Desde que iniciou suas operações no Brasil em 1925, a Chevrolet se destaca não apenas produtos produzidos em escala que coloca nas ruas, mas também por séries especiais comemorativas e limitadas.
“As séries especiais sempre foram um instrumento poderoso da Chevrolet para comunicar uma ideia, celebrar um momento ou valorizar um atributo específico de produto. Elas são parte da nossa identidade e representam a capacidade da marca de interpretar o espírito do tempo, conectando-se aos desejos e valores do consumidor”, afirma Suelen Arice, gerente de Marketing de Produto da GM América do Sul.
O conceito de séries especiais como conhecemos hoje foi introduzido pela Chevrolet no país há aproximadamente cinco décadas e reúne 99 edições de veículos dos mais variados segmentos. A S10 100 anos, alusiva ao centenário do fabricante no país, será curiosamente, a centésima.
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Ao longo dos anos 1970, a marca abriu caminho nesse universo com séries inspiradas em brasilidades, como o Chevette País Tropical, o primeiro carro nacional equipado com toca-fitas – vinha com o cassete da música que batizava o sobrenome do carro. A picape C-10 Chevy SL trazia comodidades de carro de passeio, como bancos individuais e painel com revestimento que imitava madeira jacarandá.
A partir da virada dos anos 1980, a personalização ganhou força, com edições como o Chevette Jeans, que trazia forração dos bancos imitando o tecido, com bolso e tudo. Teve também a série Chateau, com interior vinho, em modelos topo de linha.
A década de 1990 consolidou o uso das séries como linguagem própria da marca. Além de edições comemorativas como o Opala Diplomata Collectors, de despedida, e o Kadett Turim, alusivo à Copa do Mundo, a Chevrolet trouxe inovações tecnológicas, como o Monza 500 EF, primeiro sedã brasileiro com injeção eletrônica.
Estilos de vida
Durante os anos 2000, as séries passaram a refletir estilos de vida. O Corsa Piquet resgatava a paixão pelo automobilismo, enquanto a S10 Rodeio captava a atitude agro. Também houve espaço para transições simbólicas, como a Milenium, presente em Astra, Vectra e Corsa, além da linha Advantage, focada na relação custo-benefício.
Já nos anos 2010, o time de design da Chevrolet identificou uma tendência dos consumidores, que inspirados por produtos de categorias superiores demonstravam o desejo de ter esta mesma identidade em seus veículos. Então, os projetistas passaram a traduzir essas expressões urbanas em edições com o DNA da marca.
A linha Midnight, com tons escurecidos e acabamento refinado, é um exemplo disso — tornou-se sinônimo de sofisticação. Igualmente se destacou o Agile Wi-Fi, pioneiro em conectividade com internet embarcada, enquanto o Onix Seleção conseguiu conectar a paixão da nação por futebol ao hatch campeão de vendas.
Hoje, as séries seguem evoluindo e convivem com as versões temáticas, como a RS, de apelo esportivo, e a Activ, aventureira. A próxima edição especial da lista é a Nova S10 100 Anos, que irá inovar com um novo patamar de customização, mostrando que essas versões continuam sendo ferramentas estratégicas de posicionamento e inovação.
O modelo irá contar, entre outros itens, com suspensão e pneus personalizados, numa referência às versões de rally que trazem um conjunto preparado para trilhas off-road mais extremas.