sexta-feira, dezembro 5, 2025

Chef Marcus Samuelsson e Volvo Trucks servem jantar com zero emissões

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Imagine um jantar em que o transporte é tão importante quanto o tempero. Foi exatamente isso que aconteceu em Gotemburgo, na Suécia, onde a Volvo Trucks decidiu provar, com garfo, faca e caminhões elétricos, que logística e gastronomia podem (e devem!) andar de mãos dadas rumo a um futuro mais verde — e mais saboroso.

A estrela da noite? Não foi só o bacalhau glaceado com missô. Foi também o meio de transporte que trouxe o peixe até o fogão do renomado chef Marcus Samuelsson, figura culinária internacional, vencedor de Emmy e fornecedor oficial de delícias até mesmo para Barack Obama. Marcus, desta vez, trocou o red carpet pelo asfalto verde da logística sustentável.

Para este projeto, tive que pensar no transporte como ingrediente, certo? É um personagem principal!”, brincou o chef. “Espero que um dia todos os cardápios indiquem como a comida foi transportada. E quem sabe, isso vire até um novo prêmio Michelin: três pneus verdes!

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Do campo à cozinha… com zero emissões (quase)

A missão era clara: preparar um jantar gourmet com ingredientes que tivessem viajado apenas a bordo de caminhões movidos a eletricidade ou combustíveis renováveis — nada de diesel sujando a festa. Resultado? Um verdadeiro desfile sustentável de 2.700 quilômetros rodados por terra, dos quais 86% foram cobertos com caminhões elétricos que não emitem nem um pingo de CO₂ pelo escapamento. O restante? Veículos abastecidos com biometano e biodiesel.

O menu foi de fazer babar até ativista ambiental: bacalhau glaceado com missô, lagostim, repolho, salada de pepino e um Riesling alemão para brindar à saúde… do planeta.

E tudo isso não foi só uma aventura gastronômica. Como explicou Katarina Adamson, vice-presidente de Marca Global e Comunicação da Volvo Trucks, o projeto mostra que sustentabilidade não precisa ser um conceito abstrato, mas algo que chega, literalmente, ao nosso prato. “Ao conectar caminhões elétricos com uma experiência de restaurante, tornamos a sustentabilidade algo palpável para o setor de alimentos e bebidas — onde o transporte responde por 19% das emissões de carbono”, pontuou Katarina.

Uma mesa para muitos

A refeição, servida em um restaurante local de Gotemburgo, foi o resultado de um verdadeiro banquete colaborativo. Empresas de transporte, produtores de alimentos e fornecedores se uniram para mostrar que a receita de um futuro com emissões zero tem vários ingredientes — e cada um tem seu papel no prato.

E a Volvo não está apenas temperando o discurso. A empresa já entregou mais de 5.000 caminhões elétricos em 50 países, abocanhando uma fatia de 47% do mercado europeu de caminhões pesados elétricos em 2024. Nos Estados Unidos, o domínio também já está no ponto.

Para alcançar a tão sonhada emissão líquida zero até 2040, a Volvo está apostando em uma estratégia de “prato feito”: caminhões elétricos a bateria, modelos movidos a célula de combustível (hidrogênio verde, alguém?) e motores a combustão que rodam com biocombustíveis renováveis. Uma trinca sustentável digna de um menu degustação com estrela.

No final das contas…

O jantar de Marcus Samuelsson não alimentou apenas os convidados, mas também um debate urgente: como podemos repensar a cadeia de abastecimento na indústria de alimentos e bebidas? E se, no futuro, o delivery de um filé de salmão for acompanhado da informação: “entregue com zero emissões”?

Se depender da Volvo Trucks, essa ideia está saindo do papel — ou melhor, do escapamento — e indo direto para o prato. E cá entre nós, é uma delícia ver sustentabilidade e inovação dividindo a mesma mesa.

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Resumo da receita sustentável:

  • Ingredientes: bacalhau, lagostim, repolho, pepino e vinho
  • Distância percorrida: 2.700 km
  • Modo de transporte: 86% por caminhões elétricos, 14% com biocombustíveis
  • Objetivo: mostrar que transporte sustentável pode (e deve) fazer parte da receita
  • Mensagem do chef: transporte também é ingrediente — e dos importantes!

Análise Frota News: Logicamente que a receita não foi zero emissão, já que não houve rastreabilidade das emissões de toda a cadeia de produção do caminhão, das baterias, dos alimentos e da energia para abastecer os caminhões, as fábricas e as fazendas produtoras dos alimentos. E se houve, com certeza, não foi de zero emissão, pois, do contrário, teria sido divulgado. De qualquer forma, foi uma ação de marketing válida, pois, a receita demonstra que há possibilidade de reduzir as emissões de forma significativa.

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Marcos Villela Hochreiter
Marcos Villela Hochreiterhttps://www.frotanews.com.br
Atuo como jornalista no setor da mobilidade desde 1989 em diversas redações. Também nas áreas de comunicação da Fiat e da TV Globo, e depois como editor da revista Transporte Mundial por 22 anos, e diretor de redação de núcleo da Motor Press Brasil. Desde 2018, represento o Brasil no grupo do International Truck of the Year (IToY), associação de jornalistas de transporte rodoviário de 34 países. Desde 2021, também atuo como colaborador na Fabet (Fundação Adolpho Bósio de Educação no Transporte, entidade educacional sem fins lucrativos). Em 2023, fundei a plataforma de notícias de transporte e logística Frota News, com objetivo de focar nos temas que desafiam as soluções para gestão de frotas.
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