domingo, abril 27, 2025

Com nova estratégia, Goodyear quer prolongar a vida útil dos pneus

A Frota News realizou uma visita à fábrica de recapagem da Goodyear, localizada em Santa Bárbara d’Oeste (SP), para conhecer os resultados de dois anos de renovação e expansão. Esta unidade distingue-se como a única na América Latina que realiza a recauchutagem de pneus de avião e fabrica bandas para a recapagem de pneus de caminhões e ônibus, atendendo tanto ao mercado brasileiro quanto a mais de 80 países por meio de exportações.

A base dessa nova fase da Goodyear no Brasil está no conceito autodenominado de “Total Solution”, que oferece suporte em todas as etapas do ciclo de vida do pneu de veículos pesados: desde a fabricação e monitoramento em operação até a recapagem. A proposta busca atender às demandas de frotistas e caminhoneiros.

“Queremos entregar mais valor em cada quilômetro rodado. Com a recapagem, conseguimos manter a performance e reduzir os custos, aproveitando ao máximo o potencial das carcaças em boas condições”, explica Fábio Garcia, gerente Sênior do negócio de Recapagem da Goodyear no Brasil, com mais de 30 anos de experiência na empresa.

Inovação em Santa Bárbara d’Oeste

Um dos principais marcos da nova estratégia foi a ampliação da planta de recapagem em Santa Bárbara d’Oeste (SP). Desde 2023, a unidade passa por um processo de modernização com a duplicação da área de produção e troca das prensas. O investimento permitiu o lançamento de novos produtos e o aumento da capacidade de atendimento, que hoje comporta até 500 carcaças por mês por turno.

Leia também:

Entrevista: Fernando Valiate lidera virada na área de serviços da Scania

Noma do Brasil amplia portfólio de produtos com a linha Work Series

Comparativo Técnico: Foton Auman D 1722 vs. Mercedes-Benz Atego 1719

A fábrica também se destaca por ser a única na América Latina habilitada a produzir bandas de recapagem para pneus de avião — um setor onde um único pneu pode ser recapado até 11 vezes. No total, a planta produz mais de 150 tipos de produtos, em diferentes medidas e aplicações, compatíveis com carcaças de diversas marcas.

Novos produtos para diversas aplicações

O portfólio da Goodyear vem se renovando para atender às mais diversas operações de transporte. Em 2024, a marca lançou quatro novas bandas de rodagem:

  • KMAX D Light e GDL – focadas em pneus de tração para caminhões;
  • G314 – desenvolvida para eixos livres de carretas, com bordas arredondadas que facilitam o processo de recauchutagem;
  • Camelback – voltada ao segmento agrícola e fora de estrada (OTR).

Além disso, a Goodyear oferece bandas específicas para diferentes estágios de uso das carcaças:

  • Bandas Premium – indicadas para a primeira recapagem, com performance próxima à de um pneu novo e custo cerca de 60% menor;
  • Bandas leves – para carcaças com sinais de fadiga;
  • Bandas ultraleves – destinadas a carcaças em fim de vida útil.

Essa estratégia técnica permite maior aproveitamento das carcaças e aumenta a longevidade do pneu como um todo, explica Fábio Garcia. Assim, quando melhor o cuidado com o pneu na primeira vida, por mais vezes ele poderá usar a Banda Premium.

Recapagem Express: agilidade e conveniência na estrada

Como parte da sua expansão, a Goodyear lançou o conceito Recapagens Express Goodyear, unidades móveis compactas com 125 m² que levam a tecnologia da planta industrial diretamente para os principais corredores logísticos do país. Ela funciona como franquia, mas, a empresa não revelou o valor do investimento, o que é feito sob consulta e analisado caso a caso. Porém, deixou uma dica: o investimento só é viável para a partir de 400 pneus recauchutados por mês. Portanto, para um business plan, já tenha este dado.

Essas plantas podem ser instaladas em postos de combustíveis, truck centers ou até mesmo dentro de grandes frotistas. Cada unidade tem capacidade para até 500 pneus por mês por turno. Duas Recapagens Express já estão em fase de instalação em parceiros revendedores, porém, a Goodyear vai revelar quais são esses dois pontos mais próximo da inauguração.

Com capacidade para operar com apenas três pessoas, cada unidade consegue recapear um pneu em cerca de 4 a 5 horas, oferecendo o mesmo preço e garantia das recapagens convencionais.

“A ideia é estar onde o cliente está. Sabemos que o tempo é precioso para quem vive na estrada, e queremos garantir que a solução esteja à mão, com qualidade e padrão Goodyear”, afirma Garcia.

Assista o Canal FrotaCast:

Sustentabilidade e desempenho

Leonardo Lima, gerente de produtos para veículos pesados da Goodyear, a recapagem é uma solução reconhecida por seu apelo sustentável e econômico. Ao reutilizar carcaças em boas condições estruturais, o processo evita o descarte prematuro de pneus, reduzindo significativamente a geração de resíduos sólidos e a pegada ambiental do setor de transporte. No entanto, para garantir que a carcaça preserve as suas características originais, é preciso investir em treinamento do motorista, o principal responsável pela durabilidade do pneu, além do gestor de frotas e de manutenção.

- Publicidade -
Marcos Villela Hochreiter
Marcos Villela Hochreiterhttps://www.frotanews.com.br
Atuo como jornalista no setor da mobilidade desde 1989 em diversas redações. Também nas áreas de comunicação da Fiat e da TV Globo, e depois como editor da revista Transporte Mundial por 22 anos, e diretor de redação de núcleo da Motor Press Brasil. Desde 2018, represento o Brasil no grupo do International Truck of the Year (IToY), associação de jornalistas de transporte rodoviário de 34 países. Desde 2021, também atuo como colaborador na Fabet (Fundação Adolpho Bósio de Educação no Transporte, entidade educacional sem fins lucrativos). Em 2023, fundei a plataforma de notícias de transporte e logística Frota News, com objetivo de focar nos temas que desafiam as soluções para gestão de frotas.
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Últimas notícias
você pode gostar:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui