Caminhões pesados movidos a hidrogênio são futuro da maioria dos fabricantes de veículos, menos para a Hyundai Motor Company, pois, para ela, já é presente. O XCIENT Fuel Cell é o modelo a hidrogênio da Hyundai. As unidades que rodam na Suíça atingiram, recentemente, a marca de 10 milhões de quilômetros de condução acumulada no uso em frotas. Este feito, alcançado em apenas três anos e oito meses desde que o XCIENT Fuel Cell começou suas operações em outubro de 2020. Demonstra a confiabilidade e a eficiência de longo prazo da tecnologia de célula de combustível de hidrogênio em um contexto global.
Atualmente, 48 caminhões XCIENT Fuel Cell estão em operação na Suíça. Equipados com dois sistemas de célula de combustível de 90 kW. Resultando em uma potência total de 180 kW, e um motor elétrico de 350 kW, esses caminhões oferecem uma autonomia máxima de mais de 400 quilômetros. Esta tecnologia não apenas garante uma eficiência operacional robusta, mas também promove uma significativa redução das emissões de carbono.
Leia também:
Green Fuel: a tecnologia brasileira com hidrogênio para veículos comerciais
Comparativamente, uma frota de caminhões a diesel teria emitido aproximadamente 6.300 toneladas de dióxido de carbono ao percorrer a mesma distância de 10 milhões de quilômetros. Em contrapartida, os caminhões XCIENT Fuel Cell eliminam estas emissões. Esta redução de carbono é equivalente à quantidade absorvida anualmente por cerca de 700.000 pinheiros, ou à criação de um pinhal com extensão de 508 hectares (5 milhões de metros quadrados).
Todos os caminhões XCIENT Fuel Cell operando na Suíça utilizam apenas “hidrogênio verde”, sendo produzido sem emissões de carbono. Apoiando a criação de uma cadeia de valor de hidrogênio ambientalmente sustentável na Europa. Este marco também é crucial para o avanço contínuo da tecnologia de células de combustível de hidrogênio. A Hyundai está analisando os dados de quilometragem, consumo de hidrogênio e desempenho das células de combustível para aprimorar ainda mais suas tecnologias e aplicá-las a uma variedade de veículos.
Parceria com a Iveco
A Iveco também vai utilizar a tecnologia de célula de combustível da Hyundai. As empresas assinaram um Memorando de Entendimento em março de 2022 para colaboração tecnológica. Além da célula de combustível, este acordo explora possíveis colaborações em tecnologia de veículos compartilhados, compras conjuntas e fornecimento mútuo, com foco em trens de força elétricos, automação de veículos e tecnologia de conectividade.
Além de fornecer caminhões XCIENT Fuel Cell na Suíça, a Hyundai Motor está profundamente envolvida na construção de um ecossistema comercial de hidrogênio. Abrangendo toda a cadeia de valor, desde a produção até a infraestrutura de abastecimento e o consumo de hidrogênio.
Na CES 2024, a Hyundai anunciou a expansão da HTWO, sua divisão de hidrogênio. Criada em 2020, a HTWO integra todos os aspectos da cadeia de valor do hidrogênio para o Grupo Hyundai – desde a produção até o armazenamento, transporte e utilização. Este movimento é estratégico para acelerar a transição para uma sociedade baseada no hidrogênio.
Reconhecido por sua confiabilidade e contribuição para um meio ambiente mais sustentável, o caminhão XCIENT Fuel Cell está em operação atualmente em 10 países. A saber, Estados Unidos, Suíça, Alemanha, França, Holanda, Nova Zelândia, Coreia, Israel, Arábia Saudita e Emirados Árabes Unidos. Este feito notável sublinha o compromisso da Hyundai Motor com a inovação tecnológica e a sustentabilidade ambiental. Reforçando a posição da empresa como líder na transição para um futuro de mobilidade limpa.
Nos siga no LinkedIn!