A intermodalidade no transporte de cargas é fundamental para a boa rentabilidade do transporte rodoviário terrestre cargas. Estudo feito pela Frota News por meio de apuração junto aos órgãos públicos das 20 maiores economias do mundo demonstram que, quanto maior o PIB (Produto Interno Bruto), que quanto mais cresce o transporte ferroviário de carga e, gerando mais transporte rodoviário de curta distância, mais rentável, seguro e com melhor qualidade de vida para os condutores profissionais. Segundo dados mais recentes da Associação Nacional dos Transportadores Ferroviários (ANTF), os investimentos públicos e privados impulsionando a expansão do setor para o escoamento de commodities para outros países, como alimentos e produtos siderúgicos.
De acordo com o ministro dos Transportes, Renan Filho, o crescimento do setor é resultado do esforço do governo federal para ampliar a participação das ferrovias, favorecendo os países importadores de commodities. Ele destacou que os avanços deverão se intensificar com o lançamento do Plano Nacional de Ferrovias, uma iniciativa que visa ampliar a infraestrutura ferroviária e atrair novos investimentos privados, já que o acesso às rodovias é restrito às empresas concessionárias.
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Em 2024, o minério de ferro manteve-se como o principal produto transportado pelo modal ferroviário, totalizando 390 milhões de toneladas úteis (TU). Entretanto, outros segmentos também registraram avanços expressivos. A celulose teve um crescimento de 26,4% no volume transportado, seguida pelo açúcar, que avançou 15,8%, e pelos contêineres, que apresentaram aumento de 8,73% no período. Os números demonstram a baixa diversificação das cargas movimentadas pelas ferrovias devido o Brasil ser pouco competitivo internancionalmente em produtos industrializados e a falta de opções para o transporte de passageiros.
Concentração
O transporte por ferrovia no Brasil, apesar das suas dimensões, ainda é concentrado em poucas empresas, sendo essas as principais:
Rumo Logística: Opera uma das maiores malhas ferroviárias do país, conectando regiões produtoras de grãos e outros produtos ao Porto de Santos.
Vale S.A.: Além de ser uma das maiores mineradoras do mundo, a Vale opera ferrovias como a Estrada de Ferro Carajás e a Estrada de Ferro Vitória a Minas, focadas no transporte de minério de ferro.
MRS Logística: Atua principalmente no Sudeste, transportando minério, produtos siderúrgicos e agrícolas.
VLI Logística: Gerencia uma rede ferroviária integrada a terminais intermodais e portos, com foco em grãos, açúcar e fertilizantes.
Ferrovia Centro-Atlântica (FCA): Também operada pela VLI, cobre uma vasta área do Brasil, conectando o interior a portos importantes.