A Bridgestone, maior fabricante de pneus do mundo, lançou a plataforma de aprendizagem virtual “Pense Antes de Dirigir Kids” (www.penseantesdedirigirkids.com), visando compartilhar dicas de segurança viária de forma lúdica e interativa para crianças entre 6 e 12 anos. No entanto, o alvo de idades pode ser até amplo. A iniciativa, já implementada no México, Colômbia, Costa Rica e Argentina, começou a ser disponibilizada também no Brasil.
Conforme a Organização Mundial da Saúde (OMS) e a Organização Pan-americana da Saúde (OPAS), lesões decorrentes de acidentes de trânsito são a principal causa de morte entre pessoas com idades entre 5 e 29 anos na região da América Latina. Com o programa “Pense Antes de Dirigir Kids,” a Bridgestone busca contribuir para a redução desses índices.
Leia também:
Fabet-SP abre inscrições para 1ª edição do curso Gestão em Segurança de Transporte de 2024
“A segurança no trânsito é um tema essencial para a Bridgestone entregar sua missão de servir à sociedade com qualidade superior. Com o programa Pense Antes de Dirigir Kids, queremos que as crianças levem as mensagens e boas práticas de um trânsito seguro para dentro de suas casas. Dessa forma, compartilhando-as com seus familiares e se tornando pedestres conscientes, além de motoristas responsáveis no futuro”, afirmou Ana Quaresma, coordenadora de Comunicação e Responsabilidade Social da Bridgestone.
A plataforma on-line é composta por quatro módulos divertidos e lúdicos, nos quais as crianças aprenderão sobre temas como a importância dos pneus, sinais de trânsito, proteção e segurança ao passear, deveres e direitos dos pedestres, entre outros. O programa já está disponível gratuitamente no Brasil, México, Colômbia, Costa Rica e Argentina, proporcionando uma oportunidade para as famílias aprenderem juntas sobre a importância da segurança viária.
Noma do Brasil recebe Certificado de Energia Renovável 2023 Eco Ludfor
Bridgestone tem perspectivas positivas para 2024
Além da iniciativa educativa, a Bridgestone prevê estabilidade no mercado brasileiro em 2024, após encerrar 2023 com um crescimento na casa dos 5%. O presidente da Bridgestone para a América do Sul, Vicente Marino, destacou que a empresa projeta um possível aumento nas vendas, impulsionado pelo segmento de automóveis e veículos comerciais.
Marino afirmou que o mercado de caminhões foi mais afetado do que o esperado pela chegada do Euro 6 e por fatores como taxa de juros e dificuldade de acesso ao crédito. A expectativa é que o volume de 2022 retorne apenas em 2025 para esse segmento.
Diante das instabilidades do mercado interno, a Bridgestone ampliará suas exportações, que atualmente representam cerca de 20% do total produzido. A empresa mantém atenção às importações, que representam 50% das vendas mensais de pneus no Brasil, principalmente da Ásia. Marino alertou sobre a necessidade de regras equivalentes para importadores e produtores locais. Ademais, destacou a importância de competir localmente para garantir futuros investimentos na indústria de pneus no Brasil.
Mesmo enfrentando desafios, a Bridgestone reitera seu compromisso com o Brasil. Certamente, manterá sua liderança no setor de pneus, considerando as mudanças necessárias no cenário de importação de pneus no país. A empresa mantém quatro fábricas no Brasil. Por certo, com futuros investimentos em negociação com a matriz, sujeitos a alterações no cenário de importação de pneus no país. A fábrica de Camaçari, BA, opera em três turnos, enquanto a de Santo André, SP, adotou layoff para equilibrar a produção.
Sobre a Bridgestone do Brasil
A Bridgestone do Brasil (BSBR), integrante da região Latin America South e subsidiária da Bridgestone Americas Tire Operations Latin America, continua a desempenhar um papel vital na promoção da mobilidade segura e sustentável no país. Com mais de 90 anos de expertise em pneus e borracha, a empresa é reconhecida como líder global no setor. Dessa forma, consolidando sua presença no Brasil pelo fornecimento de soluções que vão além dos pneus e da borracha.
Guiada pelo “E8 Commitment” e seus valores fundamentais, a Bridgestone prometeu empenhar no aprimoramento da mobilidade. Sobretudo, da vida, trabalho e lazer das pessoas, com o olhar voltado para a construção de um mundo mais sustentável para as futuras gerações. Este compromisso reflete-se não apenas em seus produtos de alta performance, mas também em práticas empresariais responsáveis.
A Bridgestone do Brasil conta com mais de 5.000 colaboradores e opera duas fábricas de pneus: em Santo André (SP) e Camaçari (BA). Além disso, possui duas fábricas de bandas de rodagem: em Campinas (SP) e Mafra (SC).
A BSBR orgulha-se de oferecer um portfólio diversificado que atende a diversas necessidades de mobilidade. Desde pneus para automóveis, caminhonetes, caminhões, ônibus e implementos rodoviários. Além disso, equipamentos para maquinário agrícola e veículos fora-de-estrada, além de solas de sapato, pisos e tapetes de borracha.