No competitivo mercado brasileiro de cavalos mecânicos 4×2, dois modelos se destacam como na faixa de 380 cavalos e preço abaixo dos R$ 800 mil: o VW Constellation 19.380, tem preço sugerido de fábrica de R$ 900.386, e o Mercedes-Benz Axor 2038, com preço de lançamento de R$ 698 mil.
Ambos são projetados para o transporte rodoviário de cargas em médias e longas distâncias, oferecendo diferentes abordagens para atender às exigências de frotistas e caminhoneiros. Neste comparativo técnico e funcional, destrinchamos as principais características de cada modelo.
Motorização: equilíbrio entre força e eficiência
No coração do Constellation 19.380 está o motor Cummins L9, com 6 cilindros e 8,9 litros, que entrega 375 cv de potência a 1.900 rpm e 1.700 Nm de torque entre 1.100 e 1.400 rpm. O propulsor adota a injeção Common Rail e atende ao Proconve P-8 com o sistema SCR, que utiliza ARLA 32.
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Já o Axor 2038 aposta no motor de fabricação própria OM 460 LA, de 12,8 litros, também de 6 cilindros em linha, que entrega 381 cv a 1.600 rpm e 1.900 Nm de torque a partir de 1.100 rpm. A diferença de cilindrada revela um motor mais “folgado” para operações pesadas, com maior reserva de torque e elasticidade.
Vantagem: Axor 2038, pela maior cilindrada e torque superior, que favorecem desempenho em trechos com maior exigência de força.
Transmissão: automatização e versatilidade
Ambos os modelos são equipados com transmissões automatizadas de 12 marchas, sem pedal de embreagem, mas com diferenças importantes:
- O VW Constellation utiliza caixa ZF 12TX 2624 TD, com relações amplas que vão de 16,69:1 na primeira marcha a 1,00:1 na última.
- O Axor conta com duas opções: G 291-12 (para a versão com eixo sem redução nos cubos) ou G 340-12 (com redução), ambas da linha PowerShift 3. A ficha técnica do Axor peca por não apresentar as relações das marchas.
Vantagem: Empate técnico, mas o Axor oferece mais opções de configuração de eixo, apesar que as vantagens de CMT na configuração 4×2, dificilmente, são aplicações na maioria das operações.

Suspensão e conforto de rodagem
O Constellation 19.380 tem suspensão dianteira com molas parabólicas e traseira pneumática air link, ideal para conforto com estabilidade. Já o Axor 2038 adota molas parabólicas tanto na dianteira quanto na traseira, focando robustez e simplicidade mecânica — compensada pela suspensão pneumática da cabine nas versões Leito. Porém, uma fonte já revelou que, em breve, o Axor contará com a opção de suspensão pneumática.
Vantagem: VW Constellation, pela suspensão pneumática traseira de série, mais indicada para preservar carga e conforto.
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Tecnologia e segurança
Ambos os modelos entregam um pacote completo de segurança, lembrando que a maioria dos itens são obrigatórios por lei:
- ABS
- EBS
- Controle de tração (ASR)
- Assistente de partida em rampa (HSA / Hill Holder)
- Controle de estabilidade (ESC)
O Axor ainda oferece freio de cabeçote (Top Brake) e opção de retarder, além de luzes de frenagem de emergência (ESS) e distribuição eletrônica de frenagem (EBD).
Vantagem: Axor 2038, por entregar recursos adicionais de segurança ativa e freio auxiliar mais completo.
Dimensões e capacidade operacional
| Especificação | VW Constellation 19.380 | Mercedes-Benz Axor 2038 |
|---|---|---|
| PBT homologado | 16.000 kg | 16.000 kg (legal) / 20.100 kg (técnico) |
| CMT | 45.000 kg | 62.000 kg (G291) / 68.000 kg (G340) |
| Distância entre eixos | 3.560 mm | 3.552 mm |
| Tanque de combustível | até 780 litros | até 730 litros |
| Altura total (com climatizador) | 3.546 mm | até 3.662 mm |
Vantagem: Axor 2038, pelo maior CMT e flexibilidade técnica. Apesar de a superioridade em CMT não ser aplicável em 4×2 na prática, o modelo mostra uma maior robustez e no desempenho, o que é bastante positivo para operação que busca maior velocidade média.
Conclusão: qual é o melhor?
Ambos os caminhões entregam confiabilidade, tecnologia embarcada e ampla rede de suporte, características indispensáveis no competitivo mercado de transporte brasileiro. No fim, a decisão passa pelo tipo de carga, perfil da rota e estratégia de frota.
A escolha entre o VW Constellation 19.380 e o Mercedes-Benz Axor 2038 dependerá diretamente do preço e vantagens após a negociação. Vale lembrar que os preços sugeridos de fábrica é o chute inicial da bola em uma partida de futebol. Inclusive, a cotação média nacional do Constellation 19.380 na Tabela Fipe de julho está em R$ 758 mil. Comprador e vendedor vão trabalhar bastante até chegar em uma negociação para o apito final da partida.


