Em comemoração ao centenário da marca e com o objetivo de valorizar ainda mais os caminhoneiros — clientes fundamentais para seus produtos —, a Mobil Delvac lançou o projeto cultural “Caminhoneiros do Brasil”, iniciativa que resultou na publicação de um livro e na produção de um documentário que retratam a realidade desses profissionais. A estreia do projeto aconteceu no dia 18 de setembro, no Posto Graal 56, reconhecido pela acolhida aos trabalhadores do transporte rodoviário de carga, e contou com a cobertura da Frota News.
O evento contou com a participação de dezenas de caminhoneiros, que receberam exemplares do livro, além de outros brindes. Os jornalistas Pedro Trucão e Paula Toco, do Programa Pé na Estrada, garantiram a interatividade entre todos e realizaram a distribuição de diversos litros de óleo aos participantes. As atividades promoveram intensa troca de experiências e conhecimento entre os profissionais, fortalecendo o reconhecimento e a valorização da categoria.
Leia também:
- Executivas da DHL Express são painelistas no Seminário Educação para Logística
- Por que a Volvo testa um caminhão Mack em solo brasileiro? A resposta não é como dizem nas redes sociais
A iniciativa contou ainda com a participação dos Caminhoneiros Surdos do Brasil (CBS), entidade que representa um grupo de profissionais do volante frequentemente negligenciado nas ações do setor. O envolvimento da CBS evidencia a preocupação do projeto em dar visibilidade à diversidade que compõe a categoria, destacando histórias e desafios pouco conhecidos pelo público em geral. Este tema será abordado de forma mais aprofundada em futuros artigos da Frota News, que pretende trazer relatos e informações relevantes sobre a atuação dos caminhoneiros surdos no país.

Durante a celebração do projeto, a coordenadora de marketing B2B da Mobil Delvac, Renata Vitiello, em entrevista ao Frota News, compartilhou detalhes sobre a iniciativa. Segundo ela, a marca celebra 100 anos no Brasil e no mundo, e o projeto “Caminhoneiros do Brasil” é uma das iniciativas que buscam valorizar a profissão e foi construída em parceria com a produtora Barro de Chão. A partir desta estreia, vai para uma rodada itinerante pelo país para exposições e exibições. A iniciativa foi viabilizada por meio da Lei de Incentivo à Cultura, vai além de uma simples homenagem: trata-se de um importante registro social sobre o cotidiano dos caminhoneiros brasileiros.
As histórias por trás da carga
O cerne do projeto reside nas centenas de entrevistas realizadas com caminhoneiros de diferentes regiões do Brasil. Esses depoimentos ultrapassam a simples descrição da rotina de trabalho e revelam aspectos culturais, emocionais e humanos presentes na vida nas estradas. As narrativas trazem relatos de sacrifícios, sonhos e mostram a conexão profunda desses profissionais com o país que ajudam a movimentar. A iniciativa registra e preserva as vozes e os rostos daqueles que, quilômetro após quilômetro, asseguram o abastecimento nacional.
O conteúdo coletado foi transformado em três formatos distintos e acessíveis:
- Livro: Uma obra que reúne os relatos e as fotografias, servindo como um documento que preserva as memórias e a cultura da categoria.
- Documentário: Um filme que dá vida às histórias, permitindo que o público ouça as vozes e sinta a emoção dos caminhoneiros.
- Exposição fotográfica itinerante: Uma mostra que leva as imagens e as histórias a diferentes cidades, com o objetivo de aproximar a sociedade da realidade desses profissionais. A primeira exposição acontece em um posto de rodovia de São Paulo e, em seguida, seguirá um circuito por outras localidades.
Um reconhecimento necessário
A falta de mão de obra, as longas jornadas e os riscos nas estradas são desafios diários para a categoria. O projeto “Caminhoneiros do Brasil” é um passo importante para chamar a atenção para essas questões, ao mesmo tempo que destaca a dignidade e a importância da profissão. Mais do que parceiros na estrada, como destaca Marília Goldschmidt, gerente executiva de marketing da Mobil, os caminhoneiros são parte da história da empresa, que há mais de um século atua no segmento de transportes.


