quinta-feira, novembro 21, 2024

Brasileiro cria bafômetro veicular para prevenir condução alcoolizada

A Volvo do Brasil foi a primeira fabricante a lançar o bafômetro que impede a partida de caminhões e ônibus, chamado por de Alcolock. Agora, um brasileiro desenvolve um bafômetro mais sofisticado e que pode ser instalado em qualquer caminhão, e diversos outros tipos de veículos. Ele já está sendo testado no Brasil para combater um dos maiores flagelos no trânsito: a condução sob influência do álcool. O projeto é apoiado pela Embrapii (Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial) e está em fase inicial de testes em carretas nos estados do Rio de Janeiro, São Paulo e Espírito Santo.

Um dos maiores defensores do projeto é Ricardo Prates, um professor de 60 anos, tetraplégico e agente de Educação/Conscientização da Operação Lei Seca do Estado do Rio de Janeiro. Prates, que sofreu um grave acidente há 30 anos devido à condução sob influência do álcool, hoje usa sua experiência para conscientizar sobre os perigos dessa prática.

O etilômetro veicular, criado pela startup SIGHIR Enterprise do Rio de Janeiro, com desenvolvimento tecnológico realizado pela Unidade Embrapii Instituto Federal Fluminense — IF Fluminense, tem como objetivo principal evitar que motoristas embriagados coloquem suas vidas e as de outros em risco.

bafômetro
Um dos etilômetro veicular em teste

Funcionamento do etilômetro veicular

Ao entrar no veículo, o motorista sopra em um bafômetro instalado no painel. Se houver detecção de álcool, o sistema bloqueia automaticamente o motor, impedindo a partida. A tecnologia inclui telemetria e câmeras para registrar a identidade do condutor no momento do teste.

Além disso, para evitar fraudes, o etilômetro realiza testes surpresa durante o trajeto. Uma mensagem de voz solicita que o condutor estacione. Por certo, de forma que possa realizar nova checagem. Todo o processo é acompanhado em tempo real, permitindo averiguação do comportamento do motorista por câmeras e pelos índices de velocidade, aceleração e frenagem, entre outros.

Testes do bafômetro

O projeto do etilômetro veicular já recebeu mais de R$ 1 milhão em investimentos e está atualmente em fase de testes.

Quatro protótipos estão em operação, sendo uma delas instalada em carro de passeio e três em carretas da transportadora Expresso Predileto e Lógika Transportes. Ambas são especializadas em cargas pesadas e perigosas para o setor de petróleo e gás.

Os primeiros resultados foram tão bem-sucedidos. Dessa forma, um lote inicial de 80 unidades já está sendo produzido e deve ficar pronto até fevereiro de 2024. A empresa distribuirá algumas amostras do etilômetro a empresas interessadas para testes internos e aplicará cerca de 50 unidades em uma nova etapa de testes, principalmente instalando-as nos veículos da Expresso Predileto e Lógika. A expectativa é que o etilômetro seja lançado no mercado em breve.

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Desafios superados

O projeto enfrentou desafios para tornar a tecnologia viável comercialmente. Dessa forma, comparado a um bafômetro alemão existente no mercado, o modelo brasileiro oferece soluções práticas e avançadas a um custo significativamente menor. A equipe da Unidade Embrapii IF Fluminense trabalhou para superar desafios como a substituição de sensores e a utilização de canudos descartáveis genéricos.

“O setor de transporte e logística lida com vários tipos de seguros, como o de vida, o da carreta, o do casco do veículo, o da carga e o contra terceiros. Portanto, um dos maiores riscos que podem comprometer todos esses seguros é um acidente envolvendo álcool. Por isso, as empresas do setor de logística precisavam de recursos tecnológicos para monitorar o consumo de bebidas alcoólicas pelos motoristas. No entanto, não havia no mercado um etilômetro que pudesse se integrar com câmeras e com a telemetria, para atender a essa demanda. Foi então que lançamos o desafio à Unidade Embrapii IF-Flu e eles aceitaram”, conta Ricardo de Barros Tostes, CEO da SIGHIR Enterprise.

O empresário, que também é CEO da Expresso Predileto e da Lógika Transportes, foi o responsável por apresentar a ideia à Unidade Embrapii. Dessa forma, e diante da viabilidade do projeto, criou a startup SIGHIR Enterprise, com o propósito específico de levar adiante a pesquisa. Para o futuro, ademais, os planos são ampliar a tecnologia para uso em vários outros tipos de meios de transporte e equipamentos que dependam de condução humana, como guindastes, empilhadeiras, barcos e aeronaves.

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Marcos Villela Hochreiter
Marcos Villela Hochreiterhttps://www.frotanews.com.br
Atuo como jornalista no setor da mobilidade desde 1989 em diversas redações. Também nas áreas de comunicação da Fiat e da TV Globo, e depois como editor da revista Transporte Mundial por 22 anos, e diretor de redação de núcleo da Motor Press Brasil. Desde 2018, represento o Brasil no grupo do International Truck of the Year (IToY), associação de jornalistas de transporte rodoviário de 34 países. Desde 2021, também atuo como colaborador na Fabet (Fundação Adolpho Bósio de Educação no Transporte, entidade educacional sem fins lucrativos). Em 2023, fundei a plataforma de notícias de transporte e logística Frota News, com objetivo de focar nos temas que desafiam as soluções para gestão de frotas.
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