quinta-feira, novembro 21, 2024

CNI: Brasil precisa formar 3,4 milhões de novos profissionais para transporte e logística

Os setores que mais precisam qualificar profissionais até 2027 são os de logística e transportes. Aliás, a demanda é por 3,4 milhões de novos profissionais qualificados. Os dados são da Confederação Nacional da Indústria (CNI) e faz parte do Mapa do Trabalho Industrial, divulgado pela entidade no último dia 11 de outubro. Além disso, há, ainda, a necessidade de formar 14 milhões novos profissionais quando somado todos os segmentos de serviços, indústria e tecnologia, e a requalificação de 11,8 milhões de profissionais. 

Assine, gratuitamente, a Newsletter Frota News!

A saber, de acordo com a CNI, a requalificação desses 11,8 milhões de profissionais envolve o desenvolvimento de competências em dimensões como hard skills (habilidades técnicas bem como domínio de máquinas, equipamentos e softwares), soft skills (competências comportamentais como pensamento crítico, inteligência emocional, criatividade e inovação) e ações de saúde e segurança no trabalho (inspeção de instalações, normas e regulamentos). 

Segmento com maior demanda

Aliás, transporte e logística é a área com maior demanda por formação profissional, seja de requalificação ou de ingresso de novos profissionais, com 23,9% do total. 

A especialista em mercado de trabalho da CNI, Anaely Machado, disse que o setor de transporte e logística está mais tecnológico e complexo, o que exige maior capacitação dos trabalhadores do mercado. 

A demanda por formação por área: 

Logística e transporte (23,9%): 3,4 milhões; 

Construção (10,5%): 1,5 milhão; 

Operação industrial (9,4%): 1,3 milhão; 

Metalmecânica (8,4%): 1,2 milhão; 

Manutenção e reparação (7%): 987,1 mil; 

Alimentos e bebidas (6,5%): 914,6 mil; 

Tecnologia da informação (4,5%): 636,4 mil; 

Tecnologia e engenharia (4%): 561 mil; 

Serviços administrativos (3,6%): 509,2 mil; 

Têxtil e vestuário (3%): 422 mil; 

Agropecuária (2,9%): 413,1 mil; 

Serviços gerais (2,7%): 378,6 mil.

“Ter uma área de logística forte garante que a indústria e outros setores possam escoar a sua produção de forma mais eficiente e a custo menor”, disse Anaely Machado aos jornalistas presentes na coletiva de imprensa. 

Leia a edição 44 da Revista Frota News!

edição 44
Revista digital com artigos exclusivos

A demanda por novos profissionais entre 2025 e 2027: 

Logística e Transporte (474,6 mil): técnicos de controle da produção, motoristas de veículos de cargas, almoxarifes e armazenistas, entre outros; 

Construção (364 mil): profissionais na operação de máquinas de terraplanagem, ajudante de obras civis, trabalhadores de estruturas de alvenaria, fundações, entre outros; 

Manutenção e Reparação (179,4 mil): mecânicos de manutenção de veículos automotores, de máquinas industriais, eletricistas de manutenção eletroeletrônica e muitos mais; 

Operação industrial (181 mil): profissionais que atuam como alimentadores de linhas de produção, embalagem, etiquetagem, trabalhadores de cargas e descargas de mercadorias; 

Metalmecânica (175,4 mil): trabalhadores de soldagem e corte de ligas metálicas, trabalhadores de caldeiraria e serralheria. 

O Sudeste concentra mais da metade da demanda por formação industrial: 

Sudeste (51%): 7,1 milhões; 

Sul (21%): 3 milhões; 

Nordeste (15%): 2,1 milhões; 

Centro-Oeste (9%): 1,2 milhão; 

Norte (5%): 671 mil. 

Nos siga no LinkedIn!

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Marcos Villela Hochreiter
Marcos Villela Hochreiterhttps://www.frotanews.com.br
Atuo como jornalista no setor da mobilidade desde 1989 em diversas redações. Também nas áreas de comunicação da Fiat e da TV Globo, e depois como editor da revista Transporte Mundial por 22 anos, e diretor de redação de núcleo da Motor Press Brasil. Desde 2018, represento o Brasil no grupo do International Truck of the Year (IToY), associação de jornalistas de transporte rodoviário de 34 países. Desde 2021, também atuo como colaborador na Fabet (Fundação Adolpho Bósio de Educação no Transporte, entidade educacional sem fins lucrativos). Em 2023, fundei a plataforma de notícias de transporte e logística Frota News, com objetivo de focar nos temas que desafiam as soluções para gestão de frotas.
- Publicidade -

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Últimas notícias
você pode gostar:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui