus para um desafio inédito: percorrer a exigente pista Nordschleife com o máximo de eficiência, nas categorias Diesel, GNL (gás natural liquefeito) e Elétrico.
O objetivo era claro: demonstrar, sob condições reais de operação, qual motorista conseguia extrair o melhor desempenho energético de seu caminhão. Mais do que comparar tecnologias, a prova evidenciou o papel crucial da habilidade, estratégia e calma dos condutores na busca pela máxima eficiência.
“Essa competição coloca o motorista no centro da discussão sobre eficiência. A Nordschleife foi o palco ideal para demonstrar como a condução impacta diretamente no consumo de combustível e no desempenho sustentável dos veículos”, afirmou Georg Fuchs, diretor-geral da ETRA.
Scania S 770: Casal transforma o caminhão mais potente do Brasil em motorhome de luxo
A experiência, fora da rotina dos participantes, foi desafiadora: exigiu técnica, controle emocional e adaptação rápida a um ambiente de alta pressão e visibilidade. Mesmo assim, os competidores mostraram profissionalismo e se engajaram com entusiasmo. Um exemplo foi Dominik Kabelitz, da Koch International, que conquistou o segundo lugar na categoria elétrica: “Foi um fim de semana fantástico. A organização foi impecável e o evento deixou uma ótima impressão. Com certeza participaria novamente”.
Após as disputas, os participantes também puderam aproveitar o clima vibrante do Truck-Grand-Prix, conhecido por reunir a comunidade do transporte europeu em torno de corridas, exposições e networking.
Noma do Brasil: 58 anos de estrada, inovação e compromisso com o transporte nacional
Mais do que premiar vencedores, a primeira edição do Truck Efficiency Run marcou o início de uma nova abordagem no setor: reconhecer que a eficiência no transporte pesado depende não só da evolução tecnológica, mas também — e sobretudo — da atuação dos motoristas. A repercussão positiva já indica que o evento deverá ganhar força nas próximas edições.
Confira os vencedores do Truck Efficiency Run 2025
A seguir, os três melhores colocados em cada categoria com base no Performance Index (quanto menor o índice, maior a eficiência atingida em relação ao padrão do fabricante):
Categoria Diesel/HVO
- Colin Guppy – SCANIA R460 | Hövelmann Logistik – PI: 0,76
- Christina Scheib – FORD F-MAX | Scheib Transporte – PI: 0,92
- Johannes Springer – MERCEDES Actros | Ernst Frankenbach GmbH – PI: 0,96
Categoria GNL (Gás Natural Liquefeito)
- Lukasz Marszał – IVECO Magirus AS440ST | Reinert Logistik – PI: 0,78
Categoria Elétrico
- Hans-Peter Borchardt – MAN eTGX | Duvenbeck Transport GmbH – PI: 2,07
- Dominik Kabelitz – MAN eTGX | Koch Internationale Spedition – PI: 2,14
- Marcel Maute – MERCEDES Actros | Lorang GmbH – PI: 2,22
Observação: o índice de desempenho é calculado considerando o consumo real em relação aos parâmetros técnicos do fabricante, peso do veículo e eventuais penalidades. Por isso, os resultados não são comparáveis entre tecnologias diferentes.


