Vídeos e fotos de um imponente caminhão da marca norte-americana Mack circulando em estradas brasileiras tomaram as redes sociais nas últimas semanas, alimentando especulações sobre um possível lançamento da icônica fabricante no país. A associação foi imediata: a Mack Trucks é propriedade do Grupo Volvo, que possui uma sólida e tradicional operação no Brasil. No entanto, informações apuradas pela Frota News e um posicionamento oficial da Volvo do Brasil esclarecem a situação e frustram as expectativas de quem já sonhava em ver os “brutos” da Mack disputando o mercado nacional.
Os vídeos, compartilhados em diversos grupos de caminhoneiros e entusiastas do setor, mostram um modelo da marca, facilmente identificável pelo seu característico logotipo com o bulldog, em testes de rodagem. A presença do veículo em solo nacional levou muitos a acreditarem que o Grupo Volvo estaria preparando terreno para introduzir a Mack no mercado brasileiro, aproveitando sua estrutura de produção e distribuição já consolidada.
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A placa, com letras e números verdes, e iniciada “A”, indicam que o caminhão está usando uma placa vinculada um fabricante do Paraná, onde é a sede do Grupo Volvo no Brasil. Essas placas são instaladas em qualquer modelo de uma montadora para testes em vias públicas, portanto, nunca vinculadas ao próprio caminhão.
A realidade por trás dos testes é outra. Conforme apurado pela Frota News, a presença do caminhão Mack no Brasil não tem relação com planos de comercialização no mercado local. A explicação está na capacidade e expertise da engenharia da Volvo no Brasil, que presta serviços de desenvolvimento e validação para marcas do grupo em nível global.
Esclarecimento da Volvo
A Volvo do Brasil confirmou essa prática e desfez os rumores. A empresa destacou que as condições únicas e severas das estradas e do clima brasileiro servem como um campo de provas ideal para testar a durabilidade e o desempenho de componentes e veículos completos.
“Não temos como precisar dados do veículo fotografado. Mas a Volvo do Brasil presta serviços de engenharia global, por conta das características singulares de clima, pavimento e topografia do País. Assim, modelos não disponíveis aqui podem eventualmente ser vistos em circulação nas estradas brasileiras, sem relação direta com o mercado local”, afirma a Volvo do Brasil.
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Desta forma, o caminhão Mack visto em testes está, na verdade, sendo submetido a avaliações de engenharia para projetos globais do Grupo Volvo. Os dados coletados a partir dessas operações no Brasil são cruciais para o desenvolvimento e aprimoramento de veículos que podem ser lançados em outros mercados ao redor do mundo, mas não necessariamente no Brasil.
Portanto, para a decepção de muitos admiradores, os vídeos que circulam são, de fato, apenas especulativos. A presença do “bulldog” americano nas estradas brasileiras representa a competência da engenharia nacional dentro de uma gigante global, e não a iminente chegada de uma nova concorrente ao mercado de caminhões pesados do país.


