sexta-feira, dezembro 5, 2025

Por que a Volvo testa um caminhão Mack em solo brasileiro? A resposta não é como dizem nas redes sociais

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Vídeos e fotos de um imponente caminhão da marca norte-americana Mack circulando em estradas brasileiras tomaram as redes sociais nas últimas semanas, alimentando especulações sobre um possível lançamento da icônica fabricante no país. A associação foi imediata: a Mack Trucks é propriedade do Grupo Volvo, que possui uma sólida e tradicional operação no Brasil. No entanto, informações apuradas pela Frota News e um posicionamento oficial da Volvo do Brasil esclarecem a situação e frustram as expectativas de quem já sonhava em ver os “brutos” da Mack disputando o mercado nacional.

Os vídeos, compartilhados em diversos grupos de caminhoneiros e entusiastas do setor, mostram um modelo da marca, facilmente identificável pelo seu característico logotipo com o bulldog, em testes de rodagem. A presença do veículo em solo nacional levou muitos a acreditarem que o Grupo Volvo estaria preparando terreno para introduzir a Mack no mercado brasileiro, aproveitando sua estrutura de produção e distribuição já consolidada.

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A placa, com letras e números verdes, e iniciada “A”, indicam que o caminhão está usando uma placa vinculada um fabricante do Paraná, onde é a sede do Grupo Volvo no Brasil. Essas placas são instaladas em qualquer modelo de uma montadora para testes em vias públicas, portanto, nunca vinculadas ao próprio caminhão.

A realidade por trás dos testes é outra. Conforme apurado pela Frota News, a presença do caminhão Mack no Brasil não tem relação com planos de comercialização no mercado local. A explicação está na capacidade e expertise da engenharia da Volvo no Brasil, que presta serviços de desenvolvimento e validação para marcas do grupo em nível global.

Esclarecimento da Volvo

A Volvo do Brasil confirmou essa prática e desfez os rumores. A empresa destacou que as condições únicas e severas das estradas e do clima brasileiro servem como um campo de provas ideal para testar a durabilidade e o desempenho de componentes e veículos completos.

Não temos como precisar dados do veículo fotografado. Mas a Volvo do Brasil presta serviços de engenharia global, por conta das características singulares de clima, pavimento e topografia do País. Assim, modelos não disponíveis aqui podem eventualmente ser vistos em circulação nas estradas brasileiras, sem relação direta com o mercado local”, afirma a Volvo do Brasil.

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Desta forma, o caminhão Mack visto em testes está, na verdade, sendo submetido a avaliações de engenharia para projetos globais do Grupo Volvo. Os dados coletados a partir dessas operações no Brasil são cruciais para o desenvolvimento e aprimoramento de veículos que podem ser lançados em outros mercados ao redor do mundo, mas não necessariamente no Brasil.

Portanto, para a decepção de muitos admiradores, os vídeos que circulam são, de fato, apenas especulativos. A presença do “bulldog” americano nas estradas brasileiras representa a competência da engenharia nacional dentro de uma gigante global, e não a iminente chegada de uma nova concorrente ao mercado de caminhões pesados do país.

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Marcos Villela Hochreiter
Marcos Villela Hochreiterhttps://www.frotanews.com.br
Atuo como jornalista no setor da mobilidade desde 1989 em diversas redações. Também nas áreas de comunicação da Fiat e da TV Globo, e depois como editor da revista Transporte Mundial por 22 anos, e diretor de redação de núcleo da Motor Press Brasil. Desde 2018, represento o Brasil no grupo do International Truck of the Year (IToY), associação de jornalistas de transporte rodoviário de 34 países. Desde 2021, também atuo como colaborador na Fabet (Fundação Adolpho Bósio de Educação no Transporte, entidade educacional sem fins lucrativos). Em 2023, fundei a plataforma de notícias de transporte e logística Frota News, com objetivo de focar nos temas que desafiam as soluções para gestão de frotas.
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