domingo, dezembro 7, 2025

Caminhão autônomo da Lume transporta bobinas em operação inédita na ArcelorMittal

- Publicidade -

A Lume Robotics realizou uma demonstração bem-sucedida de seu caminhão autônomo para transporte interno de bobinas de aço na unidade da ArcelorMittal Tubarão, localizada na Serra (ES). O projeto é fruto de uma parceria estratégica entre a Lume Robotics, a Vix Logística, do Grupo Águia Branca, e a Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP).

A operação, realizada com uma carreta tri-articulada – semelhante aos tradicionais comboios logísticos utilizados na usina –, percorreu autonomamente o trajeto entre os pátios BQ0 e BQ5, transportando bobinas a quente em um ambiente fabril de alta complexidade. A precisão nas manobras e a estabilidade em curvas críticas demonstraram a robustez e a maturidade da tecnologia desenvolvida inteiramente no Espírito Santo.

O sucesso da demonstração confirma que veículos autônomos não são mais apenas uma promessa, mas uma realidade cada vez mais integrada às operações industriais”, afirma Rânik Guidolini, CEO da Lume Robotics. “Este projeto posiciona o Brasil entre os líderes mundiais na aplicação de mobilidade autônoma em ambientes fabris.

Leia também:

China opera maior frota do mundo com caminhões autônomos elétricos de mineração

Por que anunicar na plataforma Frota News?

Noma do Brasil aumenta a segurança no transporte de bobinas de aço com novo implemento rodoviário

A solução embarcada da Lume Robotics foi projetada para operar em rotas mapeadas, com recursos de navegação autônoma, como detecção e reação a obstáculos, paradas automáticas em zonas de segurança e comportamento adaptativo conforme a dinâmica da planta. Um representante da FINEP acompanhou a demonstração, reforçando o caráter estratégico da iniciativa para o avanço tecnológico nacional.

Mercado Livre, mobilidade elétrica e transporte público na edição 50 da Frota News

O projeto faz parte da agenda de inovação da ArcelorMittal, que visa incorporar tecnologias emergentes com potencial de transformar suas operações. “As perspectivas de uso da tecnologia seguem em avaliação. Esta etapa é fundamental para entendermos o impacto real das soluções autônomas nos nossos processos produtivos”, destaca Fabíola Mendes Murta, gerente de Transformação Digital da unidade de Aços Planos da companhia.

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Últimas notícias
você pode gostar:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui