segunda-feira, abril 7, 2025

Commodities representam quase a totalidade do transporte ferroviário 

A intermodalidade no transporte de cargas é fundamental para a boa rentabilidade do transporte rodoviário terrestre cargas. Estudo feito pela Frota News por meio de apuração junto aos órgãos públicos das 20 maiores economias do mundo demonstram que, quanto maior o PIB (Produto Interno Bruto), que quanto mais cresce o transporte ferroviário de carga e, gerando mais transporte rodoviário de curta distância, mais rentável, seguro e com melhor qualidade de vida para os condutores profissionais. Segundo dados mais recentes da Associação Nacional dos Transportadores Ferroviários (ANTF), os investimentos públicos e privados impulsionando a expansão do setor para o escoamento de commodities para outros países, como alimentos e produtos siderúgicos. 

De acordo com o ministro dos Transportes, Renan Filho, o crescimento do setor é resultado do esforço do governo federal para ampliar a participação das ferrovias, favorecendo os países importadores de commodities.  Ele destacou que os avanços deverão se intensificar com o lançamento do Plano Nacional de Ferrovias, uma iniciativa que visa ampliar a infraestrutura ferroviária e atrair novos investimentos privados, já que o acesso às rodovias é restrito às empresas concessionárias.  

Leia também:

Mitos, desafios e oportunidades na logística de transportes intermodal 

Transporte de cargas cresce, mas enfrenta desafios tributários em 2024

As 10 maiores empresas de transporte do mundo

Minério de ferro lidera transporte ferroviário

transporte ferroviário
Fonte: Ministério dos Transportes

Em 2024, o minério de ferro manteve-se como o principal produto transportado pelo modal ferroviário, totalizando 390 milhões de toneladas úteis (TU). Entretanto, outros segmentos também registraram avanços expressivos. A celulose teve um crescimento de 26,4% no volume transportado, seguida pelo açúcar, que avançou 15,8%, e pelos contêineres, que apresentaram aumento de 8,73% no período. Os números demonstram a baixa diversificação das cargas movimentadas pelas ferrovias devido o Brasil ser pouco competitivo internancionalmente em produtos industrializados e a falta de opções para o transporte de passageiros. 

Concentração 

O transporte por ferrovia no Brasil, apesar das suas dimensões, ainda é concentrado em poucas empresas, sendo essas as principais: 

Rumo Logística: Opera uma das maiores malhas ferroviárias do país, conectando regiões produtoras de grãos e outros produtos ao Porto de Santos. 

Vale S.A.: Além de ser uma das maiores mineradoras do mundo, a Vale opera ferrovias como a Estrada de Ferro Carajás e a Estrada de Ferro Vitória a Minas, focadas no transporte de minério de ferro. 

MRS Logística: Atua principalmente no Sudeste, transportando minério, produtos siderúrgicos e agrícolas. 

VLI Logística: Gerencia uma rede ferroviária integrada a terminais intermodais e portos, com foco em grãos, açúcar e fertilizantes. 

Ferrovia Centro-Atlântica (FCA): Também operada pela VLI, cobre uma vasta área do Brasil, conectando o interior a portos importantes. 

Assista o Canal FrotaCast

- Publicidade -
Marcos Villela Hochreiter
Marcos Villela Hochreiterhttps://www.frotanews.com.br
Atuo como jornalista no setor da mobilidade desde 1989 em diversas redações. Também nas áreas de comunicação da Fiat e da TV Globo, e depois como editor da revista Transporte Mundial por 22 anos, e diretor de redação de núcleo da Motor Press Brasil. Desde 2018, represento o Brasil no grupo do International Truck of the Year (IToY), associação de jornalistas de transporte rodoviário de 34 países. Desde 2021, também atuo como colaborador na Fabet (Fundação Adolpho Bósio de Educação no Transporte, entidade educacional sem fins lucrativos). Em 2023, fundei a plataforma de notícias de transporte e logística Frota News, com objetivo de focar nos temas que desafiam as soluções para gestão de frotas.
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Últimas notícias
você pode gostar:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui