A Braspress entregou, na tarde da última segunda-feira (27), quatro novas vans elétricas Mercedes-Benz eSprinter 320 para a filial de Cantareira (SP) — unidade que deve se tornar a primeira operação 100% livre de emissões de carbono da companhia.
O evento contou com a presença de Urubatan Helou, diretor-presidente da Braspress, que destacou o compromisso da empresa com os pilares do ESG (ambiental, social e governança) e a meta de eletrificar toda a frota da filial até junho de 2026.
“São Paulo tem 80 medidores de poluição pela CETESB e as duas regiões mais poluídas da cidade são a Zona Oeste e Cantareira. Em virtude disso, decidimos fazer da filial de Cantareira uma unidade de carbono zero, tornando-a modelo para a América do Sul. Se aqui é um dos piores lugares para se respirar, é daqui que temos que cuidar”, afirmou Helou.
Leia também:
- Revista Frota News Edição 52 – Especial transporte de Passageiros
- Toyota Hiace: a nova van como investimento estratégico para empreendedores
Frota elétrica em expansão
As novas eSprinter 320 têm capacidade de carga de 1.240 kg e autonomia de 329 km (bateria de 81 kWh). Elas se somam à frota elétrica já existente na unidade, composta por três vans e três caminhões da JAC Motors e um modelo Mercedes-Benz 710 elétrico (retrofit) — totalizando agora 11 veículos elétricos em operação.
Atualmente, 39 veículos ainda movidos a diesel atendem à unidade, entre próprios e agregados. A meta da empresa é substituí-los gradualmente por modelos elétricos.
- Teste: eSprinter mostra força e silêncio e inteligência a bordo em ruas e estradas
- Logística urbana sustentável: 5 novos veículos elétricos da Farizon
“Além da contribuição para o meio ambiente, esses veículos têm baixa manutenção e oferecem maior conforto aos motoristas, sem poluição sonora nem emissão de CO₂”, completou o empresário.
Cantareira: polo estratégico e sustentável
A filial Cantareira, classificada como CAOB (Centro de Apoio Operacional Braspress), atende a região central da cidade de São Paulo, operando com foco em curtos percursos urbanos — modelo que reduz o impacto ambiental e o desgaste físico dos colaboradores.
Diariamente, o centro realiza cerca de 760 coletas, 450 entregas e mais de 300 recebimentos.


