Em 09 de agosto, a Biopower, empresa da JBS, celebrou um ano de operação do primeiro caminhão do país abastecido com 100% de biodiesel (B100) sem qualquer tipo de adaptação. Desde que iniciou suas atividades, este conjunto — composto por um cavalo mecânico e dois semirreboques contêineres com capacidade para transportar até 74 toneladas — percorreu 200 mil quilômetros sem apresentar qualquer problema, provando a viabilidade e a eficácia do biodiesel como uma alternativa sustentável para o transporte de carga.
Esse avanço é celebrado especialmente no Dia do Biodiesel, comemorado em 10 de agosto, e destaca a importância do biocombustível na construção de um futuro mais verde e sustentável. “Estamos muito orgulhosos com mais esse progresso, pois contribui para avançarmos cada vez mais com o biodiesel como uma alternativa imediata para a descarbonização da matriz energética no transporte brasileiro”, afirmou Alexandre Pereira da Silva, diretor comercial da Biopower.
A Amaggi, que também produz biodiesel, adquiriu 101 caminhões movidos a B100 da Scania Brasil. Desse total, 100 foram do modelo 500 R 6×4 Super e um do modelo 500 R 6×2 Super, aliás, este último destinado ao transporte do biocombustível para os pontos de abastecimento. A Volvo do Brasil, recentemente, também lançou o Volvo FH movido a B100.
Saiba mais:
Amaggi recebe os primeiros caminhões Scania movido a biodiesel puro
O biodiesel utilizado nesse marco histórico foi produzido pela Biopower e representa um exemplo claro da economia circular em ação. O combustível é derivado de resíduos orgânicos e óleo de fritura usado, transformando o que seria descartado em uma fonte de energia limpa e eficiente. Além de reduzir o desperdício, esse processo contribui para a diminuição das emissões de gases de efeito estufa, alinhando-se perfeitamente com os princípios de responsabilidade ambiental e sustentabilidade.
Dando continuidade para uso do B100, a Biopower inaugurou, em abril deste ano, o primeiro ponto de abastecimento de biodiesel 100% (B100) do Brasil, autorizado pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). Localizado em Lins, no interior de São Paulo, esse BioPonto conta com duas bombas exclusivas para o B100 e uma capacidade de armazenamento de 30 mil litros, oferecendo ao mercado uma alternativa eficiente e ambientalmente responsável.
Nos siga no LinkedIn!