sexta-feira, dezembro 5, 2025

Comparativo caminhões 4×2: VW Constellation 19.380 vs Mercedes-Benz Axor 2038

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No competitivo mercado brasileiro de cavalos mecânicos 4×2, dois modelos se destacam como na faixa de 380 cavalos e preço abaixo dos R$ 800 mil: o VW Constellation 19.380, tem preço sugerido de fábrica de R$ 900.386, e o Mercedes-Benz Axor 2038, com preço de lançamento de R$ 698 mil.

Ambos são projetados para o transporte rodoviário de cargas em médias e longas distâncias, oferecendo diferentes abordagens para atender às exigências de frotistas e caminhoneiros. Neste comparativo técnico e funcional, destrinchamos as principais características de cada modelo.

Motorização: equilíbrio entre força e eficiência

No coração do Constellation 19.380 está o motor Cummins L9, com 6 cilindros e 8,9 litros, que entrega 375 cv de potência a 1.900 rpm e 1.700 Nm de torque entre 1.100 e 1.400 rpm. O propulsor adota a injeção Common Rail e atende ao Proconve P-8 com o sistema SCR, que utiliza ARLA 32.

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Já o Axor 2038 aposta no motor de fabricação própria OM 460 LA, de 12,8 litros, também de 6 cilindros em linha, que entrega 381 cv a 1.600 rpm e 1.900 Nm de torque a partir de 1.100 rpm. A diferença de cilindrada revela um motor mais “folgado” para operações pesadas, com maior reserva de torque e elasticidade.

Vantagem: Axor 2038, pela maior cilindrada e torque superior, que favorecem desempenho em trechos com maior exigência de força.

Transmissão: automatização e versatilidade

Ambos os modelos são equipados com transmissões automatizadas de 12 marchas, sem pedal de embreagem, mas com diferenças importantes:

  • O VW Constellation utiliza caixa ZF 12TX 2624 TD, com relações amplas que vão de 16,69:1 na primeira marcha a 1,00:1 na última.
  • O Axor conta com duas opções: G 291-12 (para a versão com eixo sem redução nos cubos) ou G 340-12 (com redução), ambas da linha PowerShift 3. A ficha técnica do Axor peca por não apresentar as relações das marchas.

Vantagem: Empate técnico, mas o Axor oferece mais opções de configuração de eixo, apesar que as vantagens de CMT na configuração 4×2, dificilmente, são aplicações na maioria das operações.

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Suspensão e conforto de rodagem

O Constellation 19.380 tem suspensão dianteira com molas parabólicas e traseira pneumática air link, ideal para conforto com estabilidade. Já o Axor 2038 adota molas parabólicas tanto na dianteira quanto na traseira, focando robustez e simplicidade mecânica — compensada pela suspensão pneumática da cabine nas versões Leito. Porém, uma fonte já revelou que, em breve, o Axor contará com a opção de suspensão pneumática.

Vantagem: VW Constellation, pela suspensão pneumática traseira de série, mais indicada para preservar carga e conforto.

Tecnologia e segurança

Ambos os modelos entregam um pacote completo de segurança, lembrando que a maioria dos itens são obrigatórios por lei:

  • ABS
  • EBS
  • Controle de tração (ASR)
  • Assistente de partida em rampa (HSA / Hill Holder)
  • Controle de estabilidade (ESC)

O Axor ainda oferece freio de cabeçote (Top Brake) e opção de retarder, além de luzes de frenagem de emergência (ESS) e distribuição eletrônica de frenagem (EBD).

Vantagem: Axor 2038, por entregar recursos adicionais de segurança ativa e freio auxiliar mais completo.

Dimensões e capacidade operacional

Especificação VW Constellation 19.380 Mercedes-Benz Axor 2038
PBT homologado 16.000 kg 16.000 kg (legal) / 20.100 kg (técnico)
CMT 45.000 kg 62.000 kg (G291) / 68.000 kg (G340)
Distância entre eixos 3.560 mm 3.552 mm
Tanque de combustível até 780 litros até 730 litros
Altura total (com climatizador) 3.546 mm até 3.662 mm

 

Vantagem: Axor 2038, pelo maior CMT e flexibilidade técnica. Apesar de a superioridade em CMT não ser aplicável em 4×2 na prática, o modelo mostra uma maior robustez e no desempenho, o que é bastante positivo para operação que busca maior velocidade média.

Conclusão: qual é o melhor?

Ambos os caminhões entregam confiabilidade, tecnologia embarcada e ampla rede de suporte, características indispensáveis no competitivo mercado de transporte brasileiro. No fim, a decisão passa pelo tipo de carga, perfil da rota e estratégia de frota.

A escolha entre o VW Constellation 19.380 e o Mercedes-Benz Axor 2038 dependerá diretamente do preço e vantagens após a negociação. Vale lembrar que os preços sugeridos de fábrica é o chute inicial da bola em uma partida de futebol. Inclusive, a cotação média nacional do Constellation 19.380 na Tabela Fipe de julho está em R$ 758 mil. Comprador e vendedor vão trabalhar bastante até chegar em uma negociação para o apito final da partida.

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Marcos Villela Hochreiter
Marcos Villela Hochreiterhttps://www.frotanews.com.br
Atuo como jornalista no setor da mobilidade desde 1989 em diversas redações. Também nas áreas de comunicação da Fiat e da TV Globo, e depois como editor da revista Transporte Mundial por 22 anos, e diretor de redação de núcleo da Motor Press Brasil. Desde 2018, represento o Brasil no grupo do International Truck of the Year (IToY), associação de jornalistas de transporte rodoviário de 34 países. Desde 2021, também atuo como colaborador na Fabet (Fundação Adolpho Bósio de Educação no Transporte, entidade educacional sem fins lucrativos). Em 2023, fundei a plataforma de notícias de transporte e logística Frota News, com objetivo de focar nos temas que desafiam as soluções para gestão de frotas.
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